Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954 |
Resumo: | Vislumbram-se neste estudo, possibilidades de diálogo entre o tema Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos no lócus da Família e da Escola, tendo o recorte na sexualidade não heterossexual e seus desafios desde a orientação na família e a construção das identidades de gênero no cenário escolar/social. Sabe-se que nesses espaços, a violência homofóbica se materializa, legitimando condutas preconceituosas nos diversos âmbitos da sociedade. Com base em estudos bibliográficos e a partir de pesquisas realizadas em campo empírico–escolas públicas do município de Jequié/BA – discute-se o tema, salientando-se a importância do refletir sobre as posturas estigmatizadoras das pessoas na família e na própria escola e a garantia dos Direitos Humanos através da criação de ações e políticas públicas promotoras de uma cultura de paz e do respeito à diversidade humana. A pesquisa mostrou que se faz necessário criar condições propícias para a emergência de novos paradigmas na família e na escola, com olhar voltado para a questão da legitimação dessas condutas preconceituosas, onde pensar a alteridade fundamenta o resgate de uma ética mais comprometida com o processo de inclusão social. |
id |
UFS-3_08cb717b34db76dfc990be80c974cea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2954 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecidaVislumbram-se neste estudo, possibilidades de diálogo entre o tema Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos no lócus da Família e da Escola, tendo o recorte na sexualidade não heterossexual e seus desafios desde a orientação na família e a construção das identidades de gênero no cenário escolar/social. Sabe-se que nesses espaços, a violência homofóbica se materializa, legitimando condutas preconceituosas nos diversos âmbitos da sociedade. Com base em estudos bibliográficos e a partir de pesquisas realizadas em campo empírico–escolas públicas do município de Jequié/BA – discute-se o tema, salientando-se a importância do refletir sobre as posturas estigmatizadoras das pessoas na família e na própria escola e a garantia dos Direitos Humanos através da criação de ações e políticas públicas promotoras de uma cultura de paz e do respeito à diversidade humana. A pesquisa mostrou que se faz necessário criar condições propícias para a emergência de novos paradigmas na família e na escola, com olhar voltado para a questão da legitimação dessas condutas preconceituosas, onde pensar a alteridade fundamenta o resgate de uma ética mais comprometida com o processo de inclusão social.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/295410.20952/revtee.v0i0.2954Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-902358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954/2601Di Gregorio, Maria de FátimaSilva, Karine Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2954Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida |
title |
Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida |
spellingShingle |
Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida Di Gregorio, Maria de Fátima |
title_short |
Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida |
title_full |
Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida |
title_fullStr |
Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida |
title_full_unstemmed |
Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida |
title_sort |
Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida |
author |
Di Gregorio, Maria de Fátima |
author_facet |
Di Gregorio, Maria de Fátima Silva, Karine Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Karine Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Gregorio, Maria de Fátima Silva, Karine Nascimento |
description |
Vislumbram-se neste estudo, possibilidades de diálogo entre o tema Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos no lócus da Família e da Escola, tendo o recorte na sexualidade não heterossexual e seus desafios desde a orientação na família e a construção das identidades de gênero no cenário escolar/social. Sabe-se que nesses espaços, a violência homofóbica se materializa, legitimando condutas preconceituosas nos diversos âmbitos da sociedade. Com base em estudos bibliográficos e a partir de pesquisas realizadas em campo empírico–escolas públicas do município de Jequié/BA – discute-se o tema, salientando-se a importância do refletir sobre as posturas estigmatizadoras das pessoas na família e na própria escola e a garantia dos Direitos Humanos através da criação de ações e políticas públicas promotoras de uma cultura de paz e do respeito à diversidade humana. A pesquisa mostrou que se faz necessário criar condições propícias para a emergência de novos paradigmas na família e na escola, com olhar voltado para a questão da legitimação dessas condutas preconceituosas, onde pensar a alteridade fundamenta o resgate de uma ética mais comprometida com o processo de inclusão social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954 10.20952/revtee.v0i0.2954 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2954/2601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 79-90 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180986630144 |