Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14223 |
Resumo: | Este estudo discute as relações de pertencimento na escola entre supervisores e professores, objetivando analisar em que grupo relacional se dá o pertencimento desses autores com mais força. A Teoria das Representações Sociais orientou a pesquisa, tendo em vista os seus processos de construção, a ancoragem e a objetivação, se atrelaçarem intimamente ao pertencimento tornando o estranho, familiar. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e em profundidade distribuídos por: Classificação por Elementos de Significação, Análise de Conteúdo Lexical e Análise Temática. Os resultados apontam, dentre outros fatores, que a construção de representações pelos grupos de convívio torna o estranho conhecido pelos sujeitos, apontando para o pertencimento ao grupo de pessoas ou ao lugar, além disso, o pertencimento está no reconhecimento próprio e do outro como parte de um mesmo grupo, não se firmando apenas na afetividade, mas na parceria, na partilha e troca de saberes profissionais. |
id |
UFS-3_1dc2ab0c779e297955a99a61e48ed662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14223 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professoresRelationships at school: social representations of supervisors and teachersRelaciones en la escuela: representaciones sociales de supervisores y maestrosBelongingSocial representationsSupervisorsTeachersMaestrosPertenenciaRepresentaciones socialesSupervisoresPertencimentoProfessoresRepresentações sociaisSupervisoresEste estudo discute as relações de pertencimento na escola entre supervisores e professores, objetivando analisar em que grupo relacional se dá o pertencimento desses autores com mais força. A Teoria das Representações Sociais orientou a pesquisa, tendo em vista os seus processos de construção, a ancoragem e a objetivação, se atrelaçarem intimamente ao pertencimento tornando o estranho, familiar. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e em profundidade distribuídos por: Classificação por Elementos de Significação, Análise de Conteúdo Lexical e Análise Temática. Os resultados apontam, dentre outros fatores, que a construção de representações pelos grupos de convívio torna o estranho conhecido pelos sujeitos, apontando para o pertencimento ao grupo de pessoas ou ao lugar, além disso, o pertencimento está no reconhecimento próprio e do outro como parte de um mesmo grupo, não se firmando apenas na afetividade, mas na parceria, na partilha e troca de saberes profissionais.This study discusses the relations of belonging at school between supervisors and teachers, aiming to analyze in which relational group these authors belong more strongly. The Theory of Social Representations guided the research, in view of its construction processes, anchoring and objectification, to be closely linked to belonging, making the strange, familiar. Data collection was carried out through semi-structured and in-depth interviews distributed by: Classification by Elements of Meaning, Lexical Content Analysis and Thematic Analysis. The results point out, among other factors, that the construction of representations by social groups makes the stranger known to the subjects, pointing to belonging to the group of people or to the place, in addition, belonging is in the self and the other's recognition as part of the same group, not only based on affection, but on partnership, sharing and exchange of professional knowledge.Este estudio discute las relaciones de pertenencia en la escuela entre supervisores y maestros, con el objetivo de analizar a qué grupo relacional pertenecen estos autores con mayor fuerza. La teoría de las representaciones sociales guió la investigación, en vista de sus procesos de construcción, anclaje y objetivación, para estar estrechamente vinculada al pertencimento, alciendo con extraño, lo familiar. La recopilación de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas y en profundidad distribuidas por: Clasificación por elementos de significación, Análisis de contenido léxico y Análisis temático. Los resultados señalan, entre otros factores, que la construcción de representaciones por grupos sociales hace que el desconocido conozca a los sujetos, señalando que pertenece al grupo de personas o al lugar, además, la pertenencia está en el ser y el reconocimiento del otro como parte del mismo grupo, no solo basado en el afecto, sino en la distribuición, participación en el intercambio de conocimientos profesionales.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1422310.20952/revtee.v14i33.14223Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14223Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14223Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14223Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e142232358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14223/12168https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14223/13427Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luysienne Silva de Bonfim, Maria Núbia Barbosa2022-12-27T19:20:28Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14223Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-27T19:20:28Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professores Relationships at school: social representations of supervisors and teachers Relaciones en la escuela: representaciones sociales de supervisores y maestros |
title |
Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professores |
spellingShingle |
Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professores Oliveira, Luysienne Silva de Belonging Social representations Supervisors Teachers Maestros Pertenencia Representaciones sociales Supervisores Pertencimento Professores Representações sociais Supervisores |
title_short |
Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professores |
title_full |
Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professores |
title_fullStr |
Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professores |
title_full_unstemmed |
Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professores |
title_sort |
Relações de pertencimento na escola: representações sociais de supervisores e professores |
author |
Oliveira, Luysienne Silva de |
author_facet |
Oliveira, Luysienne Silva de Bonfim, Maria Núbia Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Bonfim, Maria Núbia Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luysienne Silva de Bonfim, Maria Núbia Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Belonging Social representations Supervisors Teachers Maestros Pertenencia Representaciones sociales Supervisores Pertencimento Professores Representações sociais Supervisores |
topic |
Belonging Social representations Supervisors Teachers Maestros Pertenencia Representaciones sociales Supervisores Pertencimento Professores Representações sociais Supervisores |
description |
Este estudo discute as relações de pertencimento na escola entre supervisores e professores, objetivando analisar em que grupo relacional se dá o pertencimento desses autores com mais força. A Teoria das Representações Sociais orientou a pesquisa, tendo em vista os seus processos de construção, a ancoragem e a objetivação, se atrelaçarem intimamente ao pertencimento tornando o estranho, familiar. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e em profundidade distribuídos por: Classificação por Elementos de Significação, Análise de Conteúdo Lexical e Análise Temática. Os resultados apontam, dentre outros fatores, que a construção de representações pelos grupos de convívio torna o estranho conhecido pelos sujeitos, apontando para o pertencimento ao grupo de pessoas ou ao lugar, além disso, o pertencimento está no reconhecimento próprio e do outro como parte de um mesmo grupo, não se firmando apenas na afetividade, mas na parceria, na partilha e troca de saberes profissionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14223 10.20952/revtee.v14i33.14223 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14223 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.14223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14223/12168 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14223/13427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14223 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14223 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14223 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e14223 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183297691648 |