Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marley Rosana Melo de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sousa, Diogo Araújo de, Oliveira, Jonathan Melo de, Jesus, Maísa Santos de, Sá, Nelma Rezende de, Santos, Párbata Araújo Côrtes dos, Macedo Junior, Rodomarque, Lima, Thiago Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201
Resumo: As cities get bigger, traffic turns into an urban problem. This study aimed to investigate the characteristics and behavior of people who ride bicycles in Aracaju, intending to discuss bicycle contributions in terms of mobility, accessibility and affordances mediation. 140 subjects were heard, both genders, that live in Orlando Dantas neighborhood. Data was captured house-by-house, with conglomerates in multiple steps sampling draw and structured interviewing technique. After data processing and analysis, it was verified that people who use the bicycle as means of transportation are more exposed to the traffic and require more attention when planning the cycle path system. People who use it as a leisure/sport concentrate their rides around their homes, what makes possible a unique knowledge about peculiarities of the place. It was concluded that, in order to turn the bicycle into an instrument for urban mobility, investments are necessary, which are relatively cheap in this area.
id UFS-2_b24adbd4ce40b0d7430d17ea755a7c59
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/7201
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Araújo, Marley Rosana Melo deSousa, Diogo Araújo deOliveira, Jonathan Melo deJesus, Maísa Santos deSá, Nelma Rezende deSantos, Párbata Araújo Côrtes dosMacedo Junior, RodomarqueLima, Thiago Cavalcante2018-01-15T20:57:22Z2018-01-15T20:57:22Z2009ARAÚJO, M. R. M. de et al. Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 481-495, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200018>. Acesso em: 15 jan. 2018.1413-389Xhttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)As cities get bigger, traffic turns into an urban problem. This study aimed to investigate the characteristics and behavior of people who ride bicycles in Aracaju, intending to discuss bicycle contributions in terms of mobility, accessibility and affordances mediation. 140 subjects were heard, both genders, that live in Orlando Dantas neighborhood. Data was captured house-by-house, with conglomerates in multiple steps sampling draw and structured interviewing technique. After data processing and analysis, it was verified that people who use the bicycle as means of transportation are more exposed to the traffic and require more attention when planning the cycle path system. People who use it as a leisure/sport concentrate their rides around their homes, what makes possible a unique knowledge about peculiarities of the place. It was concluded that, in order to turn the bicycle into an instrument for urban mobility, investments are necessary, which are relatively cheap in this area.À medida que as cidades crescem, o trânsito transforma-se em problema urbano. Este estudo objetivou investigar as características e o comportamento de aracajuanos usuários da bicicleta, com a finalidade de discutir suas contribuições em termos de mobilidade, acessibilidade e mediação de affordances. Foram ouvidos 140 sujeitos, de ambos os sexos. A coleta foi residencial com desenho amostral de conglomerados em múltiplas etapas e técnica de entrevista estruturada. Após análise dos dados, verificou-se que usuários da bicicleta como meio de transporte encontram-se mais expostos ao tráfego e carecem de maior atenção quando do planejamento do sistema cicloviário. Usuários da bicicleta com o objetivo de lazer/esporte concentram seus passeios nas imediações de suas moradias, o que possibilita um conhecimento único das particularidades deste lugar. Conclui-se que, para que a bicicleta possa ser viabilizada como facilitadora da mobilidade urbana, é necessário direcionar investimentos para essa área, os quais se mostram relativamente baratos.porSociedade Brasileira de PsicologiaTemas em PsicologiaPsicologia do trânsitoBicicletaMobilidade urbanaAffordancesPsychology of transitUrban mobilityBicycleAffordancesAndar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidadeRiding a bicycle: contributions of a psychological study about mobilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdfBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdfapplication/pdf534303https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/2/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf593c3341356791b9d18f1b984b30ca8eMD52TEXTBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.txtBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.txtExtracted texttext/plain49081https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/3/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.txt36ec824de134a69cdc7c96c42d205e76MD53THUMBNAILBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.jpgBicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1707https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/4/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.jpgb0fdc2f060e71fe22ec1c9f8d583f5cbMD54riufs/72012018-01-15 17:57:22.635oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T20:57:22Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Riding a bicycle: contributions of a psychological study about mobility
title Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade
spellingShingle Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade
Araújo, Marley Rosana Melo de
Psicologia do trânsito
Bicicleta
Mobilidade urbana
Affordances
Psychology of transit
Urban mobility
Bicycle
Affordances
title_short Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade
title_full Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade
title_fullStr Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade
title_full_unstemmed Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade
title_sort Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade
author Araújo, Marley Rosana Melo de
author_facet Araújo, Marley Rosana Melo de
Sousa, Diogo Araújo de
Oliveira, Jonathan Melo de
Jesus, Maísa Santos de
Sá, Nelma Rezende de
Santos, Párbata Araújo Côrtes dos
Macedo Junior, Rodomarque
Lima, Thiago Cavalcante
author_role author
author2 Sousa, Diogo Araújo de
Oliveira, Jonathan Melo de
Jesus, Maísa Santos de
Sá, Nelma Rezende de
Santos, Párbata Araújo Côrtes dos
Macedo Junior, Rodomarque
Lima, Thiago Cavalcante
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marley Rosana Melo de
Sousa, Diogo Araújo de
Oliveira, Jonathan Melo de
Jesus, Maísa Santos de
Sá, Nelma Rezende de
Santos, Párbata Araújo Côrtes dos
Macedo Junior, Rodomarque
Lima, Thiago Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do trânsito
Bicicleta
Mobilidade urbana
Affordances
topic Psicologia do trânsito
Bicicleta
Mobilidade urbana
Affordances
Psychology of transit
Urban mobility
Bicycle
Affordances
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychology of transit
Urban mobility
Bicycle
Affordances
description As cities get bigger, traffic turns into an urban problem. This study aimed to investigate the characteristics and behavior of people who ride bicycles in Aracaju, intending to discuss bicycle contributions in terms of mobility, accessibility and affordances mediation. 140 subjects were heard, both genders, that live in Orlando Dantas neighborhood. Data was captured house-by-house, with conglomerates in multiple steps sampling draw and structured interviewing technique. After data processing and analysis, it was verified that people who use the bicycle as means of transportation are more exposed to the traffic and require more attention when planning the cycle path system. People who use it as a leisure/sport concentrate their rides around their homes, what makes possible a unique knowledge about peculiarities of the place. It was concluded that, in order to turn the bicycle into an instrument for urban mobility, investments are necessary, which are relatively cheap in this area.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-15T20:57:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-15T20:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, M. R. M. de et al. Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 481-495, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200018>. Acesso em: 15 jan. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1413-389X
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
identifier_str_mv ARAÚJO, M. R. M. de et al. Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 481-495, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200018>. Acesso em: 15 jan. 2018.
1413-389X
Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
url http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Temas em Psicologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/1/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/2/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/3/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7201/4/BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
593c3341356791b9d18f1b984b30ca8e
36ec824de134a69cdc7c96c42d205e76
b0fdc2f060e71fe22ec1c9f8d583f5cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110659179053056