As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12855 |
Resumo: | São Cristóvão, SE |
id |
UFS-2_c3f763f7e672de06e161de715a0e1c78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/12855 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho2020-02-28T20:48:14Z2020-02-28T20:48:14Z2018-04SOUZA, C. A. C. As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.2526-3013http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12855Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.porAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSSociologiaE-commerceLivrarias megastoresMercado editorialAs livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSão Cristóvão, SEEste trabalho teve como objetivo central analisar as mais recentes relações entre cultura e mercado balizadas pelo que a literatura especializada e os agentes de mercado têm categorizado como economia da cultura, no âmbito do que se pode qualificar como capitalismo cultural brasileiro. Neste sentido, destaca a vertiginosa expansão de um modelo de empresa cultural inscrita no mercado editorial: as livrarias megastores. Essas empresas culturais têm sido responsáveis pela difusão de novas justificativas estéticas e simbólicas, amparadas pela ideia de promoção de experiências culturais e sustentando, discursivamente, uma autoimagem de equipamento cultural. O recorte aqui empreendido chamou atenção não apenas para a já mencionada expansão desse modelo e suas características distintivas, mas, sobremaneira, para as suas possíveis relações com crescimento do comércio eletrônico e os mais recentes processos de digitalização do simbólico, expresso pelas novas dinâmicas do varejo online, tomando a presença e porte de empresas como a Amazon.com como indicador sintomático. No panorama apresentado, concluiu-se que houve um interesse significativo por parte das entidades que monitoram o mercado editorial na construção de diagnósticos específicos para análise do comportamento da produção e vendas dos livros eletrônicos, além do fato de que as grandes redes de megastores passaram a criar estratégias de expansão não apenas de suas livrarias físicas, mas também virtuais, sobretudo em função da chegada da Amazom.com. No mercado editorial norte-americano, como se demonstrou, suas estratégias comerciais afetaram diretamente as megalivrarias e, no Brasil, embora os dados disponíveis ainda sejam parcos, há indicadores significativos do curso desse processo.Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)reponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdfLivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdfapplication/pdf197234https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12855/2/LivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdfa03fe77691251455e0df765bfe58ab3eMD52TEXTLivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdf.txtLivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdf.txtExtracted texttext/plain54450https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12855/3/LivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdf.txt4fe7ab1a98c74a3d86464781a40d12fcMD53THUMBNAILLivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdf.jpgLivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1506https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12855/4/LivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdf.jpgdcea93a00f261342fd01ce403011141fMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12855/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51riufs/128552020-02-28 17:48:14.545oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2020-02-28T20:48:14Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro |
title |
As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro |
spellingShingle |
As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho Sociologia E-commerce Livrarias megastores Mercado editorial |
title_short |
As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro |
title_full |
As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro |
title_fullStr |
As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro |
title_full_unstemmed |
As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro |
title_sort |
As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro |
author |
Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho |
author_facet |
Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia E-commerce Livrarias megastores Mercado editorial |
topic |
Sociologia E-commerce Livrarias megastores Mercado editorial |
description |
São Cristóvão, SE |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-28T20:48:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-28T20:48:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, C. A. C. As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12855 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2526-3013 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
identifier_str_mv |
SOUZA, C. A. C. As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018. 2526-3013 Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12855/2/LivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12855/3/LivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12855/4/LivrariasMegastoresDigitalizacaoSimbolico.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/12855/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a03fe77691251455e0df765bfe58ab3e 4fe7ab1a98c74a3d86464781a40d12fc dcea93a00f261342fd01ce403011141f 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110677746188288 |