A interiorização da pós-graduação no sul do Amazonas: direitos, impactos e desafios:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Valmir Flores
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pimentel, Elizabeth Tavares, Costa, Rosangela Carvalho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16730
Resumo: A implantação do ensino superior público no interior do Estado do Amazonas é recente ou, se quisermos, tardia. O resultado dessa política de Estado tem suas consequências culturais e sociais, assim como econômicas e políticas. A região Sul do Amazonas, lócus a partir de onde fazemos este estudo, compreende um vasto território com necessidades de atendimento qualificado em diversas áreas. O ensino superior, em nível de pós-graduação stricto senso, é mais uma ferramenta muito importante para oportunizar e qualificar os profissionais, principalmente os que atuam na educação de base. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), objeto dessa reflexão, é o único PPG no interior do Estado do Amazonas direcionado para a qualificação de profissionais que atuam na educação desde 2017. Dessa forma, esta reflexão busca ressaltar os elementos que envolvem a história do PPGECH, a importância da interiorização, uma vez que todos os cursos se encontravam na capital Manaus, os impactos na área de ensino, na perspectiva cultural, econômica e social, assim como as relações internacionais, com a presença de estudantes de outros países.
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spelling A interiorização da pós-graduação no sul do Amazonas: direitos, impactos e desafios: Interiorización de estudios de graduado en el sur de la Amazonas: derechos, impactos y retos: The interiorization of graduate studies in the south of the Amazonas: rights, impacts and challenges: Educational politicsFormationInternationalizationTeachingEnseñandoFormaciónInternacionalizaciónPolíticas educativasEnsinoFormaçãoInternacionalizaçãoPolítica educacionalA implantação do ensino superior público no interior do Estado do Amazonas é recente ou, se quisermos, tardia. O resultado dessa política de Estado tem suas consequências culturais e sociais, assim como econômicas e políticas. A região Sul do Amazonas, lócus a partir de onde fazemos este estudo, compreende um vasto território com necessidades de atendimento qualificado em diversas áreas. O ensino superior, em nível de pós-graduação stricto senso, é mais uma ferramenta muito importante para oportunizar e qualificar os profissionais, principalmente os que atuam na educação de base. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), objeto dessa reflexão, é o único PPG no interior do Estado do Amazonas direcionado para a qualificação de profissionais que atuam na educação desde 2017. Dessa forma, esta reflexão busca ressaltar os elementos que envolvem a história do PPGECH, a importância da interiorização, uma vez que todos os cursos se encontravam na capital Manaus, os impactos na área de ensino, na perspectiva cultural, econômica e social, assim como as relações internacionais, com a presença de estudantes de outros países.La instalación de la educación superior pública en el interior del Estado de Amazonas es reciente o, si se quiere, tardía. El resultado de esta política de Estado tiene sus consecuencias tanto culturales y sociales como económicas y políticas. La región sur de Amazonas, el lugar desde el que hacemos esta reflexión, comprende un vasto territorio con necesidades de servicio calificado en diversas áreas. La educación superior, a nivel de posgrado stricto sensu, es otra herramienta muy importante para brindar oportunidades y capacitar a los profesionales, especialmente a los que trabajan en la educación básica. El Programa de Postgrado en Docencia en Ciencias y Humanidades (PPGECH) de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM), objeto de esta reflexión, es el único PPG en el interior del Estado de Amazonas dirigido a la calificación de los profesionales que laboran en la educación. Así, esta reflexión busca resaltar los elementos que envuelven la historia de PPGECH, la importancia de la interiorización, ya que todos los cursos se ubicaron en la capital Manaus, los impactos en el área docente, desde una perspectiva cultural, económica y social, así como relaciones internacionales, con la presencia de estudiantes de otros países.The installation of public higher education in the interior of the State of Amazonas is recent or, if you like, late. The result of this state policy has its cultural and social as well as economic and political consequences. The southern region of Amazonas, the locus from which we make this reflection, comprises a vast territory with needs for qualified service in various areas. Higher education, at the stricto sensu postgraduate level, is yet another very important tool to provide opportunities and qualify professionals, especially those who work in basic education. The Postgraduate Program in Science and Humanities Teaching (PPGECH) at the Federal University of Amazonas (UFAM), object of this reflection, is the only PPG in the interior of the State of Amazonas directed towards the qualification of professionals working in education. Thus, this reflection seeks to highlight the elements that involve the history of PPGECH, the importance of interiorization, since all courses were located in the capital Manaus, the impacts on the teaching area, from a cultural, economic and social perspective, as well as international relations, with the presence of students from other countries.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1673010.20952/revtee.v15i34.16730Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16730Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16730Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16730Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e167302358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16730/12600https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16730/13955Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Valmir FloresPimentel, Elizabeth TavaresCosta, Rosangela Carvalho da 2023-06-06T00:47:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16730Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-06T00:47:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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