Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4669 |
Resumo: | The present study is aimed at analyzing the process of inclusion sociodigital through distribution equipment, from one perspective, ongoing education, provided by one of the projects articulated by public policies directed to Information Technologies in the educational environment. This is a case study in a school of public schools covered by the project One Laptop per Child. In this sense, the objective of this research is to analyze the contributions of ongoing education offered by UCA design for the pedagogical practices of teachers. The specific research objectives are: to analyze and describe the pedagogical practice of teachers in in-service training within the UCA; analyzing tools and methodologies adopted by teachers in their practice, after the implementation of the UCA design and verify |if| and |how| occurred / teaching process in the light of the guidelines of UCA Project occurs. Data analysis revealed the experiences of teachers linked the practice to the laptop as well as the relationship of theory and practice obtained by the process of ongoing education, allowing to know how was the process of inclusion sociodigital. We conclude that involve interesting projects implemented in school to a proposed intervention that maps to the constant review process, which teachers are protagonists, signaling the priority needs in relation to the school context in which they are inserted, which, without doubt provide the best targeting of new teaching practices. |
id |
UFS-2_aac600493406cab2bba3a5883659c974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4669 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Daniele Santana dehttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683Schneider, Henrique Nouhttp://lattes.cnpq.br/94757412823196042017-09-26T17:48:09Z2017-09-26T17:48:09Z2014-07-18https://ri.ufs.br/handle/riufs/4669The present study is aimed at analyzing the process of inclusion sociodigital through distribution equipment, from one perspective, ongoing education, provided by one of the projects articulated by public policies directed to Information Technologies in the educational environment. This is a case study in a school of public schools covered by the project One Laptop per Child. In this sense, the objective of this research is to analyze the contributions of ongoing education offered by UCA design for the pedagogical practices of teachers. The specific research objectives are: to analyze and describe the pedagogical practice of teachers in in-service training within the UCA; analyzing tools and methodologies adopted by teachers in their practice, after the implementation of the UCA design and verify |if| and |how| occurred / teaching process in the light of the guidelines of UCA Project occurs. Data analysis revealed the experiences of teachers linked the practice to the laptop as well as the relationship of theory and practice obtained by the process of ongoing education, allowing to know how was the process of inclusion sociodigital. We conclude that involve interesting projects implemented in school to a proposed intervention that maps to the constant review process, which teachers are protagonists, signaling the priority needs in relation to the school context in which they are inserted, which, without doubt provide the best targeting of new teaching practices.O presente estudo está voltado à análise do processo de inclusão sociodigital por meio da distribuição de equipamentos, sob uma perspectiva de formação continuada em serviço, proporcionada por um dos projetos articulados pelas políticas públicas direcionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação no meio educacional. Trata-se de um Estudo de Caso em uma das escolas da rede pública estadual contempladas pelo projeto Um Computador por Aluno. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições da formação continuada em serviço oferecida pelo Projeto UCA para as práticas pedagógicas dos professores. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar e descrever as prática pedagógicas dos professores em formação em serviço no âmbito do UCA; analisar instrumentos e metodologias adotados pelos professores em sua prática pedagógica, após a implementação do Projeto UCA e verificar se e como ocorreu/ocorre o processo de ensino à luz das diretrizes do Projeto UCA. As análises dos dados revelaram as experiências dos professores atreladas à prática com o laptop, bem como a relação da teoria e da prática obtidos pelo processo da formação continuada em serviço, permitindo conhecer como se deu o processo de inclusão sociodigital entre os envolvidos. Conclui-se que é necessário associar os projetos implementados na escola a uma proposta de intervenção direcionada a um processo de avaliação constante no qual os professores sejam os protagonistas, sinalizando as necessidades prioritárias de acordo com o contexto escolar no qual estão inseridos, o que, sem dúvida, proporcionaria um melhor direcionamento em suas práticas pedagógicas futuras.application/pdfporInclusão digitalIntegração socialProfessores - FormaçãoEducação permanenteTecnologia educacionalInclusão digitalContinuing educationDigital divideDigital divideEducational technologySocial integrationTeachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProjeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALDANIELE_SANTANA_MELO.pdfapplication/pdf1760269https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/1/DANIELE_SANTANA_MELO.pdfa6c674ae70ad369adae60f46e49760eaMD51TEXTDANIELE_SANTANA_MELO.pdf.txtDANIELE_SANTANA_MELO.pdf.txtExtracted texttext/plain276919https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/2/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf.txtf26648a4e9f7217382227df3d2c18a3dMD52THUMBNAILDANIELE_SANTANA_MELO.pdf.jpgDANIELE_SANTANA_MELO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/3/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf.jpg76bb210b44ff5fff34815e39e9975a6fMD53riufs/46692017-11-24 20:21:04.652oai:ufs.br:riufs/4669Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:21:04Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública |
title |
Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública |
spellingShingle |
Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública Melo, Daniele Santana de Inclusão digital Integração social Professores - Formação Educação permanente Tecnologia educacional Inclusão digital Continuing education Digital divide Digital divide Educational technology Social integration Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública |
title_full |
Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública |
title_fullStr |
Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública |
title_full_unstemmed |
Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública |
title_sort |
Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública |
author |
Melo, Daniele Santana de |
author_facet |
Melo, Daniele Santana de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Daniele Santana de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0598828216648683 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Henrique Nou |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9475741282319604 |
contributor_str_mv |
Schneider, Henrique Nou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Integração social Professores - Formação Educação permanente Tecnologia educacional Inclusão digital |
topic |
Inclusão digital Integração social Professores - Formação Educação permanente Tecnologia educacional Inclusão digital Continuing education Digital divide Digital divide Educational technology Social integration Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Continuing education Digital divide Digital divide Educational technology Social integration Teachers |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present study is aimed at analyzing the process of inclusion sociodigital through distribution equipment, from one perspective, ongoing education, provided by one of the projects articulated by public policies directed to Information Technologies in the educational environment. This is a case study in a school of public schools covered by the project One Laptop per Child. In this sense, the objective of this research is to analyze the contributions of ongoing education offered by UCA design for the pedagogical practices of teachers. The specific research objectives are: to analyze and describe the pedagogical practice of teachers in in-service training within the UCA; analyzing tools and methodologies adopted by teachers in their practice, after the implementation of the UCA design and verify |if| and |how| occurred / teaching process in the light of the guidelines of UCA Project occurs. Data analysis revealed the experiences of teachers linked the practice to the laptop as well as the relationship of theory and practice obtained by the process of ongoing education, allowing to know how was the process of inclusion sociodigital. We conclude that involve interesting projects implemented in school to a proposed intervention that maps to the constant review process, which teachers are protagonists, signaling the priority needs in relation to the school context in which they are inserted, which, without doubt provide the best targeting of new teaching practices. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:48:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:48:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4669 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/1/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/2/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/3/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6c674ae70ad369adae60f46e49760ea f26648a4e9f7217382227df3d2c18a3d 76bb210b44ff5fff34815e39e9975a6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110703683764224 |