Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Talita Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5727
Resumo: One of the aims of undergraduate courses is to stimulate undergraduate students to get a critical spirit. So, the activities which were done during the course cooperate, anyhow, to reach this aim and the textual production makes part of this group of tasks. According to this, the scientific textual production acquires goals which go beyond their didactic evaluative function, contributing to the student's knowledge development. Based on this perspective, the aim of this study is to analyze how the scientific textual production can develop, critically, the way the undergraduate students think. The theoretical reference which supported the arguments was based, fundamentally, on conceptions hold by Koch (2006;2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), among others. The corpus analysed was made of a group of 106 texts produced by undergraduate students and 20 recorded interviews with professors and university students. From the analysis of data, it was possible to verify how the scientific textual production influences the undergraduate students' critical positioning in some issues, wherein this positioning is revealed by the argumentation found in the textual materiality.
id UFS-2_a3d4fc002ee01dfdec5bb12c420c9974
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5727
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Menezes, Talita SantosLima, Geralda de Oliveira Santoshttp://lattes.cnpq.br/71863498165588542017-09-27T13:39:49Z2017-09-27T13:39:49Z2015-02-26MENEZES, Talita Santos. Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários. 2015. 87 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5727One of the aims of undergraduate courses is to stimulate undergraduate students to get a critical spirit. So, the activities which were done during the course cooperate, anyhow, to reach this aim and the textual production makes part of this group of tasks. According to this, the scientific textual production acquires goals which go beyond their didactic evaluative function, contributing to the student's knowledge development. Based on this perspective, the aim of this study is to analyze how the scientific textual production can develop, critically, the way the undergraduate students think. The theoretical reference which supported the arguments was based, fundamentally, on conceptions hold by Koch (2006;2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), among others. The corpus analysed was made of a group of 106 texts produced by undergraduate students and 20 recorded interviews with professors and university students. From the analysis of data, it was possible to verify how the scientific textual production influences the undergraduate students' critical positioning in some issues, wherein this positioning is revealed by the argumentation found in the textual materiality.Um dos objetivos dos cursos de graduação é estimular nos acadêmicos a formação de um espírito crítico. Nesse sentido, as atividades realizadas no decorrer do curso cooperam, de algum modo, para o alcance dessa finalidade, e a produção textual faz parte do conjunto dessas tarefas. Nesse contexto, a produção textual científica adquire finalidades que vão além de sua função didático-avaliativa, passando a contribuir para a formação do estudante. Firmado nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar de que forma a produção textual científica pode aperfeiçoar o modo de o graduando posicionar-se criticamente. O referencial teórico que embasa as discussões ampara-se, fundamentalmente, em concepções defendidas por Koch (2006; 2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), dentre outros. O corpus de análise foi constituído por um conjunto de 106 textos produzidos por graduandos e 20 entrevistas gravadas com professores e estudantes universitários. A partir da análise dos dados, foi possível verificar como a recorrência da produção textual científica influencia no modo como o graduando posiciona-se criticamente diante de determinadas questões, sendo que esse posicionamento se revela através da argumentação exposta na materialidade textual.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em LetrasUFSBrasilLinguísticaRedação acadêmicaAutoriaCrítica textualEnsino superiorProdução textual científicaPosicionamento críticoCursos de graduaçãoScientific textual productionCritical positioningUndergraduate coursesLINGUISTICA, LETRAS E ARTESInfluências da produção textual científica na formação de estudantes universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALTALITA_SANTOS_MENEZES.pdfapplication/pdf945241https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/1/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdfe6912947b2b0da426ee9046fa7ede383MD51TEXTTALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.txtTALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.txtExtracted texttext/plain179897https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/2/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.txtd873ee4f9e733af0c702596f3346b957MD52THUMBNAILTALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.jpgTALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/3/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.jpg5ff7ef6ee30da55b64fd3e86f618a733MD53riufs/57272018-01-15 19:48:42.833oai:ufs.br:riufs/5727Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:48:42Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
title Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
spellingShingle Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
Menezes, Talita Santos
Linguística
Redação acadêmica
Autoria
Crítica textual
Ensino superior
Produção textual científica
Posicionamento crítico
Cursos de graduação
Scientific textual production
Critical positioning
Undergraduate courses
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
title_full Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
title_fullStr Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
title_full_unstemmed Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
title_sort Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários
author Menezes, Talita Santos
author_facet Menezes, Talita Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Talita Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Geralda de Oliveira Santos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7186349816558854
contributor_str_mv Lima, Geralda de Oliveira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Redação acadêmica
Autoria
Crítica textual
Ensino superior
Produção textual científica
Posicionamento crítico
Cursos de graduação
topic Linguística
Redação acadêmica
Autoria
Crítica textual
Ensino superior
Produção textual científica
Posicionamento crítico
Cursos de graduação
Scientific textual production
Critical positioning
Undergraduate courses
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific textual production
Critical positioning
Undergraduate courses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description One of the aims of undergraduate courses is to stimulate undergraduate students to get a critical spirit. So, the activities which were done during the course cooperate, anyhow, to reach this aim and the textual production makes part of this group of tasks. According to this, the scientific textual production acquires goals which go beyond their didactic evaluative function, contributing to the student's knowledge development. Based on this perspective, the aim of this study is to analyze how the scientific textual production can develop, critically, the way the undergraduate students think. The theoretical reference which supported the arguments was based, fundamentally, on conceptions hold by Koch (2006;2012), Silva (2012), Hühne (2001), Chauí (2001), Garcia (2001), among others. The corpus analysed was made of a group of 106 texts produced by undergraduate students and 20 recorded interviews with professors and university students. From the analysis of data, it was possible to verify how the scientific textual production influences the undergraduate students' critical positioning in some issues, wherein this positioning is revealed by the argumentation found in the textual materiality.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T13:39:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T13:39:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES, Talita Santos. Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários. 2015. 87 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5727
identifier_str_mv MENEZES, Talita Santos. Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários. 2015. 87 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/1/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/2/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5727/3/TALITA_SANTOS_MENEZES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6912947b2b0da426ee9046fa7ede383
d873ee4f9e733af0c702596f3346b957
5ff7ef6ee30da55b64fd3e86f618a733
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110808795119616