A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catelli, Mariane Ravagio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15171
Resumo: Resumo: Atualmente, é impossível pensar em uma sociedade que não valorize a fuga do cotidiano e o tempo livre, essenciais para o ser-humano em sua totalidade Entretanto, muitas pessoas ainda veem suas oportunidades de lazer negadas devido à falta de acessibilidade Esta pesquisa procurou contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência visual no Museu Histórico Municipal – “Luiz Saffi” localizado na Estância Turística de Barra Bonita – SP, por meio da utilização de representações gráficas táteis sobre o museu, feitas por meio dos princípios da Cartografia Tátil, junto com a permissão do toque de alguns objetos e sua identificação em um catálogo em braile A metodologia utilizada para a pesquisa possui cunho qualitativo e foi realizada por meio de três visitas técnicas, da observação participante e entrevistas semiestruturadas Na última visita estavam presentes duas pessoas com deficiência visual, três alunos sem deficiência de uma escola particular da cidade, seu professor de História e a responsável pelo museu, possibilitando a convivência entre as pessoas com e sem deficiência Baseado na obra do geógrafo Tuan, o objetivo da pesquisa foi analisar se a acessibilidade é capaz de causar afeto por determinado lugar e estimular as pessoas com deficiência a conhecer novos lugares Além da sugestão de um material tátil mais resistente para o museu, foi apontado o posicionamento do poder público municipal sobre a questão e foram propostas algumas alternativas que a cidade poderia adotar para incluir as pessoas com deficiência e, dessa forma, beneficiar a todos
id UEL_0e39936021a15c01c938a4247fcd584e
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15171
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visualCartografiaGeografiaEducação inclusivaInclusão em educaçãoMuseus e deficientes visuaisCartographyGeographyInclusive education - EnvironmentMainstreaming in educationMuseums and the visually handicappedGeographical perceptionResumo: Atualmente, é impossível pensar em uma sociedade que não valorize a fuga do cotidiano e o tempo livre, essenciais para o ser-humano em sua totalidade Entretanto, muitas pessoas ainda veem suas oportunidades de lazer negadas devido à falta de acessibilidade Esta pesquisa procurou contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência visual no Museu Histórico Municipal – “Luiz Saffi” localizado na Estância Turística de Barra Bonita – SP, por meio da utilização de representações gráficas táteis sobre o museu, feitas por meio dos princípios da Cartografia Tátil, junto com a permissão do toque de alguns objetos e sua identificação em um catálogo em braile A metodologia utilizada para a pesquisa possui cunho qualitativo e foi realizada por meio de três visitas técnicas, da observação participante e entrevistas semiestruturadas Na última visita estavam presentes duas pessoas com deficiência visual, três alunos sem deficiência de uma escola particular da cidade, seu professor de História e a responsável pelo museu, possibilitando a convivência entre as pessoas com e sem deficiência Baseado na obra do geógrafo Tuan, o objetivo da pesquisa foi analisar se a acessibilidade é capaz de causar afeto por determinado lugar e estimular as pessoas com deficiência a conhecer novos lugares Além da sugestão de um material tátil mais resistente para o museu, foi apontado o posicionamento do poder público municipal sobre a questão e foram propostas algumas alternativas que a cidade poderia adotar para incluir as pessoas com deficiência e, dessa forma, beneficiar a todosDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: Currently, it is impossible to think a society that does not value the escape from everyday life and free time, essential for the human race in its entirety However, many people still denied about recreational opportunities because the lack of accessibility This research sought to contribute to the inclusion of people with visual impairment in the Municipal History Museum - "Luiz Saffi" located in the tourist city of Barra Bonita - SP through the use of tactile graphic representations of the museum, made through the principles of Tactile Cartography, along with permission to touch some objects and their identification in a book in braile The methodology used for the research has qualitative character and was carried out by three technical visits, participant observation and semi-structured interviews On the last visit were present two people with visual impairment, three students without disabilities of a private school in the city, their history professor and responsible for the museum, enabling the coexistence between people with and without disabilities Based on the work of geographer Tuan, the objective of the research was to analyze if accessibility can cause affection for a particular place and encourage people with disabilities to meet new places In addition to the suggestion of a stronger tactile material for the museum, it was appointed the position of the municipal government on the issue and proposed some alternatives that the city could take to include people with disabilities - and thus benefit everyoneTorres, Eloiza Cristiane [Orientador]Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes dePereira, Adriana Castreghini de FreitasCatelli, Mariane Ravagio2024-05-01T14:45:39Z2024-05-01T14:45:39Z2016.0007.03.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15171porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
title A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
spellingShingle A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
Catelli, Mariane Ravagio
Cartografia
Geografia
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Museus e deficientes visuais
Cartography
Geography
Inclusive education - Environment
Mainstreaming in education
Museums and the visually handicapped
Geographical perception
title_short A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
title_full A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
title_fullStr A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
title_sort A cartografia tátil em espaços de lazer : criando oportunidades para a educação e inclusão de pessoas com deficiência visual
author Catelli, Mariane Ravagio
author_facet Catelli, Mariane Ravagio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de
Pereira, Adriana Castreghini de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Catelli, Mariane Ravagio
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Geografia
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Museus e deficientes visuais
Cartography
Geography
Inclusive education - Environment
Mainstreaming in education
Museums and the visually handicapped
Geographical perception
topic Cartografia
Geografia
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Museus e deficientes visuais
Cartography
Geography
Inclusive education - Environment
Mainstreaming in education
Museums and the visually handicapped
Geographical perception
description Resumo: Atualmente, é impossível pensar em uma sociedade que não valorize a fuga do cotidiano e o tempo livre, essenciais para o ser-humano em sua totalidade Entretanto, muitas pessoas ainda veem suas oportunidades de lazer negadas devido à falta de acessibilidade Esta pesquisa procurou contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência visual no Museu Histórico Municipal – “Luiz Saffi” localizado na Estância Turística de Barra Bonita – SP, por meio da utilização de representações gráficas táteis sobre o museu, feitas por meio dos princípios da Cartografia Tátil, junto com a permissão do toque de alguns objetos e sua identificação em um catálogo em braile A metodologia utilizada para a pesquisa possui cunho qualitativo e foi realizada por meio de três visitas técnicas, da observação participante e entrevistas semiestruturadas Na última visita estavam presentes duas pessoas com deficiência visual, três alunos sem deficiência de uma escola particular da cidade, seu professor de História e a responsável pelo museu, possibilitando a convivência entre as pessoas com e sem deficiência Baseado na obra do geógrafo Tuan, o objetivo da pesquisa foi analisar se a acessibilidade é capaz de causar afeto por determinado lugar e estimular as pessoas com deficiência a conhecer novos lugares Além da sugestão de um material tátil mais resistente para o museu, foi apontado o posicionamento do poder público municipal sobre a questão e foram propostas algumas alternativas que a cidade poderia adotar para incluir as pessoas com deficiência e, dessa forma, beneficiar a todos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 07.03.2016
2016.00
2024-05-01T14:45:39Z
2024-05-01T14:45:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15171
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823309866467328