DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429 |
Resumo: | Objetivamos neste estudo problematizar o uso do diário de bordo como auxiliar no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, podendo dar suporte a um processo investigativo, relacionando-o com a proposta de aprender a aprender e com a pesquisa na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descritivo. Foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Macapá/AP, com uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no período de março a junho de 2014. Os estudantes em grupos desenvolveram projetos de pesquisa e registraram as etapas em diários de bordo, os quais foram analisados descritivamente durante e ao final do estudo. As análises dos registros nos diários de bordo, os questionamentos durante as aulas de Ciências e as observações do professor mostram que houve o desenvolvimento da autonomia dos envolvidos na investigação, com a busca por respostas, construção de modelos e protótipos, discussões e questionamentos reconstrutivos, que são indícios da alfabetização científica. |
id |
UFS-3_0b318d680b2a705a29aeb01bb6d5a987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6429 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAObjetivamos neste estudo problematizar o uso do diário de bordo como auxiliar no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, podendo dar suporte a um processo investigativo, relacionando-o com a proposta de aprender a aprender e com a pesquisa na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descritivo. Foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Macapá/AP, com uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no período de março a junho de 2014. Os estudantes em grupos desenvolveram projetos de pesquisa e registraram as etapas em diários de bordo, os quais foram analisados descritivamente durante e ao final do estudo. As análises dos registros nos diários de bordo, os questionamentos durante as aulas de Ciências e as observações do professor mostram que houve o desenvolvimento da autonomia dos envolvidos na investigação, com a busca por respostas, construção de modelos e protótipos, discussões e questionamentos reconstrutivos, que são indícios da alfabetização científica.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/642910.20952/revtee.v10i22.6429Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-1322358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Aldeni Melo deGerevini, Alessandra MocellinStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarães2022-02-11T13:10:07Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6429Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T13:10:07Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title |
DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
spellingShingle |
DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Oliveira, Aldeni Melo de |
title_short |
DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title_full |
DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title_fullStr |
DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title_full_unstemmed |
DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title_sort |
DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
author |
Oliveira, Aldeni Melo de |
author_facet |
Oliveira, Aldeni Melo de Gerevini, Alessandra Mocellin Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Gerevini, Alessandra Mocellin Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Aldeni Melo de Gerevini, Alessandra Mocellin Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
description |
Objetivamos neste estudo problematizar o uso do diário de bordo como auxiliar no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, podendo dar suporte a um processo investigativo, relacionando-o com a proposta de aprender a aprender e com a pesquisa na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descritivo. Foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Macapá/AP, com uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no período de março a junho de 2014. Os estudantes em grupos desenvolveram projetos de pesquisa e registraram as etapas em diários de bordo, os quais foram analisados descritivamente durante e ao final do estudo. As análises dos registros nos diários de bordo, os questionamentos durante as aulas de Ciências e as observações do professor mostram que houve o desenvolvimento da autonomia dos envolvidos na investigação, com a busca por respostas, construção de modelos e protótipos, discussões e questionamentos reconstrutivos, que são indícios da alfabetização científica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429 10.20952/revtee.v10i22.6429 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i22.6429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6429/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 119-132 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181748944896 |