Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15308 |
Resumo: | São Cristóvão, SE |
id |
UFS-2_910fa216536a495d86bc2d5cb24226b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/15308 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Fábio Estevão2022-04-08T12:22:10Z2022-04-08T12:22:10Z2020-10-20Sousa, Fábio Estevão. Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15308porAdministraçãoEnsino de administraçãoEmpreendedorismoEstratégia e planejamentoMarketingPequenas empresasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSEstratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSão Cristóvão, SEO presente estudo busca analisar barbearias sergipanas com o objetivo de identificar as principais estratégias de gestão de marketing que se fazem presentes nas mesmas, como elas são aplicadas e quais impactos proporcionam para os negócios. Outros fatores a serem analisados são os perfis das empresas, as diferenças entre elas, a motivação dos empresários para a abertura do negócio e a forma como enxergam o marketing no negócio. O trabalho tem natureza qualitativa do tipo descritiva e possui como método de pesquisa o estudo de caso múltiplo, que foi realizado por meio de entrevistas que utilizaram um roteiro semiestruturado. Os principais resultados que foram obtidos abrangem as estratégias de marketing por tais empresas estudadas, como por exemplo estratégias de propaganda, em especial as de divulgação em mídias sociais desenvolvidas com foco no cliente final. Acerca do perfil das empresas, pode-se afirmar que possuem, de maneira geral, semelhanças, o que faz com que a sua diferenciação se dê através do desempenho e posicionamento dos negócios estudados perante o mercado, por intermédio dos fatores relacionados à aplicação dos recursos de marketing aplicáveis ao negócio de forma geral. Através dos resultados alcançados, foi possível concluí a visão rasa dos empresários sergipanos ainda possuem em relação ao marketing, sendo possível observar que a maioria deles confundem marketing com propaganda, não tendo noção dos benefícios estratégicos que o marketing quando aplicado de forma correta pode proporcionar para suas empresas. Ressalte-se que algumas empresas analisadas no presente estudo realizam ações de marketing com o foco estratégico o que, consequentemente, acarreta um diferencial competitivo entre as empresas.Universidade Federal de SergipeDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALFabio_Estevao_Souza.pdfFabio_Estevao_Souza.pdfapplication/pdf465676https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/2/Fabio_Estevao_Souza.pdf310b452496a8dc8c253c37562c192c9aMD52TEXTFabio_Estevao_Souza.pdf.txtFabio_Estevao_Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain65681https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/3/Fabio_Estevao_Souza.pdf.txt2829cbd28d4ec05f10c54936424eea69MD53THUMBNAILFabio_Estevao_Souza.pdf.jpgFabio_Estevao_Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/4/Fabio_Estevao_Souza.pdf.jpgc304a3ec143f842ae40f2f81ddfce1e7MD54riufs/153082023-01-19 20:39:08.874oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2023-01-19T23:39:08Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas |
title |
Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas |
spellingShingle |
Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas Sousa, Fábio Estevão Administração Ensino de administração Empreendedorismo Estratégia e planejamento Marketing Pequenas empresas CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
title_short |
Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas |
title_full |
Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas |
title_fullStr |
Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas |
title_sort |
Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas |
author |
Sousa, Fábio Estevão |
author_facet |
Sousa, Fábio Estevão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Fábio Estevão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Ensino de administração Empreendedorismo Estratégia e planejamento Marketing Pequenas empresas |
topic |
Administração Ensino de administração Empreendedorismo Estratégia e planejamento Marketing Pequenas empresas CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
description |
São Cristóvão, SE |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-08T12:22:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-08T12:22:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Sousa, Fábio Estevão. Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15308 |
identifier_str_mv |
Sousa, Fábio Estevão. Estratégias de marketing como fator competitivo em barbearias sergipanas. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 |
url |
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/2/Fabio_Estevao_Souza.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/3/Fabio_Estevao_Souza.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15308/4/Fabio_Estevao_Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c 310b452496a8dc8c253c37562c192c9a 2829cbd28d4ec05f10c54936424eea69 c304a3ec143f842ae40f2f81ddfce1e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110748396093440 |