Palabras-suspiros: una escritura a partir de temas sensibles y posibles apropiaciones para la enseñanza de la Historia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Henrique da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lucini, Marizete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19419
Resumo: O presente ensaio é fruto de reflexões sobre as possibilidades de transgredir barreiras impostas pelo saber hegemônico a partir de uma escrita inspirada em questões sensíveis. Considerando a perspectiva da decolonialidade, entendemos como questões sensíveis a colonialidade de gênero, sexualidade, etnia e raça que está intrinsecamente ligada às relações de poder e dominação que foram estabelecidas desde o período colonial. Ela se manifesta nas formas como grupos são marginalizados, oprimidos e subalternizados com base em suas identidades. Trata-se, portanto, de um movimento de construção a partir de palavras que narram experiências no sentido benjaminiano, que são compartilhadas, transmitidas e se desdobram no seu fazer artesanal, possibilitando a emersão de outras Histórias, antes invisibilizadas. Ao considerarmos a potencialidade dessas palavras-suspiro, que são constituídas por sentimentos, nos direcionamos a pensar a importância dessa abordagem no Ensino de História, que nos desloca para uma análise crítica das condições sociais que possibilitaram tais eventos.
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spelling Palabras-suspiros: una escritura a partir de temas sensibles y posibles apropiaciones para la enseñanza de la HistoriaWords-sighs: a writing from sensitive issues and possible appropriations for History teachingPalavras-suspiro: uma escrita a partir de questões sensíveis e as possíveis apropriações pelo ensino de HistóriaTeaching Historywords-sighsensitive issuesEnseñanza de la Historiapalabras-suspirocuestiones sensiblesEnsino de Históriapalavras-suspiroquestões sensíveisO presente ensaio é fruto de reflexões sobre as possibilidades de transgredir barreiras impostas pelo saber hegemônico a partir de uma escrita inspirada em questões sensíveis. Considerando a perspectiva da decolonialidade, entendemos como questões sensíveis a colonialidade de gênero, sexualidade, etnia e raça que está intrinsecamente ligada às relações de poder e dominação que foram estabelecidas desde o período colonial. Ela se manifesta nas formas como grupos são marginalizados, oprimidos e subalternizados com base em suas identidades. Trata-se, portanto, de um movimento de construção a partir de palavras que narram experiências no sentido benjaminiano, que são compartilhadas, transmitidas e se desdobram no seu fazer artesanal, possibilitando a emersão de outras Histórias, antes invisibilizadas. Ao considerarmos a potencialidade dessas palavras-suspiro, que são constituídas por sentimentos, nos direcionamos a pensar a importância dessa abordagem no Ensino de História, que nos desloca para uma análise crítica das condições sociais que possibilitaram tais eventos.This essay is the result of reflections on the possibilities of transgressing barriers imposed by hegemonic knowledge through writing inspired by sensitive issues. Considering the perspective of decoloniality, we understand sensitive issues as gender, sexuality, ethnicity, and race coloniality, which are intrinsically linked to power relations and domination established since the colonial period. It manifests in the ways groups are marginalized, oppressed, and subalternized based on their identities. Therefore, it is a movement of construction through words that narrate experiences in a Benjaminian sense, which are shared, transmitted, and unfold in their artisanal making, allowing the emergence of other Histories that were previously invisible. By considering the potentiality of these words-sigh, which are constituted by feelings, we direct our thinking towards the importance of this approach in History Teaching, which displaces us towards a critical analysis of the social conditions that enabled such eventsEste ensayo es el resultado de reflexiones sobre las posibilidades de transgredir barreras impuestas por el conocimiento hegemónico a través de una escritura inspirada en cuestiones sensibles. Considerando la perspectiva de la decolonialidad, entendemos como cuestiones sensibles la colonialidad de género, sexualidad, etnia y raza, que están intrínsecamente ligadas a las relaciones de poder y dominación establecidas desde el período colonial. Se manifiesta en las formas en que los grupos son marginados, oprimidos y subalternizados en base a sus identidades. Por lo tanto, se trata de un movimiento de construcción a través de palabras que narran experiencias en un sentido benjaminiano, que se comparten, se transmiten y se despliegan en su creación artesanal, permitiendo la emergencia de otras Historias que antes eran invisibles. Al considerar el potencial de estas palabras-suspiro, que están constituidas por sentimientos, nos dirigimos a pensar en la importancia de este enfoque en la enseñanza de la Historia, que nos desplaza hacia un análisis crítico de las condiciones sociales que hicieron posibles tales eventos.Revista Tempos e Espaços em Educação2024-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1941910.20952/revtee.v17i36.19419Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 Núm. 36 (2024): Publicação Contínua; e19419Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No 36 (2024): Publicação Contínua; e19419Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua; e19419Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No. 36 (2024): Publicação Contínua; e194192358-142510.20952/revtee.v17i36reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19419/15698Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilherme Henrique daLucini, Marizete2024-05-12T17:16:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19419Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-05-12T17:16:48Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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