Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201 |
Resumo: | As cities get bigger, traffic turns into an urban problem. This study aimed to investigate the characteristics and behavior of people who ride bicycles in Aracaju, intending to discuss bicycle contributions in terms of mobility, accessibility and affordances mediation. 140 subjects were heard, both genders, that live in Orlando Dantas neighborhood. Data was captured house-by-house, with conglomerates in multiple steps sampling draw and structured interviewing technique. After data processing and analysis, it was verified that people who use the bicycle as means of transportation are more exposed to the traffic and require more attention when planning the cycle path system. People who use it as a leisure/sport concentrate their rides around their homes, what makes possible a unique knowledge about peculiarities of the place. It was concluded that, in order to turn the bicycle into an instrument for urban mobility, investments are necessary, which are relatively cheap in this area. |
id |
UFS-2_b24adbd4ce40b0d7430d17ea755a7c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/7201 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Marley Rosana Melo deSousa, Diogo Araújo deOliveira, Jonathan Melo deJesus, Maísa Santos deSá, Nelma Rezende deSantos, Párbata Araújo Côrtes dosMacedo Junior, RodomarqueLima, Thiago Cavalcante2018-01-15T20:57:22Z2018-01-15T20:57:22Z2009ARAÚJO, M. R. M. de et al. Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 481-495, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200018>. Acesso em: 15 jan. 2018.1413-389Xhttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)As cities get bigger, traffic turns into an urban problem. This study aimed to investigate the characteristics and behavior of people who ride bicycles in Aracaju, intending to discuss bicycle contributions in terms of mobility, accessibility and affordances mediation. 140 subjects were heard, both genders, that live in Orlando Dantas neighborhood. Data was captured house-by-house, with conglomerates in multiple steps sampling draw and structured interviewing technique. After data processing and analysis, it was verified that people who use the bicycle as means of transportation are more exposed to the traffic and require more attention when planning the cycle path system. People who use it as a leisure/sport concentrate their rides around their homes, what makes possible a unique knowledge about peculiarities of the place. It was concluded that, in order to turn the bicycle into an instrument for urban mobility, investments are necessary, which are relatively cheap in this area.À medida que as cidades crescem, o trânsito transforma-se em problema urbano. Este estudo objetivou investigar as características e o comportamento de aracajuanos usuários da bicicleta, com a finalidade de discutir suas contribuições em termos de mobilidade, acessibilidade e mediação de affordances. Foram ouvidos 140 sujeitos, de ambos os sexos. A coleta foi residencial com desenho amostral de conglomerados em múltiplas etapas e técnica de entrevista estruturada. Após análise dos dados, verificou-se que usuários da bicicleta como meio de transporte encontram-se mais expostos ao tráfego e carecem de maior atenção quando do planejamento do sistema cicloviário. Usuários da bicicleta com o objetivo de lazer/esporte concentram seus passeios nas imediações de suas moradias, o que possibilita um conhecimento único das particularidades deste lugar. Conclui-se que, para que a bicicleta possa ser viabilizada como facilitadora da mobilidade urbana, é necessário direcionar investimentos para essa área, os quais se mostram relativamente baratos.porSociedade Brasileira de PsicologiaTemas em PsicologiaPsicologia do trânsitoBicicletaMobilidade urbanaAffordancesPsychology of transitUrban mobilityBicycleAffordancesAndar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidadeRiding a bicycle: contributions of a psychological study about mobilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdfBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdfapplication/pdf534303https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/2/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf593c3341356791b9d18f1b984b30ca8eMD52TEXTBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.txtBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.txtExtracted texttext/plain49081https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/3/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.txt36ec824de134a69cdc7c96c42d205e76MD53THUMBNAILBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.jpgBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1707https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/4/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.jpgb0fdc2f060e71fe22ec1c9f8d583f5cbMD54riufs/72012018-01-15 17:57:22.635oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T20:57:22Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Riding a bicycle: contributions of a psychological study about mobility |
title |
Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade |
spellingShingle |
Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade Araújo, Marley Rosana Melo de Psicologia do trânsito Bicicleta Mobilidade urbana Affordances Psychology of transit Urban mobility Bicycle Affordances |
title_short |
Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade |
title_full |
Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade |
title_fullStr |
Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade |
title_full_unstemmed |
Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade |
title_sort |
Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade |
author |
Araújo, Marley Rosana Melo de |
author_facet |
Araújo, Marley Rosana Melo de Sousa, Diogo Araújo de Oliveira, Jonathan Melo de Jesus, Maísa Santos de Sá, Nelma Rezende de Santos, Párbata Araújo Côrtes dos Macedo Junior, Rodomarque Lima, Thiago Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Diogo Araújo de Oliveira, Jonathan Melo de Jesus, Maísa Santos de Sá, Nelma Rezende de Santos, Párbata Araújo Côrtes dos Macedo Junior, Rodomarque Lima, Thiago Cavalcante |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marley Rosana Melo de Sousa, Diogo Araújo de Oliveira, Jonathan Melo de Jesus, Maísa Santos de Sá, Nelma Rezende de Santos, Párbata Araújo Côrtes dos Macedo Junior, Rodomarque Lima, Thiago Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia do trânsito Bicicleta Mobilidade urbana Affordances |
topic |
Psicologia do trânsito Bicicleta Mobilidade urbana Affordances Psychology of transit Urban mobility Bicycle Affordances |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychology of transit Urban mobility Bicycle Affordances |
description |
As cities get bigger, traffic turns into an urban problem. This study aimed to investigate the characteristics and behavior of people who ride bicycles in Aracaju, intending to discuss bicycle contributions in terms of mobility, accessibility and affordances mediation. 140 subjects were heard, both genders, that live in Orlando Dantas neighborhood. Data was captured house-by-house, with conglomerates in multiple steps sampling draw and structured interviewing technique. After data processing and analysis, it was verified that people who use the bicycle as means of transportation are more exposed to the traffic and require more attention when planning the cycle path system. People who use it as a leisure/sport concentrate their rides around their homes, what makes possible a unique knowledge about peculiarities of the place. It was concluded that, in order to turn the bicycle into an instrument for urban mobility, investments are necessary, which are relatively cheap in this area. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-15T20:57:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-15T20:57:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, M. R. M. de et al. Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 481-495, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200018>. Acesso em: 15 jan. 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1413-389X |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, M. R. M. de et al. Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 481-495, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200018>. Acesso em: 15 jan. 2018. 1413-389X Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Temas em Psicologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/2/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/3/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/4/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c 593c3341356791b9d18f1b984b30ca8e 36ec824de134a69cdc7c96c42d205e76 b0fdc2f060e71fe22ec1c9f8d583f5cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110659179053056 |