AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6347 |
Resumo: | Tendo em vista o tema da formação inicial docente, o objetivo deste artigo é refletir sobre os momentos dedicados às áreas específicas nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial, instalados nas Universidades Federais em Minas Gerais. Para tal, o método de pesquisa escolhido foi a análise documental. Esse texto constitui-se em um recorte da pesquisa “(omitido para avaliação)”, em que o estudo da situação dos cursos de Pedagogia, por meio de seus Projetos Políticos Pedagógicos de Curso (PPC), indicou elementos substanciais quanto aos objetivos e organização curricular destes. Os dados evidenciaram, ainda, que poucos são os espaços dedicados aos conteúdos das áreas específicas que compõem a Educação Básica. Dentro da premissa da autonomia pedagógica das instituições, mas entendendo o PPC como um documento que vislumbra metas e objetivos a serem atingidos, realça-se a necessidade do cuidado na sua elaboração, implementação e avaliação, tendo em vista a formação integral dos egressos. |
id |
UFS-3_2fa67d5221ec4432289a083b4eb5317c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6347 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas GeraisTendo em vista o tema da formação inicial docente, o objetivo deste artigo é refletir sobre os momentos dedicados às áreas específicas nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial, instalados nas Universidades Federais em Minas Gerais. Para tal, o método de pesquisa escolhido foi a análise documental. Esse texto constitui-se em um recorte da pesquisa “(omitido para avaliação)”, em que o estudo da situação dos cursos de Pedagogia, por meio de seus Projetos Políticos Pedagógicos de Curso (PPC), indicou elementos substanciais quanto aos objetivos e organização curricular destes. Os dados evidenciaram, ainda, que poucos são os espaços dedicados aos conteúdos das áreas específicas que compõem a Educação Básica. Dentro da premissa da autonomia pedagógica das instituições, mas entendendo o PPC como um documento que vislumbra metas e objetivos a serem atingidos, realça-se a necessidade do cuidado na sua elaboração, implementação e avaliação, tendo em vista a formação integral dos egressos.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/634710.20952/revtee.v10i23.6347Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 141-152Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 141-152Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 141-152Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 141-1522358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6347/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Samara Mirelly daLeão, Vicente de Paula2022-02-13T18:33:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6347Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais |
title |
AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais |
spellingShingle |
AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais Silva, Samara Mirelly da |
title_short |
AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais |
title_full |
AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais |
title_fullStr |
AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais |
title_sort |
AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais |
author |
Silva, Samara Mirelly da |
author_facet |
Silva, Samara Mirelly da Leão, Vicente de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Leão, Vicente de Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Samara Mirelly da Leão, Vicente de Paula |
description |
Tendo em vista o tema da formação inicial docente, o objetivo deste artigo é refletir sobre os momentos dedicados às áreas específicas nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial, instalados nas Universidades Federais em Minas Gerais. Para tal, o método de pesquisa escolhido foi a análise documental. Esse texto constitui-se em um recorte da pesquisa “(omitido para avaliação)”, em que o estudo da situação dos cursos de Pedagogia, por meio de seus Projetos Políticos Pedagógicos de Curso (PPC), indicou elementos substanciais quanto aos objetivos e organização curricular destes. Os dados evidenciaram, ainda, que poucos são os espaços dedicados aos conteúdos das áreas específicas que compõem a Educação Básica. Dentro da premissa da autonomia pedagógica das instituições, mas entendendo o PPC como um documento que vislumbra metas e objetivos a serem atingidos, realça-se a necessidade do cuidado na sua elaboração, implementação e avaliação, tendo em vista a formação integral dos egressos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6347 10.20952/revtee.v10i23.6347 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6347 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i23.6347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6347/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 141-152 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 141-152 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 141-152 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 141-152 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181744750592 |