Uniforme escolar e uniformização dos corpos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134
Resumo: Este trabalho propõe a análise do uniforme escolar não como uma vestimenta casual, um tecido obrigatório a cobrir os corpos dos alunos, mas como um aspecto essencial para se compreender o universo escolar e a cultura que o sustenta e o define. A partir do diálogo com a fotografia em conjunção com o depoimento revelamos e analisamos aspectos históricos, filosóficos, políticos, socioeconômicos e culturais fundamentais para a compreensão dos sentidos e significados que configuram a dinâmica entre o tempo e espaço escolar ao longo do período de existência da instituição selecionada para a realização desse estudo, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, compreendendo o intervalo entre a década de 1940, contexto de sua criação, até os dias atuais, década de 2010. Para o trânsito entre o espaço e o tempo escolares utilizamos dois percursos: o sincrônico, em que analisamos situações e relações entre o indivíduo e a escola em determinados contextos; e o diacrônico, em que a partir do desencadeamento de uma temporalidade analisamos as situações e as relações do passado em relação ao presente. Nessa conjuntura, o uniforme escolar refere-se a um artefato cultural que reproduz os padrões estéticos e morais de um determinado grupo, bem como inculca e reforça estes mesmos padrões naqueles que o usam cotidianamente.
id UFS-3_146a8a3323aa1ce011c753e8031f80e9
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6134
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Uniforme escolar e uniformização dos corposEste trabalho propõe a análise do uniforme escolar não como uma vestimenta casual, um tecido obrigatório a cobrir os corpos dos alunos, mas como um aspecto essencial para se compreender o universo escolar e a cultura que o sustenta e o define. A partir do diálogo com a fotografia em conjunção com o depoimento revelamos e analisamos aspectos históricos, filosóficos, políticos, socioeconômicos e culturais fundamentais para a compreensão dos sentidos e significados que configuram a dinâmica entre o tempo e espaço escolar ao longo do período de existência da instituição selecionada para a realização desse estudo, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, compreendendo o intervalo entre a década de 1940, contexto de sua criação, até os dias atuais, década de 2010. Para o trânsito entre o espaço e o tempo escolares utilizamos dois percursos: o sincrônico, em que analisamos situações e relações entre o indivíduo e a escola em determinados contextos; e o diacrônico, em que a partir do desencadeamento de uma temporalidade analisamos as situações e as relações do passado em relação ao presente. Nessa conjuntura, o uniforme escolar refere-se a um artefato cultural que reproduz os padrões estéticos e morais de um determinado grupo, bem como inculca e reforça estes mesmos padrões naqueles que o usam cotidianamente.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfimage/jpegapplication/mswordimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/613410.20952/revtee.v10i22.6134Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9855https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9862https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9863https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9864https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9865https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9866https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9867https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9868https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9869https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9870https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9871Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Wilson Ricardo Antoniassi2022-02-11T12:50:18Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6134Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T12:50:18Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uniforme escolar e uniformização dos corpos
title Uniforme escolar e uniformização dos corpos
spellingShingle Uniforme escolar e uniformização dos corpos
Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
title_short Uniforme escolar e uniformização dos corpos
title_full Uniforme escolar e uniformização dos corpos
title_fullStr Uniforme escolar e uniformização dos corpos
title_full_unstemmed Uniforme escolar e uniformização dos corpos
title_sort Uniforme escolar e uniformização dos corpos
author Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
author_facet Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi
description Este trabalho propõe a análise do uniforme escolar não como uma vestimenta casual, um tecido obrigatório a cobrir os corpos dos alunos, mas como um aspecto essencial para se compreender o universo escolar e a cultura que o sustenta e o define. A partir do diálogo com a fotografia em conjunção com o depoimento revelamos e analisamos aspectos históricos, filosóficos, políticos, socioeconômicos e culturais fundamentais para a compreensão dos sentidos e significados que configuram a dinâmica entre o tempo e espaço escolar ao longo do período de existência da instituição selecionada para a realização desse estudo, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, compreendendo o intervalo entre a década de 1940, contexto de sua criação, até os dias atuais, década de 2010. Para o trânsito entre o espaço e o tempo escolares utilizamos dois percursos: o sincrônico, em que analisamos situações e relações entre o indivíduo e a escola em determinados contextos; e o diacrônico, em que a partir do desencadeamento de uma temporalidade analisamos as situações e as relações do passado em relação ao presente. Nessa conjuntura, o uniforme escolar refere-se a um artefato cultural que reproduz os padrões estéticos e morais de um determinado grupo, bem como inculca e reforça estes mesmos padrões naqueles que o usam cotidianamente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134
10.20952/revtee.v10i22.6134
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i22.6134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/pdf
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9855
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9862
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9863
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9864
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9865
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9866
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9867
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9868
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9869
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9870
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9871
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
application/msword
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181445906432