Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Junior, Gladson Cardoso de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15048
Resumo: This research sought to study the elaboration process of the contemporary documentary scene. The emphasis of the work was to investigate the theoretical-methodological procedures for the elaboration of mise-en-scène used by contemporary -independent directors in their daily professional life. The greater interest is in the relationship between the subject's camera and the person's character. In this sense, we sought to investigate how the knowledge and methods produced and / or practiced by independent filmmakers are articulated with the know-how of cinema theory, based on the approximation of methodological procedures and practices present in other areas of knowledge production. The attempt to verify the possible approximations and distances belonging to different fields, as well as, to observe in what measure these areas are influenced and / or denied by elaboration of the staging of the documentary was given from the process of realization of the movies “so that the world does not forget” (2019/20) of Pedro Bomba and 144 hours and some minutes stolen (2019/20) of Gladson Galego.
id UFS-2_cb6d432b3d39bda1b82b511dd33e87cd
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/15048
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Souza Junior, Gladson Cardoso deNogueira, Adriana Dantas2022-02-15T15:24:33Z2022-02-15T15:24:33Z2019-07-30SOUZA JUNIOR, Gladson Cardoso de. Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15048This research sought to study the elaboration process of the contemporary documentary scene. The emphasis of the work was to investigate the theoretical-methodological procedures for the elaboration of mise-en-scène used by contemporary -independent directors in their daily professional life. The greater interest is in the relationship between the subject's camera and the person's character. In this sense, we sought to investigate how the knowledge and methods produced and / or practiced by independent filmmakers are articulated with the know-how of cinema theory, based on the approximation of methodological procedures and practices present in other areas of knowledge production. The attempt to verify the possible approximations and distances belonging to different fields, as well as, to observe in what measure these areas are influenced and / or denied by elaboration of the staging of the documentary was given from the process of realization of the movies “so that the world does not forget” (2019/20) of Pedro Bomba and 144 hours and some minutes stolen (2019/20) of Gladson Galego.Esta pesquisa buscou estudar o processo de elaboração da cena documental contemporânea, tendo como ênfase a investigação dos procedimentos teóricometodológicos de elaboração da mise-en-scène utilizada por realizadoresindependentes-contemporâneos em seus cotidianos profissionais. A relação entre sujeito da câmera e pessoa personagem é a principal ferramenta deste estudo e foi partindo deste sentido, que se buscou averiguar como os conhecimentos e métodos produzidos e/ou praticados por realizadores independentes, se articulam com o próprio saber-fazer da teoria do cinema. Utilizando procedimentos metodológicos e práticas presentes em outras áreas da produção de conhecimento, o intento de verificar as possíveis aproximações e distanciamentos pertencentes a diferentes campos, bem como, observar em que medida esses campos se influenciam e/ou se negam no que compete à elaboração da encenação do filme documental, se dá a partir do processo de realização dos filmes Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego.Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SESão CristóvãoporCinemaCinema independenteDocumentário contemporâneoMise-en-scène documentalFilme-cartaCinema de fluxoPara que o mundo não esqueça (filme)144 horas e alguns minutos roubados (filme)Independent cinemaContemporary documentaryDocumentary mise-en-scèneFilm-letterFlow cinemaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAEm-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galegoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação Interdisciplinar em CinemaUniversidade Federal de Sergipereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdfGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdfapplication/pdf2975014https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/2/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdfffa454ecf6787085439452c459cfdd7eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51TEXTGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.txtGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain348052https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/3/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.txt0145e01bc56341999aac1e6d17b24343MD53THUMBNAILGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.jpgGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/4/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.jpgca7587d0ffd281c69268bdd3938f44e6MD54riufs/150482022-02-15 12:26:31.176oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2022-02-15T15:26:31Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
title Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
spellingShingle Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
Souza Junior, Gladson Cardoso de
Cinema
Cinema independente
Documentário contemporâneo
Mise-en-scène documental
Filme-carta
Cinema de fluxo
Para que o mundo não esqueça (filme)
144 horas e alguns minutos roubados (filme)
Independent cinema
Contemporary documentary
Documentary mise-en-scène
Film-letter
Flow cinema
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
title_short Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
title_full Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
title_fullStr Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
title_full_unstemmed Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
title_sort Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
author Souza Junior, Gladson Cardoso de
author_facet Souza Junior, Gladson Cardoso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Junior, Gladson Cardoso de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Adriana Dantas
contributor_str_mv Nogueira, Adriana Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cinema independente
Documentário contemporâneo
Mise-en-scène documental
Filme-carta
Cinema de fluxo
Para que o mundo não esqueça (filme)
144 horas e alguns minutos roubados (filme)
topic Cinema
Cinema independente
Documentário contemporâneo
Mise-en-scène documental
Filme-carta
Cinema de fluxo
Para que o mundo não esqueça (filme)
144 horas e alguns minutos roubados (filme)
Independent cinema
Contemporary documentary
Documentary mise-en-scène
Film-letter
Flow cinema
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
dc.subject.eng.fl_str_mv Independent cinema
Contemporary documentary
Documentary mise-en-scène
Film-letter
Flow cinema
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
description This research sought to study the elaboration process of the contemporary documentary scene. The emphasis of the work was to investigate the theoretical-methodological procedures for the elaboration of mise-en-scène used by contemporary -independent directors in their daily professional life. The greater interest is in the relationship between the subject's camera and the person's character. In this sense, we sought to investigate how the knowledge and methods produced and / or practiced by independent filmmakers are articulated with the know-how of cinema theory, based on the approximation of methodological procedures and practices present in other areas of knowledge production. The attempt to verify the possible approximations and distances belonging to different fields, as well as, to observe in what measure these areas are influenced and / or denied by elaboration of the staging of the documentary was given from the process of realization of the movies “so that the world does not forget” (2019/20) of Pedro Bomba and 144 hours and some minutes stolen (2019/20) of Gladson Galego.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T15:24:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-15T15:24:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA JUNIOR, Gladson Cardoso de. Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15048
identifier_str_mv SOUZA JUNIOR, Gladson Cardoso de. Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
url https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
dc.publisher.initials.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/2/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/1/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/3/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/4/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ffa454ecf6787085439452c459cfdd7e
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
0145e01bc56341999aac1e6d17b24343
ca7587d0ffd281c69268bdd3938f44e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110779966619648