As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Lidiane Brito
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como Rousseau estabelece um nexo entre natureza e civilização, no que concerne ao papel da educação como possibilidade de orientar o homem no curso de suas ações. Ao formular uma educação natural, Rousseau não descarta a necessidade de uma formação que engloba aspectos oriundos do processo civilizatório. Essa educação tem a função de equilibrar as diferenças entre a natureza e a sociedade, permitindo que o homem entre no mundo da cultura, sendo guiado pelos princípios da natureza. Fazer uma incursão pelos clássicos da filosofia rousseauniana – Discursos, Contrato Social, Emílio ou da Educação e Júlia ou a Nova Helöísa – possibilitará uma reflexão rigorosa sobre conceitos necessários à construção de um entendimento acerca da possibilidade de superação do impasse estabelecido entre natureza e civilização.
id UFS-3_2d6d67d7e055ebe11c7e0074d0626e27
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2212
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo RousseauO objetivo deste artigo é analisar como Rousseau estabelece um nexo entre natureza e civilização, no que concerne ao papel da educação como possibilidade de orientar o homem no curso de suas ações. Ao formular uma educação natural, Rousseau não descarta a necessidade de uma formação que engloba aspectos oriundos do processo civilizatório. Essa educação tem a função de equilibrar as diferenças entre a natureza e a sociedade, permitindo que o homem entre no mundo da cultura, sendo guiado pelos princípios da natureza. Fazer uma incursão pelos clássicos da filosofia rousseauniana – Discursos, Contrato Social, Emílio ou da Educação e Júlia ou a Nova Helöísa – possibilitará uma reflexão rigorosa sobre conceitos necessários à construção de um entendimento acerca da possibilidade de superação do impasse estabelecido entre natureza e civilização.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/221210.20952/revtee.v0i0.2212Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 3 (2009): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212/1883Freitas, Lidiane Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T16:18:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2212Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T16:18:02Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau
title As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau
spellingShingle As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau
Freitas, Lidiane Brito
title_short As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau
title_full As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau
title_fullStr As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau
title_full_unstemmed As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau
title_sort As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau
author Freitas, Lidiane Brito
author_facet Freitas, Lidiane Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Lidiane Brito
description O objetivo deste artigo é analisar como Rousseau estabelece um nexo entre natureza e civilização, no que concerne ao papel da educação como possibilidade de orientar o homem no curso de suas ações. Ao formular uma educação natural, Rousseau não descarta a necessidade de uma formação que engloba aspectos oriundos do processo civilizatório. Essa educação tem a função de equilibrar as diferenças entre a natureza e a sociedade, permitindo que o homem entre no mundo da cultura, sendo guiado pelos princípios da natureza. Fazer uma incursão pelos clássicos da filosofia rousseauniana – Discursos, Contrato Social, Emílio ou da Educação e Júlia ou a Nova Helöísa – possibilitará uma reflexão rigorosa sobre conceitos necessários à construção de um entendimento acerca da possibilidade de superação do impasse estabelecido entre natureza e civilização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212
10.20952/revtee.v0i0.2212
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212/1883
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 3 (2009): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 3 (2009): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 3 (2009): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 3 (2009): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180527353856