Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6454 |
Resumo: | This Work of Final Conclusion aims to present a pedagogical proposal to the work with the reading and comprehension of the textual genre strip. For this end it was created a workshop and two video lessons with focus on the development of a reading and comprehension of this genre specifically for students in 9th grade of Elementary School. In order to reach this purpose, it was put in evidence the script break mechanism or linearity, so common to these texts and responsible for the construction of humor present in this genre. As theoretical apparatus, designs were used on the textual and / or gender and reading grounded in the postulates of Bakhtin (1997), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), among others, in addition to the conceptions and orientatios for the maternal language teaching proposed by PCNs (3rd and 4th cycles of elementary school). |
id |
UFS-2_e18d89db86feb507e1776d19b7df1ccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/6454 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Lucicleide CostaReis, Mariléia Silva doshttp://lattes.cnpq.br/64243645460441702017-09-27T19:44:42Z2017-09-27T19:44:42Z2015-08-12ROCHA, Lucicleide Costa. Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6454This Work of Final Conclusion aims to present a pedagogical proposal to the work with the reading and comprehension of the textual genre strip. For this end it was created a workshop and two video lessons with focus on the development of a reading and comprehension of this genre specifically for students in 9th grade of Elementary School. In order to reach this purpose, it was put in evidence the script break mechanism or linearity, so common to these texts and responsible for the construction of humor present in this genre. As theoretical apparatus, designs were used on the textual and / or gender and reading grounded in the postulates of Bakhtin (1997), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), among others, in addition to the conceptions and orientatios for the maternal language teaching proposed by PCNs (3rd and 4th cycles of elementary school).Este Trabalho de Conclusão Final tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o trabalho com a leitura e compreensão do gênero textual tirinha. Para este fim, foram elaboradas uma oficina e duas vídeo-aulas com foco no desenvolvimento de uma leitura e compreensão desse gênero textual especificamente por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, colocou-se em evidência o mecanismo de quebra de script ou linearidade, tão comum a esses textos e responsável pela construção de humor presente no referido gênero. Como aparato teórico, foram utilizadas concepções sobre os gêneros textuais e/ou discursivos e leitura alicerçadas nos postulados de Bakhtin (1997), Marcuschi (1996; 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), entre outros, além das concepções e orientações para o ensino de língua materna propostas pelos PCNs (3º e 4º ciclos do ensino fundamental).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBrasilTirinhas em quadrinhosLeituraGêneros literáriosHistórias em quadrinhosEnsino fundamentalComic stripsReadingComprehensionTeachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdfapplication/pdf1360236https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/1/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf801dc21c5feebab2c08b124562a4c0f1MD51TEXTLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.txtLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.txtExtracted texttext/plain123619https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/2/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.txtb5cb85fcc378495f6e8f329740bec319MD52THUMBNAILLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.jpgLUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/3/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.jpgd60752de42283c12671685269a489bfcMD53riufs/64542018-01-15 19:49:38.749oai:ufs.br:riufs/6454Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:49:38Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas |
title |
Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas |
spellingShingle |
Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas Rocha, Lucicleide Costa Tirinhas em quadrinhos Leitura Gêneros literários Histórias em quadrinhos Ensino fundamental Comic strips Reading Comprehension Teaching LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas |
title_full |
Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas |
title_fullStr |
Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas |
title_full_unstemmed |
Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas |
title_sort |
Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas |
author |
Rocha, Lucicleide Costa |
author_facet |
Rocha, Lucicleide Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Lucicleide Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Mariléia Silva dos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6424364546044170 |
contributor_str_mv |
Reis, Mariléia Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tirinhas em quadrinhos Leitura Gêneros literários Histórias em quadrinhos Ensino fundamental |
topic |
Tirinhas em quadrinhos Leitura Gêneros literários Histórias em quadrinhos Ensino fundamental Comic strips Reading Comprehension Teaching LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Comic strips Reading Comprehension Teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This Work of Final Conclusion aims to present a pedagogical proposal to the work with the reading and comprehension of the textual genre strip. For this end it was created a workshop and two video lessons with focus on the development of a reading and comprehension of this genre specifically for students in 9th grade of Elementary School. In order to reach this purpose, it was put in evidence the script break mechanism or linearity, so common to these texts and responsible for the construction of humor present in this genre. As theoretical apparatus, designs were used on the textual and / or gender and reading grounded in the postulates of Bakhtin (1997), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), among others, in addition to the conceptions and orientatios for the maternal language teaching proposed by PCNs (3rd and 4th cycles of elementary school). |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Lucicleide Costa. Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6454 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Lucicleide Costa. Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação Profissional em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/1/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/2/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6454/3/LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
801dc21c5feebab2c08b124562a4c0f1 b5cb85fcc378495f6e8f329740bec319 d60752de42283c12671685269a489bfc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110784171409408 |