As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar como Rousseau estabelece um nexo entre natureza e civilização, no que concerne ao papel da educação como possibilidade de orientar o homem no curso de suas ações. Ao formular uma educação natural, Rousseau não descarta a necessidade de uma formação que engloba aspectos oriundos do processo civilizatório. Essa educação tem a função de equilibrar as diferenças entre a natureza e a sociedade, permitindo que o homem entre no mundo da cultura, sendo guiado pelos princípios da natureza. Fazer uma incursão pelos clássicos da filosofia rousseauniana – Discursos, Contrato Social, Emílio ou da Educação e Júlia ou a Nova Helöísa – possibilitará uma reflexão rigorosa sobre conceitos necessários à construção de um entendimento acerca da possibilidade de superação do impasse estabelecido entre natureza e civilização. |
id |
UFS-3_2d6d67d7e055ebe11c7e0074d0626e27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2212 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo RousseauO objetivo deste artigo é analisar como Rousseau estabelece um nexo entre natureza e civilização, no que concerne ao papel da educação como possibilidade de orientar o homem no curso de suas ações. Ao formular uma educação natural, Rousseau não descarta a necessidade de uma formação que engloba aspectos oriundos do processo civilizatório. Essa educação tem a função de equilibrar as diferenças entre a natureza e a sociedade, permitindo que o homem entre no mundo da cultura, sendo guiado pelos princípios da natureza. Fazer uma incursão pelos clássicos da filosofia rousseauniana – Discursos, Contrato Social, Emílio ou da Educação e Júlia ou a Nova Helöísa – possibilitará uma reflexão rigorosa sobre conceitos necessários à construção de um entendimento acerca da possibilidade de superação do impasse estabelecido entre natureza e civilização.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/221210.20952/revtee.v0i0.2212Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 3 (2009): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212/1883Freitas, Lidiane Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T16:18:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2212Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T16:18:02Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau |
title |
As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau |
spellingShingle |
As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau Freitas, Lidiane Brito |
title_short |
As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau |
title_full |
As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau |
title_fullStr |
As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau |
title_full_unstemmed |
As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau |
title_sort |
As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau |
author |
Freitas, Lidiane Brito |
author_facet |
Freitas, Lidiane Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Lidiane Brito |
description |
O objetivo deste artigo é analisar como Rousseau estabelece um nexo entre natureza e civilização, no que concerne ao papel da educação como possibilidade de orientar o homem no curso de suas ações. Ao formular uma educação natural, Rousseau não descarta a necessidade de uma formação que engloba aspectos oriundos do processo civilizatório. Essa educação tem a função de equilibrar as diferenças entre a natureza e a sociedade, permitindo que o homem entre no mundo da cultura, sendo guiado pelos princípios da natureza. Fazer uma incursão pelos clássicos da filosofia rousseauniana – Discursos, Contrato Social, Emílio ou da Educação e Júlia ou a Nova Helöísa – possibilitará uma reflexão rigorosa sobre conceitos necessários à construção de um entendimento acerca da possibilidade de superação do impasse estabelecido entre natureza e civilização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212 10.20952/revtee.v0i0.2212 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2212/1883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 3 (2009): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 3 (2009): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 3 (2009): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 3 (2009): Julho-Dezembro 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180527353856 |