As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187 |
Resumo: | The digital trend is a reality; example of this is the growth of digital technologies and the inclusion of them in elementary school. The presence of such technologies in the classroom contributes to digital inclusion by widening access to information using internet, allowing, for example, questioning, to observe other contexts, stimulus and construction of critical vision and knowledge. In this context, the present study aims to analyse the perception of teachers who teach Mathematics on digital technologies, from its beginning to its pedagogical use in schools of the public network Aracaju, SE. The methodology used was of quantitative and qualitative nature, and for data collection was adopted the application of questionnaires to 41 teachers of elementary school. Thus, in spite some problems related to internet access and the limited number of available equipment, the majority of respondents teachers are looking for ways to using technology in the classroom, and to work that way observed positive results in student learning. |
id |
UFS-2_c601ff2855deff470b70dee0be05e5e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/5187 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Kecia Karine Santos dehttp://lattes.cnpq.br/3897283209013869Souza, Divanizia do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/85357189077560632017-09-26T18:15:37Z2017-09-26T18:15:37Z2015-02-26OLIVEIRA, Kecia Karine Santos de. As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187The digital trend is a reality; example of this is the growth of digital technologies and the inclusion of them in elementary school. The presence of such technologies in the classroom contributes to digital inclusion by widening access to information using internet, allowing, for example, questioning, to observe other contexts, stimulus and construction of critical vision and knowledge. In this context, the present study aims to analyse the perception of teachers who teach Mathematics on digital technologies, from its beginning to its pedagogical use in schools of the public network Aracaju, SE. The methodology used was of quantitative and qualitative nature, and for data collection was adopted the application of questionnaires to 41 teachers of elementary school. Thus, in spite some problems related to internet access and the limited number of available equipment, the majority of respondents teachers are looking for ways to using technology in the classroom, and to work that way observed positive results in student learning.A tendência digital é uma realidade, exemplo disso é o crescimento das tecnologias digitais e a inserção delas na escola básica. A presença de tais tecnologias em sala de aula contribui para a inclusão digital, pois amplia o acesso às informações através da internet, permitindo, por exemplo, problematização, observação de outros contextos, estímulo e construção de visão crítica e conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de professores que lecionam Matemática sobre as tecnologias digitais, desde a sua implantação ao seu uso pedagógico nas escolas da rede pública de Aracaju, SE. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, e como instrumento de coleta de dados foi adotado a aplicação de questionários a 41 professores do ensino fundamental. Foi observado que, apesar de alguns problemas relacionados com acesso à internet e ao reduzido número de equipamentos disponíveis, a maioria dos professores participantes da pesquisa procurou meios para utilizar as tecnologias digitais em sala de aula, e ao trabalharem dessa forma observaram resultados positivos na aprendizagem dos alunos.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBRProfessorTecnologias digitaisMatemáticaProfessores de matemáticaEnsino de matemáticaTecnologia educacionalInclusão digitalPrática de ensinoDidáticaMatemática (Ensino fundamental)TeacherDigital technologiesMathematicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1169420https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/1/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdfea4fbc648c0731d8622d101f212650c2MD51TEXTKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txtKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain146064https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/2/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txt73e9782f8d53c2eb4a613b0c702c3693MD52THUMBNAILKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpgKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/3/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpgea0bc610e5bf34bd64a155c050aee06aMD53riufs/51872017-11-28 17:23:07.702oai:ufs.br:riufs/5187Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:23:07Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino |
title |
As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino |
spellingShingle |
As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino Oliveira, Kecia Karine Santos de Professor Tecnologias digitais Matemática Professores de matemática Ensino de matemática Tecnologia educacional Inclusão digital Prática de ensino Didática Matemática (Ensino fundamental) Teacher Digital technologies Mathematics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino |
title_full |
As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino |
title_fullStr |
As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino |
title_full_unstemmed |
As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino |
title_sort |
As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino |
author |
Oliveira, Kecia Karine Santos de |
author_facet |
Oliveira, Kecia Karine Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kecia Karine Santos de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3897283209013869 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Divanizia do Nascimento |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8535718907756063 |
contributor_str_mv |
Souza, Divanizia do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Tecnologias digitais Matemática Professores de matemática Ensino de matemática Tecnologia educacional Inclusão digital Prática de ensino Didática Matemática (Ensino fundamental) |
topic |
Professor Tecnologias digitais Matemática Professores de matemática Ensino de matemática Tecnologia educacional Inclusão digital Prática de ensino Didática Matemática (Ensino fundamental) Teacher Digital technologies Mathematics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Digital technologies Mathematics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The digital trend is a reality; example of this is the growth of digital technologies and the inclusion of them in elementary school. The presence of such technologies in the classroom contributes to digital inclusion by widening access to information using internet, allowing, for example, questioning, to observe other contexts, stimulus and construction of critical vision and knowledge. In this context, the present study aims to analyse the perception of teachers who teach Mathematics on digital technologies, from its beginning to its pedagogical use in schools of the public network Aracaju, SE. The methodology used was of quantitative and qualitative nature, and for data collection was adopted the application of questionnaires to 41 teachers of elementary school. Thus, in spite some problems related to internet access and the limited number of available equipment, the majority of respondents teachers are looking for ways to using technology in the classroom, and to work that way observed positive results in student learning. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Kecia Karine Santos de. As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Kecia Karine Santos de. As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/1/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/2/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/3/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea4fbc648c0731d8622d101f212650c2 73e9782f8d53c2eb4a613b0c702c3693 ea0bc610e5bf34bd64a155c050aee06a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110672124772352 |