Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15048 |
Resumo: | This research sought to study the elaboration process of the contemporary documentary scene. The emphasis of the work was to investigate the theoretical-methodological procedures for the elaboration of mise-en-scène used by contemporary -independent directors in their daily professional life. The greater interest is in the relationship between the subject's camera and the person's character. In this sense, we sought to investigate how the knowledge and methods produced and / or practiced by independent filmmakers are articulated with the know-how of cinema theory, based on the approximation of methodological procedures and practices present in other areas of knowledge production. The attempt to verify the possible approximations and distances belonging to different fields, as well as, to observe in what measure these areas are influenced and / or denied by elaboration of the staging of the documentary was given from the process of realization of the movies “so that the world does not forget” (2019/20) of Pedro Bomba and 144 hours and some minutes stolen (2019/20) of Gladson Galego. |
id |
UFS-2_cb6d432b3d39bda1b82b511dd33e87cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/15048 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza Junior, Gladson Cardoso deNogueira, Adriana Dantas2022-02-15T15:24:33Z2022-02-15T15:24:33Z2019-07-30SOUZA JUNIOR, Gladson Cardoso de. Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15048This research sought to study the elaboration process of the contemporary documentary scene. The emphasis of the work was to investigate the theoretical-methodological procedures for the elaboration of mise-en-scène used by contemporary -independent directors in their daily professional life. The greater interest is in the relationship between the subject's camera and the person's character. In this sense, we sought to investigate how the knowledge and methods produced and / or practiced by independent filmmakers are articulated with the know-how of cinema theory, based on the approximation of methodological procedures and practices present in other areas of knowledge production. The attempt to verify the possible approximations and distances belonging to different fields, as well as, to observe in what measure these areas are influenced and / or denied by elaboration of the staging of the documentary was given from the process of realization of the movies “so that the world does not forget” (2019/20) of Pedro Bomba and 144 hours and some minutes stolen (2019/20) of Gladson Galego.Esta pesquisa buscou estudar o processo de elaboração da cena documental contemporânea, tendo como ênfase a investigação dos procedimentos teóricometodológicos de elaboração da mise-en-scène utilizada por realizadoresindependentes-contemporâneos em seus cotidianos profissionais. A relação entre sujeito da câmera e pessoa personagem é a principal ferramenta deste estudo e foi partindo deste sentido, que se buscou averiguar como os conhecimentos e métodos produzidos e/ou praticados por realizadores independentes, se articulam com o próprio saber-fazer da teoria do cinema. Utilizando procedimentos metodológicos e práticas presentes em outras áreas da produção de conhecimento, o intento de verificar as possíveis aproximações e distanciamentos pertencentes a diferentes campos, bem como, observar em que medida esses campos se influenciam e/ou se negam no que compete à elaboração da encenação do filme documental, se dá a partir do processo de realização dos filmes Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego.Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SESão CristóvãoporCinemaCinema independenteDocumentário contemporâneoMise-en-scène documentalFilme-cartaCinema de fluxoPara que o mundo não esqueça (filme)144 horas e alguns minutos roubados (filme)Independent cinemaContemporary documentaryDocumentary mise-en-scèneFilm-letterFlow cinemaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAEm-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galegoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação Interdisciplinar em CinemaUniversidade Federal de Sergipereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdfGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdfapplication/pdf2975014https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/2/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdfffa454ecf6787085439452c459cfdd7eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51TEXTGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.txtGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain348052https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/3/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.txt0145e01bc56341999aac1e6d17b24343MD53THUMBNAILGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.jpgGLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/4/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.jpgca7587d0ffd281c69268bdd3938f44e6MD54riufs/150482022-02-15 12:26:31.176oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2022-02-15T15:26:31Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego |
title |
Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego |
spellingShingle |
Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego Souza Junior, Gladson Cardoso de Cinema Cinema independente Documentário contemporâneo Mise-en-scène documental Filme-carta Cinema de fluxo Para que o mundo não esqueça (filme) 144 horas e alguns minutos roubados (filme) Independent cinema Contemporary documentary Documentary mise-en-scène Film-letter Flow cinema LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
title_short |
Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego |
title_full |
Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego |
title_fullStr |
Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego |
title_full_unstemmed |
Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego |
title_sort |
Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego |
author |
Souza Junior, Gladson Cardoso de |
author_facet |
Souza Junior, Gladson Cardoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Junior, Gladson Cardoso de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Adriana Dantas |
contributor_str_mv |
Nogueira, Adriana Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Cinema independente Documentário contemporâneo Mise-en-scène documental Filme-carta Cinema de fluxo Para que o mundo não esqueça (filme) 144 horas e alguns minutos roubados (filme) |
topic |
Cinema Cinema independente Documentário contemporâneo Mise-en-scène documental Filme-carta Cinema de fluxo Para que o mundo não esqueça (filme) 144 horas e alguns minutos roubados (filme) Independent cinema Contemporary documentary Documentary mise-en-scène Film-letter Flow cinema LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Independent cinema Contemporary documentary Documentary mise-en-scène Film-letter Flow cinema |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
description |
This research sought to study the elaboration process of the contemporary documentary scene. The emphasis of the work was to investigate the theoretical-methodological procedures for the elaboration of mise-en-scène used by contemporary -independent directors in their daily professional life. The greater interest is in the relationship between the subject's camera and the person's character. In this sense, we sought to investigate how the knowledge and methods produced and / or practiced by independent filmmakers are articulated with the know-how of cinema theory, based on the approximation of methodological procedures and practices present in other areas of knowledge production. The attempt to verify the possible approximations and distances belonging to different fields, as well as, to observe in what measure these areas are influenced and / or denied by elaboration of the staging of the documentary was given from the process of realization of the movies “so that the world does not forget” (2019/20) of Pedro Bomba and 144 hours and some minutes stolen (2019/20) of Gladson Galego. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T15:24:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T15:24:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA JUNIOR, Gladson Cardoso de. Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15048 |
identifier_str_mv |
SOUZA JUNIOR, Gladson Cardoso de. Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019. |
url |
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/2/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/3/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15048/4/GLADSON_CARDOSO_SOUZA_JUNIOR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffa454ecf6787085439452c459cfdd7e 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c 0145e01bc56341999aac1e6d17b24343 ca7587d0ffd281c69268bdd3938f44e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110779966619648 |