Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1616 |
Resumo: | Diversos fatores podem estar relacionados à etiologia dos acidentes motociclísticos, destacando-se as características sócio-culturais da população estudada. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa prospectiva, transversal e observacional com a finalidade de analisar estes traumatismos no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), no período de 2008 a 2009. O estudo incluiu 145 pacientes, investigando-se dados pessoais, etiologia do acidente e regiões faciais e corporais acometidas. Houve prevalência de acidentados do gênero masculino (87,6%), da cor parda (71,7%) e na faixa etária de 21 a 30 anos (46,2%). O maior número de acidentes ocorreu à noite e com o tempo seco (73,1%) devido a desequilíbrio (78,6%). Dentre as lesões de tecido mole, houve uma predominância da laceração (72,4%). Os traumas dento-alveolares foram observados em 16,6% dos pacientes e as fraturas, em 25,5% dos acidentados. Foi observado que um grande número de pacientes não utilizava capacete, estava alcoolizado e sem habilitação específica para pilotar motocicleta. Isso evidencia a necessidade de uma maior atenção à educação dos condutores, melhor fiscalização e aplicação das leis de trânsito aos motociclistas e maior exposição pública das consequências desses acidentes, visando à redução da quantidade e intensidade de lesões corporais decorrentes desse meio de transporte._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Several factors may be related to the etiology of motorcycle accidents, especially the socio-cultural characteristics of the population studied. Thus, a prospective, cross-sectional and observational study was conducted in order to analyze injuries from motorcycle accidents in the Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) in the years 2008 and 2009. The study comprised 145 patients, information being collected on personal data, cause of accident and facial and other body regions affected. There was a prevalence of males (87.6%), dark-skinned individuals (71.7%) and ages ranging from 21 to 30 years (46.2%). The majority of accidents occurred at night in dry weather (73.1%), due to loss of balance (78.6%). Among the injuries of soft tissue, there was a predominance of lacerations (72.4%). Dento-alveolar injuries were observed in 16.6% of the patients and fractures in 25.5% of the injured patients. It was observed that a large number of patients had not been wearing a helmet, were drunk and without a license for riding a motorcycle. These data highlight the need for greater attention to the education of riders, better monitoring and enforcement of traffic laws and greater public exposure of the consequences of accidents in order to reduce the quantity and severity of injuries resulting from this means of transport. |
id |
UFS-2_8b40f6c22a275aba7928c4fd46c0a097 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/1616 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brasileiro, Bernardo FerreiraVieira, Jefferson MouraSilveira, Carlos Emanoel Silva da2016-02-02T13:05:09Z2016-02-02T13:05:09Z2010-06BRASILEIRO, B. F.; VIEIRA, J. M.; SILVEIRA, C. E. S. Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Camaragibe, v. 10, n. 2, abr./jun. 2010. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-52102010000200016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 fev. 2016.1808-5210https://ri.ufs.br/handle/riufs/1616Licença Creative CommonsDiversos fatores podem estar relacionados à etiologia dos acidentes motociclísticos, destacando-se as características sócio-culturais da população estudada. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa prospectiva, transversal e observacional com a finalidade de analisar estes traumatismos no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), no período de 2008 a 2009. O estudo incluiu 145 pacientes, investigando-se dados pessoais, etiologia do acidente e regiões faciais e corporais acometidas. Houve prevalência de acidentados do gênero masculino (87,6%), da cor parda (71,7%) e na faixa etária de 21 a 30 anos (46,2%). O maior número de acidentes ocorreu à noite e com o tempo seco (73,1%) devido a desequilíbrio (78,6%). Dentre as lesões de tecido mole, houve uma predominância da laceração (72,4%). Os traumas dento-alveolares foram observados em 16,6% dos pacientes e as fraturas, em 25,5% dos acidentados. Foi observado que um grande número de pacientes não utilizava capacete, estava alcoolizado e sem habilitação específica para pilotar motocicleta. Isso evidencia a necessidade de uma maior atenção à educação dos condutores, melhor fiscalização e aplicação das leis de trânsito aos motociclistas e maior exposição pública das consequências desses acidentes, visando à redução da quantidade e intensidade de lesões corporais decorrentes desse meio de transporte._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Several factors may be related to the etiology of motorcycle accidents, especially the socio-cultural characteristics of the population studied. Thus, a prospective, cross-sectional and observational study was conducted in order to analyze injuries from motorcycle accidents in the Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) in the years 2008 and 2009. The study comprised 145 patients, information being collected on personal data, cause of accident and facial and other body regions affected. There was a prevalence of males (87.6%), dark-skinned individuals (71.7%) and ages ranging from 21 to 30 years (46.2%). The majority of accidents occurred at night in dry weather (73.1%), due to loss of balance (78.6%). Among the injuries of soft tissue, there was a predominance of lacerations (72.4%). Dento-alveolar injuries were observed in 16.6% of the patients and fractures in 25.5% of the injured patients. It was observed that a large number of patients had not been wearing a helmet, were drunk and without a license for riding a motorcycle. These data highlight the need for greater attention to the education of riders, better monitoring and enforcement of traffic laws and greater public exposure of the consequences of accidents in order to reduce the quantity and severity of injuries resulting from this means of transport.Universidade de PernambucoTraumatismos faciaisFraturas maxilomandibularesAcidentes de trânsitoFacial injuries/epidemiolgyMaxillofacial fracturesAccidentsTrafficEpidemiologiaAvaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SEEvaluation of facial injuries from motorcycle accidents in Aracaju/SEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILTraumatismosFaciaisAcidentes.pdf.jpgTraumatismosFaciaisAcidentes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1712https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1616/4/TraumatismosFaciaisAcidentes.pdf.jpgd57ba9b665d812b2ffb9fdd07802136aMD54ORIGINALTraumatismosFaciaisAcidentes.pdfTraumatismosFaciaisAcidentes.pdfapplication/pdf279466https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1616/1/TraumatismosFaciaisAcidentes.pdfd7199100ba925ea6a1aac45ef359e79bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1616/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTTraumatismosFaciaisAcidentes.pdf.txtTraumatismosFaciaisAcidentes.pdf.txtExtracted texttext/plain31238https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1616/3/TraumatismosFaciaisAcidentes.pdf.txtf8f9c5f36c9120d6b1bd497a6cf9cf53MD53riufs/16162016-03-02 18:25:42.003oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2016-03-02T21:25:42Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Evaluation of facial injuries from motorcycle accidents in Aracaju/SE |
title |
Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE |
spellingShingle |
Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE Brasileiro, Bernardo Ferreira Traumatismos faciais Fraturas maxilomandibulares Acidentes de trânsito Facial injuries/epidemiolgy Maxillofacial fractures Accidents Traffic Epidemiologia |
title_short |
Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE |
title_full |
Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE |
title_fullStr |
Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE |
title_full_unstemmed |
Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE |
title_sort |
Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE |
author |
Brasileiro, Bernardo Ferreira |
author_facet |
Brasileiro, Bernardo Ferreira Vieira, Jefferson Moura Silveira, Carlos Emanoel Silva da |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Jefferson Moura Silveira, Carlos Emanoel Silva da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasileiro, Bernardo Ferreira Vieira, Jefferson Moura Silveira, Carlos Emanoel Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Traumatismos faciais Fraturas maxilomandibulares Acidentes de trânsito Facial injuries/epidemiolgy Maxillofacial fractures Accidents Traffic Epidemiologia |
topic |
Traumatismos faciais Fraturas maxilomandibulares Acidentes de trânsito Facial injuries/epidemiolgy Maxillofacial fractures Accidents Traffic Epidemiologia |
description |
Diversos fatores podem estar relacionados à etiologia dos acidentes motociclísticos, destacando-se as características sócio-culturais da população estudada. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa prospectiva, transversal e observacional com a finalidade de analisar estes traumatismos no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), no período de 2008 a 2009. O estudo incluiu 145 pacientes, investigando-se dados pessoais, etiologia do acidente e regiões faciais e corporais acometidas. Houve prevalência de acidentados do gênero masculino (87,6%), da cor parda (71,7%) e na faixa etária de 21 a 30 anos (46,2%). O maior número de acidentes ocorreu à noite e com o tempo seco (73,1%) devido a desequilíbrio (78,6%). Dentre as lesões de tecido mole, houve uma predominância da laceração (72,4%). Os traumas dento-alveolares foram observados em 16,6% dos pacientes e as fraturas, em 25,5% dos acidentados. Foi observado que um grande número de pacientes não utilizava capacete, estava alcoolizado e sem habilitação específica para pilotar motocicleta. Isso evidencia a necessidade de uma maior atenção à educação dos condutores, melhor fiscalização e aplicação das leis de trânsito aos motociclistas e maior exposição pública das consequências desses acidentes, visando à redução da quantidade e intensidade de lesões corporais decorrentes desse meio de transporte._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Several factors may be related to the etiology of motorcycle accidents, especially the socio-cultural characteristics of the population studied. Thus, a prospective, cross-sectional and observational study was conducted in order to analyze injuries from motorcycle accidents in the Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) in the years 2008 and 2009. The study comprised 145 patients, information being collected on personal data, cause of accident and facial and other body regions affected. There was a prevalence of males (87.6%), dark-skinned individuals (71.7%) and ages ranging from 21 to 30 years (46.2%). The majority of accidents occurred at night in dry weather (73.1%), due to loss of balance (78.6%). Among the injuries of soft tissue, there was a predominance of lacerations (72.4%). Dento-alveolar injuries were observed in 16.6% of the patients and fractures in 25.5% of the injured patients. It was observed that a large number of patients had not been wearing a helmet, were drunk and without a license for riding a motorcycle. These data highlight the need for greater attention to the education of riders, better monitoring and enforcement of traffic laws and greater public exposure of the consequences of accidents in order to reduce the quantity and severity of injuries resulting from this means of transport. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-02T13:05:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-02T13:05:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRASILEIRO, B. F.; VIEIRA, J. M.; SILVEIRA, C. E. S. Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Camaragibe, v. 10, n. 2, abr./jun. 2010. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-52102010000200016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 fev. 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/1616 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1808-5210 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Licença Creative Commons |
identifier_str_mv |
BRASILEIRO, B. F.; VIEIRA, J. M.; SILVEIRA, C. E. S. Avaliação de traumatismos faciais por acidentes motociclísticos em Aracaju/SE. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Camaragibe, v. 10, n. 2, abr./jun. 2010. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-52102010000200016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 fev. 2016. 1808-5210 Licença Creative Commons |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/1616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1616/4/TraumatismosFaciaisAcidentes.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1616/1/TraumatismosFaciaisAcidentes.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1616/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1616/3/TraumatismosFaciaisAcidentes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d57ba9b665d812b2ffb9fdd07802136a d7199100ba925ea6a1aac45ef359e79b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 f8f9c5f36c9120d6b1bd497a6cf9cf53 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110842141933568 |