DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aldeni Melo de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gerevini, Alessandra Mocellin, Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429
Resumo: Objetivamos neste estudo problematizar o uso do diário de bordo como auxiliar no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, podendo dar suporte a um processo investigativo, relacionando-o com a proposta de aprender a aprender e com a pesquisa na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descritivo. Foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Macapá/AP, com uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no período de março a junho de 2014. Os estudantes em grupos desenvolveram projetos de pesquisa e registraram as etapas em diários de bordo, os quais foram analisados descritivamente durante e ao final do estudo. As análises dos registros nos diários de bordo, os questionamentos durante as aulas de Ciências e as observações do professor mostram que houve o desenvolvimento da autonomia dos envolvidos na investigação, com a busca por respostas, construção de modelos e protótipos, discussões e questionamentos reconstrutivos, que são indícios da alfabetização científica.
id UFS-3_0b318d680b2a705a29aeb01bb6d5a987
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6429
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAObjetivamos neste estudo problematizar o uso do diário de bordo como auxiliar no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, podendo dar suporte a um processo investigativo, relacionando-o com a proposta de aprender a aprender e com a pesquisa na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descritivo. Foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Macapá/AP, com uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no período de março a junho de 2014. Os estudantes em grupos desenvolveram projetos de pesquisa e registraram as etapas em diários de bordo, os quais foram analisados descritivamente durante e ao final do estudo. As análises dos registros nos diários de bordo, os questionamentos durante as aulas de Ciências e as observações do professor mostram que houve o desenvolvimento da autonomia dos envolvidos na investigação, com a busca por respostas, construção de modelos e protótipos, discussões e questionamentos reconstrutivos, que são indícios da alfabetização científica.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/642910.20952/revtee.v10i22.6429Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-1322358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Aldeni Melo deGerevini, Alessandra MocellinStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarães2022-02-11T13:10:07Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6429Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T13:10:07Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
spellingShingle DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Oliveira, Aldeni Melo de
title_short DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title_full DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title_fullStr DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title_full_unstemmed DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title_sort DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
author Oliveira, Aldeni Melo de
author_facet Oliveira, Aldeni Melo de
Gerevini, Alessandra Mocellin
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author_role author
author2 Gerevini, Alessandra Mocellin
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aldeni Melo de
Gerevini, Alessandra Mocellin
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
description Objetivamos neste estudo problematizar o uso do diário de bordo como auxiliar no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, podendo dar suporte a um processo investigativo, relacionando-o com a proposta de aprender a aprender e com a pesquisa na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descritivo. Foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Macapá/AP, com uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no período de março a junho de 2014. Os estudantes em grupos desenvolveram projetos de pesquisa e registraram as etapas em diários de bordo, os quais foram analisados descritivamente durante e ao final do estudo. As análises dos registros nos diários de bordo, os questionamentos durante as aulas de Ciências e as observações do professor mostram que houve o desenvolvimento da autonomia dos envolvidos na investigação, com a busca por respostas, construção de modelos e protótipos, discussões e questionamentos reconstrutivos, que são indícios da alfabetização científica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429
10.20952/revtee.v10i22.6429
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i22.6429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181748944896