O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alberto Dantas de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4616
Resumo: This study investigated the contributions of Web accessibility Assistive Technologies to facilitate the autonomous access to knowledge by students with blindness and low vision in the Federal University of Sergipe. This is a case study with qualitative approach, whose field of research is the University campus located in the city of São Cristóvão. The results showed that the features of Web accessibility Assistive Technology does not fully meet the current needs of blind students because it promotes intellectual and autonomous development still in a very simplistic way. There is a need for improvements to reach the fullness of this autonomy through accessibility, since screen readers make users passive and, as a consequence, generate delay and loss of time in response and action execution.
id UFS-2_8d8e412531d7e765bd106c155019dc10
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4616
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Souza, Alberto Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/4646126026926019Souza, Verônica dos Reis Marianohttp://lattes.cnpq.br/43946866956592172017-09-26T17:47:34Z2017-09-26T17:47:34Z2014-05-29SOUZA, Alberto Dantas de. O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4616This study investigated the contributions of Web accessibility Assistive Technologies to facilitate the autonomous access to knowledge by students with blindness and low vision in the Federal University of Sergipe. This is a case study with qualitative approach, whose field of research is the University campus located in the city of São Cristóvão. The results showed that the features of Web accessibility Assistive Technology does not fully meet the current needs of blind students because it promotes intellectual and autonomous development still in a very simplistic way. There is a need for improvements to reach the fullness of this autonomy through accessibility, since screen readers make users passive and, as a consequence, generate delay and loss of time in response and action execution.Este estudo investigou as contribuições das Tecnologias Assistivas de acesso à Web para facilitar o acesso autônomo ao conhecimento por parte dos estudantes com cegueira e com baixa visão da Universidade Federal de Sergipe. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo campo de pesquisa é o campus da Universidade na cidade de São Cristóvão. Os resultados evidenciaram que os recursos das Tecnologias Assistivas de acesso à Web não satisfazem totalmente as necessidades atuais dos cegos, pois promovem o desenvolvimento intelectual e autônomo de forma ainda muito simplista. Existe a necessidade de melhorias para alcançar a plenitude desta autonomia por meio da acessibilidade, visto que os leitores de telas fazem com que os usuários fiquem passivos e, como consequência, ocorra a demora e a perda de tempo na resposta e execução da ação.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRAcessibilidadeDeficientes visuaisEnsino superiorTecnologias assistivasEducaçãoCegosInovações educacionaisAccessibilityVisually impairedHigher educationAssistive technologiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdfapplication/pdf12069478https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/1/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdff4aacf39019b322bf7d5b371a1544609MD51TEXTALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.txtALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain296440https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/2/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.txtbaac52f916438d408478b97c57cba179MD52THUMBNAILALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.jpgALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/3/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.jpgf5bec10209ec1309c9e4028bddb8a415MD53riufs/46162017-11-24 20:32:27.705oai:ufs.br:riufs/4616Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:32:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
title O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
spellingShingle O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
Souza, Alberto Dantas de
Acessibilidade
Deficientes visuais
Ensino superior
Tecnologias assistivas
Educação
Cegos
Inovações educacionais
Accessibility
Visually impaired
Higher education
Assistive technologies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
title_full O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
title_fullStr O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
title_full_unstemmed O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
title_sort O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
author Souza, Alberto Dantas de
author_facet Souza, Alberto Dantas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alberto Dantas de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4646126026926019
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Verônica dos Reis Mariano
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4394686695659217
contributor_str_mv Souza, Verônica dos Reis Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Deficientes visuais
Ensino superior
Tecnologias assistivas
Educação
Cegos
Inovações educacionais
topic Acessibilidade
Deficientes visuais
Ensino superior
Tecnologias assistivas
Educação
Cegos
Inovações educacionais
Accessibility
Visually impaired
Higher education
Assistive technologies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Accessibility
Visually impaired
Higher education
Assistive technologies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study investigated the contributions of Web accessibility Assistive Technologies to facilitate the autonomous access to knowledge by students with blindness and low vision in the Federal University of Sergipe. This is a case study with qualitative approach, whose field of research is the University campus located in the city of São Cristóvão. The results showed that the features of Web accessibility Assistive Technology does not fully meet the current needs of blind students because it promotes intellectual and autonomous development still in a very simplistic way. There is a need for improvements to reach the fullness of this autonomy through accessibility, since screen readers make users passive and, as a consequence, generate delay and loss of time in response and action execution.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Alberto Dantas de. O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4616
identifier_str_mv SOUZA, Alberto Dantas de. O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/1/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/2/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/3/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f4aacf39019b322bf7d5b371a1544609
baac52f916438d408478b97c57cba179
f5bec10209ec1309c9e4028bddb8a415
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110841875595264