Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lucicleide Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6454
Resumo: This Work of Final Conclusion aims to present a pedagogical proposal to the work with the reading and comprehension of the textual genre strip. For this end it was created a workshop and two video lessons with focus on the development of a reading and comprehension of this genre specifically for students in 9th grade of Elementary School. In order to reach this purpose, it was put in evidence the script break mechanism or linearity, so common to these texts and responsible for the construction of humor present in this genre. As theoretical apparatus, designs were used on the textual and / or gender and reading grounded in the postulates of Bakhtin (1997), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), among others, in addition to the conceptions and orientatios for the maternal language teaching proposed by PCNs (3rd and 4th cycles of elementary school).
id UFS-2_e18d89db86feb507e1776d19b7df1ccb
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6454
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Rocha, Lucicleide CostaReis, Mariléia Silva doshttp://lattes.cnpq.br/64243645460441702017-09-27T19:44:42Z2017-09-27T19:44:42Z2015-08-12ROCHA, Lucicleide Costa. Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6454This Work of Final Conclusion aims to present a pedagogical proposal to the work with the reading and comprehension of the textual genre strip. For this end it was created a workshop and two video lessons with focus on the development of a reading and comprehension of this genre specifically for students in 9th grade of Elementary School. In order to reach this purpose, it was put in evidence the script break mechanism or linearity, so common to these texts and responsible for the construction of humor present in this genre. As theoretical apparatus, designs were used on the textual and / or gender and reading grounded in the postulates of Bakhtin (1997), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), among others, in addition to the conceptions and orientatios for the maternal language teaching proposed by PCNs (3rd and 4th cycles of elementary school).Este Trabalho de Conclusão Final tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o trabalho com a leitura e compreensão do gênero textual tirinha. Para este fim, foram elaboradas uma oficina e duas vídeo-aulas com foco no desenvolvimento de uma leitura e compreensão desse gênero textual especificamente por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, colocou-se em evidência o mecanismo de quebra de script ou linearidade, tão comum a esses textos e responsável pela construção de humor presente no referido gênero. Como aparato teórico, foram utilizadas concepções sobre os gêneros textuais e/ou discursivos e leitura alicerçadas nos postulados de Bakhtin (1997), Marcuschi (1996; 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), entre outros, além das concepções e orientações para o ensino de língua materna propostas pelos PCNs (3º e 4º ciclos do ensino fundamental).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBrasilTirinhas em quadrinhosLeituraGêneros literáriosHistórias em quadrinhosEnsino fundamentalComic stripsReadingComprehensionTeachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdfapplication/pdf1360236https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/1/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf801dc21c5feebab2c08b124562a4c0f1MD51TEXTLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.txtLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.txtExtracted texttext/plain123619https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/2/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.txtb5cb85fcc378495f6e8f329740bec319MD52THUMBNAILLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.jpgLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/3/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.jpgd60752de42283c12671685269a489bfcMD53riufs/64542018-01-15 19:49:38.749oai:ufs.br:riufs/6454Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:49:38Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas
title Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas
spellingShingle Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas
Rocha, Lucicleide Costa
Tirinhas em quadrinhos
Leitura
Gêneros literários
Histórias em quadrinhos
Ensino fundamental
Comic strips
Reading
Comprehension
Teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas
title_full Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas
title_fullStr Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas
title_full_unstemmed Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas
title_sort Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas
author Rocha, Lucicleide Costa
author_facet Rocha, Lucicleide Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Lucicleide Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Mariléia Silva dos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6424364546044170
contributor_str_mv Reis, Mariléia Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tirinhas em quadrinhos
Leitura
Gêneros literários
Histórias em quadrinhos
Ensino fundamental
topic Tirinhas em quadrinhos
Leitura
Gêneros literários
Histórias em quadrinhos
Ensino fundamental
Comic strips
Reading
Comprehension
Teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Comic strips
Reading
Comprehension
Teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This Work of Final Conclusion aims to present a pedagogical proposal to the work with the reading and comprehension of the textual genre strip. For this end it was created a workshop and two video lessons with focus on the development of a reading and comprehension of this genre specifically for students in 9th grade of Elementary School. In order to reach this purpose, it was put in evidence the script break mechanism or linearity, so common to these texts and responsible for the construction of humor present in this genre. As theoretical apparatus, designs were used on the textual and / or gender and reading grounded in the postulates of Bakhtin (1997), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), among others, in addition to the conceptions and orientatios for the maternal language teaching proposed by PCNs (3rd and 4th cycles of elementary school).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Lucicleide Costa. Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6454
identifier_str_mv ROCHA, Lucicleide Costa. Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação Profissional em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/1/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/2/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/3/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 801dc21c5feebab2c08b124562a4c0f1
b5cb85fcc378495f6e8f329740bec319
d60752de42283c12671685269a489bfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110784171409408