Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Gregorio, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Karine Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954
Resumo: Vislumbram-se neste estudo, possibilidades de diálogo entre o tema Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos no lócus da Família e da Escola, tendo o recorte na sexualidade não heterossexual e seus desafios desde a orientação na família e a construção das identidades de gênero no cenário escolar/social. Sabe-se que nesses espaços, a violência homofóbica se materializa, legitimando condutas preconceituosas nos diversos âmbitos da sociedade. Com base em estudos bibliográficos e a partir de pesquisas realizadas em campo empírico–escolas públicas do município de Jequié/BA – discute-se o tema, salientando-se a importância do refletir sobre as posturas estigmatizadoras das pessoas na família e na própria escola e a garantia dos Direitos Humanos através da criação de ações e políticas públicas promotoras de uma cultura de paz e do respeito à diversidade humana. A pesquisa mostrou que se faz necessário criar condições propícias para a emergência de novos paradigmas na família e na escola, com olhar voltado para a questão da legitimação dessas condutas preconceituosas, onde pensar a alteridade fundamenta o resgate de uma ética mais comprometida com o processo de inclusão social.
id UFS-3_08cb717b34db76dfc990be80c974cea4
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2954
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecidaVislumbram-se neste estudo, possibilidades de diálogo entre o tema Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos no lócus da Família e da Escola, tendo o recorte na sexualidade não heterossexual e seus desafios desde a orientação na família e a construção das identidades de gênero no cenário escolar/social. Sabe-se que nesses espaços, a violência homofóbica se materializa, legitimando condutas preconceituosas nos diversos âmbitos da sociedade. Com base em estudos bibliográficos e a partir de pesquisas realizadas em campo empírico–escolas públicas do município de Jequié/BA – discute-se o tema, salientando-se a importância do refletir sobre as posturas estigmatizadoras das pessoas na família e na própria escola e a garantia dos Direitos Humanos através da criação de ações e políticas públicas promotoras de uma cultura de paz e do respeito à diversidade humana. A pesquisa mostrou que se faz necessário criar condições propícias para a emergência de novos paradigmas na família e na escola, com olhar voltado para a questão da legitimação dessas condutas preconceituosas, onde pensar a alteridade fundamenta o resgate de uma ética mais comprometida com o processo de inclusão social.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/295410.20952/revtee.v0i0.2954Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-902358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954/2601Di Gregorio, Maria de FátimaSilva, Karine Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2954Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida
title Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida
spellingShingle Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida
Di Gregorio, Maria de Fátima
title_short Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida
title_full Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida
title_fullStr Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida
title_full_unstemmed Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida
title_sort Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida
author Di Gregorio, Maria de Fátima
author_facet Di Gregorio, Maria de Fátima
Silva, Karine Nascimento
author_role author
author2 Silva, Karine Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Gregorio, Maria de Fátima
Silva, Karine Nascimento
description Vislumbram-se neste estudo, possibilidades de diálogo entre o tema Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos no lócus da Família e da Escola, tendo o recorte na sexualidade não heterossexual e seus desafios desde a orientação na família e a construção das identidades de gênero no cenário escolar/social. Sabe-se que nesses espaços, a violência homofóbica se materializa, legitimando condutas preconceituosas nos diversos âmbitos da sociedade. Com base em estudos bibliográficos e a partir de pesquisas realizadas em campo empírico–escolas públicas do município de Jequié/BA – discute-se o tema, salientando-se a importância do refletir sobre as posturas estigmatizadoras das pessoas na família e na própria escola e a garantia dos Direitos Humanos através da criação de ações e políticas públicas promotoras de uma cultura de paz e do respeito à diversidade humana. A pesquisa mostrou que se faz necessário criar condições propícias para a emergência de novos paradigmas na família e na escola, com olhar voltado para a questão da legitimação dessas condutas preconceituosas, onde pensar a alteridade fundamenta o resgate de uma ética mais comprometida com o processo de inclusão social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954
10.20952/revtee.v0i0.2954
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954/2601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180986630144