Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Fábio Estevão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15308
Resumo: São Cristóvão, SE
id UFS-2_910fa216536a495d86bc2d5cb24226b9
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/15308
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Sousa, Fábio Estevão2022-04-08T12:22:10Z2022-04-08T12:22:10Z2020-10-20Sousa, Fábio Estevão. Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15308porAdministraçãoEnsino de administraçãoEmpreendedorismoEstratégia e planejamentoMarketingPequenas empresasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSEstratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSão Cristóvão, SEO presente estudo busca analisar barbearias sergipanas com o objetivo de identificar as principais estratégias de gestão de marketing que se fazem presentes nas mesmas, como elas são aplicadas e quais impactos proporcionam para os negócios. Outros fatores a serem analisados são os perfis das empresas, as diferenças entre elas, a motivação dos empresários para a abertura do negócio e a forma como enxergam o marketing no negócio. O trabalho tem natureza qualitativa do tipo descritiva e possui como método de pesquisa o estudo de caso múltiplo, que foi realizado por meio de entrevistas que utilizaram um roteiro semiestruturado. Os principais resultados que foram obtidos abrangem as estratégias de marketing por tais empresas estudadas, como por exemplo estratégias de propaganda, em especial as de divulgação em mídias sociais desenvolvidas com foco no cliente final. Acerca do perfil das empresas, pode-se afirmar que possuem, de maneira geral, semelhanças, o que faz com que a sua diferenciação se dê através do desempenho e posicionamento dos negócios estudados perante o mercado, por intermédio dos fatores relacionados à aplicação dos recursos de marketing aplicáveis ao negócio de forma geral. Através dos resultados alcançados, foi possível concluí a visão rasa dos empresários sergipanos ainda possuem em relação ao marketing, sendo possível observar que a maioria deles confundem marketing com propaganda, não tendo noção dos benefícios estratégicos que o marketing quando aplicado de forma correta pode proporcionar para suas empresas. Ressalte-se que algumas empresas analisadas no presente estudo realizam ações de marketing com o foco estratégico o que, consequentemente, acarreta um diferencial competitivo entre as empresas.Universidade Federal de SergipeDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALFabio_Estevao_Souza.pdfFabio_Estevao_Souza.pdfapplication/pdf465676https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/2/Fabio_Estevao_Souza.pdf310b452496a8dc8c253c37562c192c9aMD52TEXTFabio_Estevao_Souza.pdf.txtFabio_Estevao_Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain65681https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/3/Fabio_Estevao_Souza.pdf.txt2829cbd28d4ec05f10c54936424eea69MD53THUMBNAILFabio_Estevao_Souza.pdf.jpgFabio_Estevao_Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/4/Fabio_Estevao_Souza.pdf.jpgc304a3ec143f842ae40f2f81ddfce1e7MD54riufs/153082023-01-19 20:39:08.874oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2023-01-19T23:39:08Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas
title Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas
spellingShingle Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas
Sousa, Fábio Estevão
Administração
Ensino de administração
Empreendedorismo
Estratégia e planejamento
Marketing
Pequenas empresas
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
title_short Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas
title_full Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas
title_fullStr Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas
title_full_unstemmed Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas
title_sort Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas
author Sousa, Fábio Estevão
author_facet Sousa, Fábio Estevão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Fábio Estevão
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino de administração
Empreendedorismo
Estratégia e planejamento
Marketing
Pequenas empresas
topic Administração
Ensino de administração
Empreendedorismo
Estratégia e planejamento
Marketing
Pequenas empresas
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
description São Cristóvão, SE
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-08T12:22:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-08T12:22:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sousa, Fábio Estevão. Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15308
identifier_str_mv Sousa, Fábio Estevão. Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
url https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.initials.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.department.fl_str_mv DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/1/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/2/Fabio_Estevao_Souza.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/3/Fabio_Estevao_Souza.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/4/Fabio_Estevao_Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
310b452496a8dc8c253c37562c192c9a
2829cbd28d4ec05f10c54936424eea69
c304a3ec143f842ae40f2f81ddfce1e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110748396093440