O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4616 |
Resumo: | This study investigated the contributions of Web accessibility Assistive Technologies to facilitate the autonomous access to knowledge by students with blindness and low vision in the Federal University of Sergipe. This is a case study with qualitative approach, whose field of research is the University campus located in the city of São Cristóvão. The results showed that the features of Web accessibility Assistive Technology does not fully meet the current needs of blind students because it promotes intellectual and autonomous development still in a very simplistic way. There is a need for improvements to reach the fullness of this autonomy through accessibility, since screen readers make users passive and, as a consequence, generate delay and loss of time in response and action execution. |
id |
UFS-2_8d8e412531d7e765bd106c155019dc10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4616 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Alberto Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/4646126026926019Souza, Verônica dos Reis Marianohttp://lattes.cnpq.br/43946866956592172017-09-26T17:47:34Z2017-09-26T17:47:34Z2014-05-29SOUZA, Alberto Dantas de. O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4616This study investigated the contributions of Web accessibility Assistive Technologies to facilitate the autonomous access to knowledge by students with blindness and low vision in the Federal University of Sergipe. This is a case study with qualitative approach, whose field of research is the University campus located in the city of São Cristóvão. The results showed that the features of Web accessibility Assistive Technology does not fully meet the current needs of blind students because it promotes intellectual and autonomous development still in a very simplistic way. There is a need for improvements to reach the fullness of this autonomy through accessibility, since screen readers make users passive and, as a consequence, generate delay and loss of time in response and action execution.Este estudo investigou as contribuições das Tecnologias Assistivas de acesso à Web para facilitar o acesso autônomo ao conhecimento por parte dos estudantes com cegueira e com baixa visão da Universidade Federal de Sergipe. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo campo de pesquisa é o campus da Universidade na cidade de São Cristóvão. Os resultados evidenciaram que os recursos das Tecnologias Assistivas de acesso à Web não satisfazem totalmente as necessidades atuais dos cegos, pois promovem o desenvolvimento intelectual e autônomo de forma ainda muito simplista. Existe a necessidade de melhorias para alcançar a plenitude desta autonomia por meio da acessibilidade, visto que os leitores de telas fazem com que os usuários fiquem passivos e, como consequência, ocorra a demora e a perda de tempo na resposta e execução da ação.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRAcessibilidadeDeficientes visuaisEnsino superiorTecnologias assistivasEducaçãoCegosInovações educacionaisAccessibilityVisually impairedHigher educationAssistive technologiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdfapplication/pdf12069478https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/1/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdff4aacf39019b322bf7d5b371a1544609MD51TEXTALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.txtALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain296440https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/2/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.txtbaac52f916438d408478b97c57cba179MD52THUMBNAILALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.jpgALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/3/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.jpgf5bec10209ec1309c9e4028bddb8a415MD53riufs/46162017-11-24 20:32:27.705oai:ufs.br:riufs/4616Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:32:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS |
title |
O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS |
spellingShingle |
O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS Souza, Alberto Dantas de Acessibilidade Deficientes visuais Ensino superior Tecnologias assistivas Educação Cegos Inovações educacionais Accessibility Visually impaired Higher education Assistive technologies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS |
title_full |
O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS |
title_fullStr |
O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS |
title_full_unstemmed |
O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS |
title_sort |
O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS |
author |
Souza, Alberto Dantas de |
author_facet |
Souza, Alberto Dantas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Alberto Dantas de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4646126026926019 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Verônica dos Reis Mariano |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4394686695659217 |
contributor_str_mv |
Souza, Verônica dos Reis Mariano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Deficientes visuais Ensino superior Tecnologias assistivas Educação Cegos Inovações educacionais |
topic |
Acessibilidade Deficientes visuais Ensino superior Tecnologias assistivas Educação Cegos Inovações educacionais Accessibility Visually impaired Higher education Assistive technologies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Accessibility Visually impaired Higher education Assistive technologies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study investigated the contributions of Web accessibility Assistive Technologies to facilitate the autonomous access to knowledge by students with blindness and low vision in the Federal University of Sergipe. This is a case study with qualitative approach, whose field of research is the University campus located in the city of São Cristóvão. The results showed that the features of Web accessibility Assistive Technology does not fully meet the current needs of blind students because it promotes intellectual and autonomous development still in a very simplistic way. There is a need for improvements to reach the fullness of this autonomy through accessibility, since screen readers make users passive and, as a consequence, generate delay and loss of time in response and action execution. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:47:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:47:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Alberto Dantas de. O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4616 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Alberto Dantas de. O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/1/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/2/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4616/3/ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4aacf39019b322bf7d5b371a1544609 baac52f916438d408478b97c57cba179 f5bec10209ec1309c9e4028bddb8a415 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110841875595264 |