A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Solange Maria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11652
Resumo: Este texto materializa um conjunto de reflexões decorrentes do processo de investigação, estudos e discussões que tem o imaginário criativo e a formação de pessoas criadoras na perspectiva histórico-cultural, como objeto principal. Nos parâmetros deste artigo, nos limitamos a contribuir para o debate da temática em tela, trazendo alguns elementos da base teórica do materialismo histórico-dialético, fundamento da teoria histórico-cultural, mais especificamente a categoria de trabalho social em Marx, como parte da atividade vital constitutiva do gênero e a tese vigotskiana sobre a origem cultural das funções superiores de pensamento, incluídas a imaginação e a criação neste escopo, para, a partir daí, articulando alguns pressupostos de Vigotski sobre imaginação e criação, tecer considerações que ajudem a construir tempos e espaços escolares focados no desenvolvimento humano tal como concebido pela psicologia marxista. Sem pretender dar conta da complexidade inerente ao tema, a intenção é que, somado a outros estudos e contribuições, este texto seja mais um provocador de novas imagens e criações sobre a formação de pessoas criadoras como tarefa da educação escolar.
id UFS-3_2dde7cd41218fca63fbed5ec8e61819f
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11652
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-CulturalEste texto materializa um conjunto de reflexões decorrentes do processo de investigação, estudos e discussões que tem o imaginário criativo e a formação de pessoas criadoras na perspectiva histórico-cultural, como objeto principal. Nos parâmetros deste artigo, nos limitamos a contribuir para o debate da temática em tela, trazendo alguns elementos da base teórica do materialismo histórico-dialético, fundamento da teoria histórico-cultural, mais especificamente a categoria de trabalho social em Marx, como parte da atividade vital constitutiva do gênero e a tese vigotskiana sobre a origem cultural das funções superiores de pensamento, incluídas a imaginação e a criação neste escopo, para, a partir daí, articulando alguns pressupostos de Vigotski sobre imaginação e criação, tecer considerações que ajudem a construir tempos e espaços escolares focados no desenvolvimento humano tal como concebido pela psicologia marxista. Sem pretender dar conta da complexidade inerente ao tema, a intenção é que, somado a outros estudos e contribuições, este texto seja mais um provocador de novas imagens e criações sobre a formação de pessoas criadoras como tarefa da educação escolar.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1165210.20952/revtee.v13i32.11652Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-172358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11652/10239Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Solange Maria2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11652Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
title A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
spellingShingle A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
Alves, Solange Maria
title_short A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
title_full A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
title_fullStr A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
title_full_unstemmed A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
title_sort A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
author Alves, Solange Maria
author_facet Alves, Solange Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Solange Maria
description Este texto materializa um conjunto de reflexões decorrentes do processo de investigação, estudos e discussões que tem o imaginário criativo e a formação de pessoas criadoras na perspectiva histórico-cultural, como objeto principal. Nos parâmetros deste artigo, nos limitamos a contribuir para o debate da temática em tela, trazendo alguns elementos da base teórica do materialismo histórico-dialético, fundamento da teoria histórico-cultural, mais especificamente a categoria de trabalho social em Marx, como parte da atividade vital constitutiva do gênero e a tese vigotskiana sobre a origem cultural das funções superiores de pensamento, incluídas a imaginação e a criação neste escopo, para, a partir daí, articulando alguns pressupostos de Vigotski sobre imaginação e criação, tecer considerações que ajudem a construir tempos e espaços escolares focados no desenvolvimento humano tal como concebido pela psicologia marxista. Sem pretender dar conta da complexidade inerente ao tema, a intenção é que, somado a outros estudos e contribuições, este texto seja mais um provocador de novas imagens e criações sobre a formação de pessoas criadoras como tarefa da educação escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11652
10.20952/revtee.v13i32.11652
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11652
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.11652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11652/10239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182736703488