Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pietczak, Cristina
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000m0gq
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16817
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2016.
id UFSM_84d1cc9d2037de6d7d71f6bc5a8db072
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16817
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorialSensacionalistaConvergênciaCrossmídiaMercado editorialExperiênciaConvergenceEditorial marketExperienceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2016.This monograph is a case study on the transposition of the site Sensacionalista for the book "Pagar por um livro que está na internet é sinal de genialidade, dizem especialistas." The Sensationalista portal is known for reporting false stories for the purpose of entertaining, placing itself in the fine line between the real and the fictional. Thus, the general objective seeks to understand how adaptation of content and graphic identity to the printed book. Among the specific objectives are: to understand why the publisher publishes a book that is the result of this site, what are the motivations in terms of marketing, dissemination of knowledge and information; Identify the choices and ambitions on the part of the graphic project, in the case of typography, colors and other elements. Along the way I will try to compare the approaches of both platforms in order to understand the transposition and to observe it more deeply, besides studying the graphic elements in order to understand how the Sensationalist portal is constructed and to analyze the graphic elements used in the book to establish a Between the two approaches of the same content. For this, the study has a contribution in the bibliographical review in the concepts of convergence, cross media and transmedia, and the publishing market about similar cases and on the site itself, in addition to an interview with Editora Belas Letras professionals. The book in question was designed to maintain the identity already adopted by the portal, so it is a dynamic work and the graphic choices are fundamental for this aspect. It is also concluded that the launch of this book is an example of cross-media, when transposing the content to another platform applied with some elements of transmedia, as there is the use of elements in the book that open precedents for the expansion of the universe of the work in transformation Active participant.A presente monografia é um estudo de caso sobre a transposição do site Sensacionalista para o livro “Pagar por um livro que está na internet é sinal de genialidade, dizem especialistas”. O portal Sensacionalista é conhecido por noticiar histórias falsas com a finalidade de entreter, colocando-se na linha tênue entre o real e o ficcional. Assim, o objetivo geral busca entender como se dá adaptação do conteúdo e da identidade gráfica para o livro impresso. Dentre os objetivos específicos, estão: entender o porquê da editora publicar um livro que seja fruto deste site, quais as motivações em termos mercadológicos, de difusão de conhecimento e de informação; identificar as escolhas e ambições por parte do projeto gráfico, em se tratando de tipografia, cores e demais elementos. No caminho buscarei comparar as abordagens de ambas as plataformas de forma a compreender a transposição e observá-la mais profundamente, além de estudar os elementos gráficos a fim de entender como é construído o portal Sensacionalista e analisar os elementos gráficos utilizados no livro para estabelecer um paralelo entre as duas abordagens do mesmo conteúdo. Para tanto, o estudo conta com aporte na revisão bibliográfica nos conceitos de convergência, crossmídia e transmídia, e do mercado editorial a cerca de casos semelhantes e sobre o próprio site em questão, além de uma entrevista com profissionais da Editora Belas Letras. O livro em questão foi diagramado buscando manter a identidade já adotada pelo portal, portanto é uma obra dinâmica e as escolhas gráficas são fundamentais para esse aspecto. Também conclui-se que o lançamento deste livro é um exemplo de crossmídia, quando da transposição do conteúdo para outra plataforma aplicada com alguns elementos de transmídia, pois há o uso de elementos no livro que abrem precedentes para a ampliação do universo da obra na transformação do leitor em participante ativo.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasDepexe, Sandra DalculPietczak, Cristina2019-06-10T12:17:24Z2019-06-10T12:17:24Z2016-12-122016Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfPIETCZAK, C. Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial. 2016. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16817ark:/26339/001300000m0gqporhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-06-11T06:06:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-06-11T06:06:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial
title Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial
spellingShingle Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial
Pietczak, Cristina
Sensacionalista
Convergência
Crossmídia
Mercado editorial
Experiência
Convergence
Editorial market
Experience
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial
title_full Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial
title_fullStr Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial
title_full_unstemmed Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial
title_sort Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial
author Pietczak, Cristina
author_facet Pietczak, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Depexe, Sandra Dalcul
dc.contributor.author.fl_str_mv Pietczak, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Sensacionalista
Convergência
Crossmídia
Mercado editorial
Experiência
Convergence
Editorial market
Experience
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Sensacionalista
Convergência
Crossmídia
Mercado editorial
Experiência
Convergence
Editorial market
Experience
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
2016
2019-06-10T12:17:24Z
2019-06-10T12:17:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIETCZAK, C. Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial. 2016. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16817
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000m0gq
identifier_str_mv PIETCZAK, C. Sensacionalista do site ao livro: convergência e mercado editorial. 2016. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
ark:/26339/001300000m0gq
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172359279083520