O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10145 |
Resumo: | Advertising as cultural production is influential in the role of women in society, supporting social, cultural and aesthetic standards of acceptable female behaviour. Starting from this premise, on the basis of Cultural and Gender Studies - Hall (2003, 2005), Woodward (2007), Silva (2009) Kellner (2001), Butler (2003) and Buitoni (1981), among others – we seek to observe how the discourses in which women are placed at the centre of the advertising campaign happen, in a comparative perspective, from classified advertisements inserted in the main newspapers of the State. The research is divided in two complementary stages, the bibliographical and documentary stage and the empirical one, indispensable in order for the intended purpose to be fulfilled. The methodological approach is the Content Analysis proposed by Laurence Bardin (2009). The corpus of the research is composed byads printed in newspapers of circulation in Sergipe, from 1948 to 2015, carefully selected from the collection of the Historical and Geographical Institute of Sergipe. As expected results of the analysis, we seek to identify aspects and characteristics that emerge from women's exposure in classified advertisements, and whether this advertisement is a portrait of the culture in which women are embedded and if it reflects the cultural and ideological values in vogue. |
id |
UFS-2_9556ac91c486dacf150c4e39ca2bd2d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/10145 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Ana Alinny CruzMalta, Renata Barreto2018-12-20T20:43:09Z2018-12-20T20:43:09Z2018-08-30REIS, Ana Alinny Cruz. O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos. 2018. 240 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10145Advertising as cultural production is influential in the role of women in society, supporting social, cultural and aesthetic standards of acceptable female behaviour. Starting from this premise, on the basis of Cultural and Gender Studies - Hall (2003, 2005), Woodward (2007), Silva (2009) Kellner (2001), Butler (2003) and Buitoni (1981), among others – we seek to observe how the discourses in which women are placed at the centre of the advertising campaign happen, in a comparative perspective, from classified advertisements inserted in the main newspapers of the State. The research is divided in two complementary stages, the bibliographical and documentary stage and the empirical one, indispensable in order for the intended purpose to be fulfilled. The methodological approach is the Content Analysis proposed by Laurence Bardin (2009). The corpus of the research is composed byads printed in newspapers of circulation in Sergipe, from 1948 to 2015, carefully selected from the collection of the Historical and Geographical Institute of Sergipe. As expected results of the analysis, we seek to identify aspects and characteristics that emerge from women's exposure in classified advertisements, and whether this advertisement is a portrait of the culture in which women are embedded and if it reflects the cultural and ideological values in vogue..A publicidade como produção cultural se mostra influenciadora do papel da mulher em sociedade, corroborando para reforçar padrões sociais, culturais e estéticos sobre o comportamento feminino aceitável. Partindo desta premissa, baseando-nos nos Estudos Culturais e de Gênero - Hall (2003; 2005), Woodward (2007), Silva (2009) Kellner (2001), Butler (2003) e Buitoni (1981), entre outros -, buscaremos observar como se dão os discursos que colocam a mulher como centro da mensagem publicitária, em uma perspectiva comparativa, a partir de anúncios publicitários inseridos nos principais jornais do Estado. A pesquisa se divide em duas etapas complementares, a bibliográfica e documental e a empírica, essenciais para que o objetivo proposto seja cumprido. A abordagem metodológica é a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2009). O corpus da pesquisa é composto por anúncios publicitários impressos em jornais de circulação em Sergipe, num período de 1940 a 2015, criteriosamente selecionados a partir do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Como resultados esperados da análise, buscamos identificar aspectos e características que emergem da exposição da mulher em anúncios publicitários impressos, e se esta publicidade é um retrato da cultura em que está inserida e reflete os valores culturais e ideológicos em voga.São Cristóvão, SEporComunicação de massaMulheres nos anúnciosJornais sergipanosSergipeGêneroMídiaPublicidadeRepresentaçãoGenderNewspapers from SergipeMediaAdvertisingRepresentationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em ComunicaçãoUniversidade Federal de Sergipereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf.txtANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf.txtExtracted texttext/plain269042https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10145/3/ANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf.txt3ec6d54d438f8a8511a7fdb7988d33f9MD53THUMBNAILANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf.jpgANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10145/4/ANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf.jpgda7345a2210cd0472c4d2ffe88eaa44aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10145/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdfANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdfapplication/pdf13328110https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10145/2/ANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdfdf5bae11bf40277bf8dbab1a10414871MD52riufs/101452018-12-20 17:43:09.698oai:ufs.br:riufs/10145TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvcihlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTZXJnaXBlIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyIHNldSB0cmFiYWxobyBubyBmb3JtYXRvIGVsZXRyw7RuaWNvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFNlcmdpcGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIHNldSB0cmFiYWxobyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU2VyZ2lwZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc2V1IHRyYWJhbGhvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIHNldSB0cmFiYWxobyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0bywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgbsOjbyBpbmZyaW5nZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gbyB0cmFiYWxobyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU2VyZ2lwZSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTZXJnaXBlIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRvIHRyYWJhbGhvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuIAo=Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-12-20T20:43:09Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos |
title |
O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos |
spellingShingle |
O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos Reis, Ana Alinny Cruz Comunicação de massa Mulheres nos anúncios Jornais sergipanos Sergipe Gênero Mídia Publicidade Representação Gender Newspapers from Sergipe Media Advertising Representation CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos |
title_full |
O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos |
title_fullStr |
O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos |
title_full_unstemmed |
O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos |
title_sort |
O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos |
author |
Reis, Ana Alinny Cruz |
author_facet |
Reis, Ana Alinny Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ana Alinny Cruz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malta, Renata Barreto |
contributor_str_mv |
Malta, Renata Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação de massa Mulheres nos anúncios Jornais sergipanos Sergipe Gênero Mídia Publicidade Representação |
topic |
Comunicação de massa Mulheres nos anúncios Jornais sergipanos Sergipe Gênero Mídia Publicidade Representação Gender Newspapers from Sergipe Media Advertising Representation CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gender Newspapers from Sergipe Media Advertising Representation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Advertising as cultural production is influential in the role of women in society, supporting social, cultural and aesthetic standards of acceptable female behaviour. Starting from this premise, on the basis of Cultural and Gender Studies - Hall (2003, 2005), Woodward (2007), Silva (2009) Kellner (2001), Butler (2003) and Buitoni (1981), among others – we seek to observe how the discourses in which women are placed at the centre of the advertising campaign happen, in a comparative perspective, from classified advertisements inserted in the main newspapers of the State. The research is divided in two complementary stages, the bibliographical and documentary stage and the empirical one, indispensable in order for the intended purpose to be fulfilled. The methodological approach is the Content Analysis proposed by Laurence Bardin (2009). The corpus of the research is composed byads printed in newspapers of circulation in Sergipe, from 1948 to 2015, carefully selected from the collection of the Historical and Geographical Institute of Sergipe. As expected results of the analysis, we seek to identify aspects and characteristics that emerge from women's exposure in classified advertisements, and whether this advertisement is a portrait of the culture in which women are embedded and if it reflects the cultural and ideological values in vogue. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-20T20:43:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-20T20:43:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REIS, Ana Alinny Cruz. O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos. 2018. 240 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10145 |
identifier_str_mv |
REIS, Ana Alinny Cruz. O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos. 2018. 240 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10145/3/ANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10145/4/ANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10145/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10145/2/ANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ec6d54d438f8a8511a7fdb7988d33f9 da7345a2210cd0472c4d2ffe88eaa44a 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c df5bae11bf40277bf8dbab1a10414871 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110743798087680 |