Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5727 |
Resumo: | One of the aims of undergraduate courses is to stimulate undergraduate students to get a critical spirit. So, the activities which were done during the course cooperate, anyhow, to reach this aim and the textual production makes part of this group of tasks. According to this, the scientific textual production acquires goals which go beyond their didactic evaluative function, contributing to the student's knowledge development. Based on this perspective, the aim of this study is to analyze how the scientific textual production can develop, critically, the way the undergraduate students think. The theoretical reference which supported the arguments was based, fundamentally, on conceptions hold by Koch (2006;2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), among others. The corpus analysed was made of a group of 106 texts produced by undergraduate students and 20 recorded interviews with professors and university students. From the analysis of data, it was possible to verify how the scientific textual production influences the undergraduate students' critical positioning in some issues, wherein this positioning is revealed by the argumentation found in the textual materiality. |
id |
UFS-2_a3d4fc002ee01dfdec5bb12c420c9974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/5727 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Talita SantosLima, Geralda de Oliveira Santoshttp://lattes.cnpq.br/71863498165588542017-09-27T13:39:49Z2017-09-27T13:39:49Z2015-02-26MENEZES, Talita Santos. Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários. 2015. 87 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5727One of the aims of undergraduate courses is to stimulate undergraduate students to get a critical spirit. So, the activities which were done during the course cooperate, anyhow, to reach this aim and the textual production makes part of this group of tasks. According to this, the scientific textual production acquires goals which go beyond their didactic evaluative function, contributing to the student's knowledge development. Based on this perspective, the aim of this study is to analyze how the scientific textual production can develop, critically, the way the undergraduate students think. The theoretical reference which supported the arguments was based, fundamentally, on conceptions hold by Koch (2006;2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), among others. The corpus analysed was made of a group of 106 texts produced by undergraduate students and 20 recorded interviews with professors and university students. From the analysis of data, it was possible to verify how the scientific textual production influences the undergraduate students' critical positioning in some issues, wherein this positioning is revealed by the argumentation found in the textual materiality.Um dos objetivos dos cursos de graduação é estimular nos acadêmicos a formação de um espírito crítico. Nesse sentido, as atividades realizadas no decorrer do curso cooperam, de algum modo, para o alcance dessa finalidade, e a produção textual faz parte do conjunto dessas tarefas. Nesse contexto, a produção textual científica adquire finalidades que vão além de sua função didático-avaliativa, passando a contribuir para a formação do estudante. Firmado nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar de que forma a produção textual científica pode aperfeiçoar o modo de o graduando posicionar-se criticamente. O referencial teórico que embasa as discussões ampara-se, fundamentalmente, em concepções defendidas por Koch (2006; 2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), dentre outros. O corpus de análise foi constituído por um conjunto de 106 textos produzidos por graduandos e 20 entrevistas gravadas com professores e estudantes universitários. A partir da análise dos dados, foi possível verificar como a recorrência da produção textual científica influencia no modo como o graduando posiciona-se criticamente diante de determinadas questões, sendo que esse posicionamento se revela através da argumentação exposta na materialidade textual.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em LetrasUFSBrasilLinguísticaRedação acadêmicaAutoriaCrítica textualEnsino superiorProdução textual científicaPosicionamento críticoCursos de graduaçãoScientific textual productionCritical positioningUndergraduate coursesLINGUISTICA, LETRAS E ARTESInfluências da produção textual científica na formação de estudantes universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALTALITA_SANTOS_MENEZES.pdfapplication/pdf945241https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/1/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdfe6912947b2b0da426ee9046fa7ede383MD51TEXTTALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.txtTALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.txtExtracted texttext/plain179897https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/2/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.txtd873ee4f9e733af0c702596f3346b957MD52THUMBNAILTALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.jpgTALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/3/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.jpg5ff7ef6ee30da55b64fd3e86f618a733MD53riufs/57272018-01-15 19:48:42.833oai:ufs.br:riufs/5727Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:48:42Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários |
title |
Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários |
spellingShingle |
Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários Menezes, Talita Santos Linguística Redação acadêmica Autoria Crítica textual Ensino superior Produção textual científica Posicionamento crítico Cursos de graduação Scientific textual production Critical positioning Undergraduate courses LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários |
title_full |
Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários |
title_fullStr |
Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários |
title_sort |
Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários |
author |
Menezes, Talita Santos |
author_facet |
Menezes, Talita Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Talita Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Geralda de Oliveira Santos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7186349816558854 |
contributor_str_mv |
Lima, Geralda de Oliveira Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Redação acadêmica Autoria Crítica textual Ensino superior Produção textual científica Posicionamento crítico Cursos de graduação |
topic |
Linguística Redação acadêmica Autoria Crítica textual Ensino superior Produção textual científica Posicionamento crítico Cursos de graduação Scientific textual production Critical positioning Undergraduate courses LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific textual production Critical positioning Undergraduate courses |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
One of the aims of undergraduate courses is to stimulate undergraduate students to get a critical spirit. So, the activities which were done during the course cooperate, anyhow, to reach this aim and the textual production makes part of this group of tasks. According to this, the scientific textual production acquires goals which go beyond their didactic evaluative function, contributing to the student's knowledge development. Based on this perspective, the aim of this study is to analyze how the scientific textual production can develop, critically, the way the undergraduate students think. The theoretical reference which supported the arguments was based, fundamentally, on conceptions hold by Koch (2006;2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), among others. The corpus analysed was made of a group of 106 texts produced by undergraduate students and 20 recorded interviews with professors and university students. From the analysis of data, it was possible to verify how the scientific textual production influences the undergraduate students' critical positioning in some issues, wherein this positioning is revealed by the argumentation found in the textual materiality. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T13:39:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T13:39:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENEZES, Talita Santos. Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários. 2015. 87 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5727 |
identifier_str_mv |
MENEZES, Talita Santos. Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários. 2015. 87 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/1/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/2/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/3/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6912947b2b0da426ee9046fa7ede383 d873ee4f9e733af0c702596f3346b957 5ff7ef6ee30da55b64fd3e86f618a733 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110808795119616 |