Instituto De Educação Rui Barbosa – IERB : feminização do magistério em Sergipe (1911 – 1969)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Melo, Sônia Pinto de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1068
Resumo: Esta pesquisa está inserida no campo da História Cultural e aliada à formação docente e à feminização do magistério. Para a realização da mesma, utilizaram-se fontes bibliográficas. Como, no campo da História da Educação no Brasil, o acesso feminino à educação deu-se de maneira lenta e gradual, com a feminização do magistério, as Escolas Normais tiveram grande contribuição para a formação do legado destinado às mulheres que viam no magistério a possibilidade de melhorar o nível intelectual, ter acesso a uma profissão e angariar sua autonomia no campo social. Este estudo, o qual se encontra concluído, objetivou estudar como se deu tal processo em Sergipe. Neste estado, a Escola Normal “Rui Barbosa”, posteriormente, transformada em Instituto de Educação “Rui Barbosa”, foi a responsável pela formação das professoras sergipanas. Neste trabalho, a referida escola foi estudada em dois momentos distintos. O primeiro, no período em que a mesma ficou instalada na Praça Olímpio Campos, entre os anos de 1911 a 1954; já o segundo, no momento de transferência para a Rua Laranjeiras, no ano de 1954 até o ano de 1969 – período em que as mulheres buscaram, de maneira mais intensa, legitimar-se no campo social e o fez através do acesso à instrução e à profissão.
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Como, no campo da História da Educação no Brasil, o acesso feminino à educação deu-se de maneira lenta e gradual, com a feminização do magistério, as Escolas Normais tiveram grande contribuição para a formação do legado destinado às mulheres que viam no magistério a possibilidade de melhorar o nível intelectual, ter acesso a uma profissão e angariar sua autonomia no campo social. Este estudo, o qual se encontra concluído, objetivou estudar como se deu tal processo em Sergipe. Neste estado, a Escola Normal “Rui Barbosa”, posteriormente, transformada em Instituto de Educação “Rui Barbosa”, foi a responsável pela formação das professoras sergipanas. Neste trabalho, a referida escola foi estudada em dois momentos distintos. 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