Uniforme escolar e uniformização dos corpos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134 |
Resumo: | Este trabalho propõe a análise do uniforme escolar não como uma vestimenta casual, um tecido obrigatório a cobrir os corpos dos alunos, mas como um aspecto essencial para se compreender o universo escolar e a cultura que o sustenta e o define. A partir do diálogo com a fotografia em conjunção com o depoimento revelamos e analisamos aspectos históricos, filosóficos, políticos, socioeconômicos e culturais fundamentais para a compreensão dos sentidos e significados que configuram a dinâmica entre o tempo e espaço escolar ao longo do período de existência da instituição selecionada para a realização desse estudo, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, compreendendo o intervalo entre a década de 1940, contexto de sua criação, até os dias atuais, década de 2010. Para o trânsito entre o espaço e o tempo escolares utilizamos dois percursos: o sincrônico, em que analisamos situações e relações entre o indivíduo e a escola em determinados contextos; e o diacrônico, em que a partir do desencadeamento de uma temporalidade analisamos as situações e as relações do passado em relação ao presente. Nessa conjuntura, o uniforme escolar refere-se a um artefato cultural que reproduz os padrões estéticos e morais de um determinado grupo, bem como inculca e reforça estes mesmos padrões naqueles que o usam cotidianamente. |
id |
UFS-3_146a8a3323aa1ce011c753e8031f80e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6134 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uniforme escolar e uniformização dos corposEste trabalho propõe a análise do uniforme escolar não como uma vestimenta casual, um tecido obrigatório a cobrir os corpos dos alunos, mas como um aspecto essencial para se compreender o universo escolar e a cultura que o sustenta e o define. A partir do diálogo com a fotografia em conjunção com o depoimento revelamos e analisamos aspectos históricos, filosóficos, políticos, socioeconômicos e culturais fundamentais para a compreensão dos sentidos e significados que configuram a dinâmica entre o tempo e espaço escolar ao longo do período de existência da instituição selecionada para a realização desse estudo, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, compreendendo o intervalo entre a década de 1940, contexto de sua criação, até os dias atuais, década de 2010. Para o trânsito entre o espaço e o tempo escolares utilizamos dois percursos: o sincrônico, em que analisamos situações e relações entre o indivíduo e a escola em determinados contextos; e o diacrônico, em que a partir do desencadeamento de uma temporalidade analisamos as situações e as relações do passado em relação ao presente. Nessa conjuntura, o uniforme escolar refere-se a um artefato cultural que reproduz os padrões estéticos e morais de um determinado grupo, bem como inculca e reforça estes mesmos padrões naqueles que o usam cotidianamente.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfimage/jpegapplication/mswordimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/613410.20952/revtee.v10i22.6134Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9855https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9862https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9863https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9864https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9865https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9866https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9867https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9868https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9869https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9870https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9871Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Wilson Ricardo Antoniassi2022-02-11T12:50:18Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6134Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T12:50:18Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uniforme escolar e uniformização dos corpos |
title |
Uniforme escolar e uniformização dos corpos |
spellingShingle |
Uniforme escolar e uniformização dos corpos Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi |
title_short |
Uniforme escolar e uniformização dos corpos |
title_full |
Uniforme escolar e uniformização dos corpos |
title_fullStr |
Uniforme escolar e uniformização dos corpos |
title_full_unstemmed |
Uniforme escolar e uniformização dos corpos |
title_sort |
Uniforme escolar e uniformização dos corpos |
author |
Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi |
author_facet |
Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi |
description |
Este trabalho propõe a análise do uniforme escolar não como uma vestimenta casual, um tecido obrigatório a cobrir os corpos dos alunos, mas como um aspecto essencial para se compreender o universo escolar e a cultura que o sustenta e o define. A partir do diálogo com a fotografia em conjunção com o depoimento revelamos e analisamos aspectos históricos, filosóficos, políticos, socioeconômicos e culturais fundamentais para a compreensão dos sentidos e significados que configuram a dinâmica entre o tempo e espaço escolar ao longo do período de existência da instituição selecionada para a realização desse estudo, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, compreendendo o intervalo entre a década de 1940, contexto de sua criação, até os dias atuais, década de 2010. Para o trânsito entre o espaço e o tempo escolares utilizamos dois percursos: o sincrônico, em que analisamos situações e relações entre o indivíduo e a escola em determinados contextos; e o diacrônico, em que a partir do desencadeamento de uma temporalidade analisamos as situações e as relações do passado em relação ao presente. Nessa conjuntura, o uniforme escolar refere-se a um artefato cultural que reproduz os padrões estéticos e morais de um determinado grupo, bem como inculca e reforça estes mesmos padrões naqueles que o usam cotidianamente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134 10.20952/revtee.v10i22.6134 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i22.6134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/pdf https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9855 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9862 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9863 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9864 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9865 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9866 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9867 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9868 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9869 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9870 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6134/9871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg application/msword image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 09-22 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181445906432 |