Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5095
Resumo: Discussions on the importance of the use of the history of science in the process of teaching and learning of disciplines such as: Chemistry, physics and biology, both in high school and in teacher training, be it initial or continued, have been increasingly applicants. Among the contributions to the use of the history of science in science education include collaboration in the process of teaching and learning in science concept learning or understanding of the very nature of Science, that is, how scientific knowledge is constructed and how the thinking and "do" Science and scientists. This study aimed to investigate the conceptions of licenciandos about the history of chemistry and its use in teaching, as well as in their views about the nature of science. For validation of our data collection instruments, we use Active Chemistry teachers. As a reference used analysis of Textual analysis of Discursive Moraes and Galiazzi (2011). The results of this study showed some distorted views on the history of chemistry and the nature of science, for example, the mere citation of dates and historical events of science.
id UFS-2_c46d11a8d43a472695eee5e632818d9c
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5095
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Anderson de OliveiraMelo, Marlene Rioshttp://lattes.cnpq.br/67174310886040362017-09-26T18:14:53Z2017-09-26T18:14:53Z2016-03-01SANTOS, Anderson de Oliveira. Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência. 2016. 123 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5095Discussions on the importance of the use of the history of science in the process of teaching and learning of disciplines such as: Chemistry, physics and biology, both in high school and in teacher training, be it initial or continued, have been increasingly applicants. Among the contributions to the use of the history of science in science education include collaboration in the process of teaching and learning in science concept learning or understanding of the very nature of Science, that is, how scientific knowledge is constructed and how the thinking and "do" Science and scientists. This study aimed to investigate the conceptions of licenciandos about the history of chemistry and its use in teaching, as well as in their views about the nature of science. For validation of our data collection instruments, we use Active Chemistry teachers. As a reference used analysis of Textual analysis of Discursive Moraes and Galiazzi (2011). The results of this study showed some distorted views on the history of chemistry and the nature of science, for example, the mere citation of dates and historical events of science.Discussões sobre a importância da utilização da História da Ciência no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas como: Química, Física e Biologia, tanto no ensino médio quanto na formação professores, seja ela inicial ou continuada, têm sido cada vez mais recorrentes. Entre as contribuições para a utilização da História da Ciência na educação científica destacam-se a colaboração no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, seja na aprendizagem conceitual ou na compreensão da própria Natureza da Ciência, isto é, como o conhecimento científico é construído e como é o pensar e “fazer” da ciência e dos cientistas. Esta pesquisa objetivou investigar as concepções de licenciandos sobre a História da Química e a sua utilização no ensino, bem como também nas suas visões sobre a Natureza da Ciência. Para validação de nossos instrumentos de coletas de dados utilizamos professores de Química atuantes. Como referencial de análise utilizou-se da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados deste estudo apresentaram algumas visões distorcidas sobre a História da Química e a Natureza da Ciência, como por exemplo, a mera citação de datas e acontecimentos históricos da Ciência.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBrasilQuímicaEnsino de químicaProfessoresFormação de professoresHistória da químicaCiênciaNatureza da CiênciaFormação inicial de professores de químicaHistory of chemistryNature of scienceInitial training of chemistry teachersCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConcepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdfapplication/pdf1432111https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5095/1/ANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf1fb6df3cd6f3e7b72ccbcbb781a505d0MD51TEXTANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txtANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain283535https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5095/2/ANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txta03fb6bff2cbe47feeaaf7019c5bdd23MD52THUMBNAILANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpgANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5095/3/ANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpg0353d6a823b20e447b3dbaa20d8f735bMD53riufs/50952017-11-28 17:11:22.766oai:ufs.br:riufs/5095Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:11:22Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência
title Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência
spellingShingle Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência
Santos, Anderson de Oliveira
Química
Ensino de química
Professores
Formação de professores
História da química
Ciência
Natureza da Ciência
Formação inicial de professores de química
History of chemistry
Nature of science
Initial training of chemistry teachers
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência
title_full Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência
title_fullStr Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência
title_full_unstemmed Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência
title_sort Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência
author Santos, Anderson de Oliveira
author_facet Santos, Anderson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Marlene Rios
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6717431088604036
contributor_str_mv Melo, Marlene Rios
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Ensino de química
Professores
Formação de professores
História da química
Ciência
Natureza da Ciência
Formação inicial de professores de química
topic Química
Ensino de química
Professores
Formação de professores
História da química
Ciência
Natureza da Ciência
Formação inicial de professores de química
History of chemistry
Nature of science
Initial training of chemistry teachers
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv History of chemistry
Nature of science
Initial training of chemistry teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Discussions on the importance of the use of the history of science in the process of teaching and learning of disciplines such as: Chemistry, physics and biology, both in high school and in teacher training, be it initial or continued, have been increasingly applicants. Among the contributions to the use of the history of science in science education include collaboration in the process of teaching and learning in science concept learning or understanding of the very nature of Science, that is, how scientific knowledge is constructed and how the thinking and "do" Science and scientists. This study aimed to investigate the conceptions of licenciandos about the history of chemistry and its use in teaching, as well as in their views about the nature of science. For validation of our data collection instruments, we use Active Chemistry teachers. As a reference used analysis of Textual analysis of Discursive Moraes and Galiazzi (2011). The results of this study showed some distorted views on the history of chemistry and the nature of science, for example, the mere citation of dates and historical events of science.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:14:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:14:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Anderson de Oliveira. Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência. 2016. 123 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5095
identifier_str_mv SANTOS, Anderson de Oliveira. Concepções de professores atuantes e em formação sobre a história da química e a natureza da ciência. 2016. 123 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5095/1/ANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5095/2/ANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5095/3/ANDERSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fb6df3cd6f3e7b72ccbcbb781a505d0
a03fb6bff2cbe47feeaaf7019c5bdd23
0353d6a823b20e447b3dbaa20d8f735b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110661496406016