História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha, Eurize Caldas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217
Resumo: Considerando que a história de uma disciplina escolar precisa ser analisada no interior da cultura escolar que a produziu e foi por ela produzida, foram analisadas histórias de disciplinas escolares (Língua Latina, Língua Inglesa, Educação Física, Música, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e História) no locus de sua produção: o Colégio Estadual Maria Constança Barros Machado, a “escola exemplar” de Campo Grande/MS,que teria sido, não apenas referência de qualidade e de formação, mas também percebida como ligada à própria identidade cultural dos grupos sociais que se expressavam como “elites” nessa cidade. Por materializarem formas diferenciadas de reescrita da história desta escola, desde a fundação, em 1939, até 2002, essas pesquisas são objeto deste estudo. Há variações no/do uso das fontes historiográficas: algumas trabalharam exclusivamente com fontes escritas (documentos localizados nos arquivos da escola, inclusive livros didáticos comprovadamente utilizados em cada disciplina); outras com fontes escritas e orais (entrevistas com alunos, ex-alunos, professores e ex-professores). Concluiu-se que a história de cada uma das disciplinas relaciona-se com as exigências legais das diferentes épocas, com características dos professores, mas também com a própria “exemplaridade” da escola.
id UFS-3_35017753eb2984a7ba989a2863683a7e
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2217
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)Considerando que a história de uma disciplina escolar precisa ser analisada no interior da cultura escolar que a produziu e foi por ela produzida, foram analisadas histórias de disciplinas escolares (Língua Latina, Língua Inglesa, Educação Física, Música, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e História) no locus de sua produção: o Colégio Estadual Maria Constança Barros Machado, a “escola exemplar” de Campo Grande/MS,que teria sido, não apenas referência de qualidade e de formação, mas também percebida como ligada à própria identidade cultural dos grupos sociais que se expressavam como “elites” nessa cidade. Por materializarem formas diferenciadas de reescrita da história desta escola, desde a fundação, em 1939, até 2002, essas pesquisas são objeto deste estudo. Há variações no/do uso das fontes historiográficas: algumas trabalharam exclusivamente com fontes escritas (documentos localizados nos arquivos da escola, inclusive livros didáticos comprovadamente utilizados em cada disciplina); outras com fontes escritas e orais (entrevistas com alunos, ex-alunos, professores e ex-professores). Concluiu-se que a história de cada uma das disciplinas relaciona-se com as exigências legais das diferentes épocas, com características dos professores, mas também com a própria “exemplaridade” da escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/221710.20952/revtee.v0i0.2217Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217/1888Pessanha, Eurize Caldasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T15:40:24Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2217Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T15:40:24Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
title História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
spellingShingle História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
Pessanha, Eurize Caldas
title_short História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
title_full História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
title_fullStr História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
title_full_unstemmed História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
title_sort História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
author Pessanha, Eurize Caldas
author_facet Pessanha, Eurize Caldas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha, Eurize Caldas
description Considerando que a história de uma disciplina escolar precisa ser analisada no interior da cultura escolar que a produziu e foi por ela produzida, foram analisadas histórias de disciplinas escolares (Língua Latina, Língua Inglesa, Educação Física, Música, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e História) no locus de sua produção: o Colégio Estadual Maria Constança Barros Machado, a “escola exemplar” de Campo Grande/MS,que teria sido, não apenas referência de qualidade e de formação, mas também percebida como ligada à própria identidade cultural dos grupos sociais que se expressavam como “elites” nessa cidade. Por materializarem formas diferenciadas de reescrita da história desta escola, desde a fundação, em 1939, até 2002, essas pesquisas são objeto deste estudo. Há variações no/do uso das fontes historiográficas: algumas trabalharam exclusivamente com fontes escritas (documentos localizados nos arquivos da escola, inclusive livros didáticos comprovadamente utilizados em cada disciplina); outras com fontes escritas e orais (entrevistas com alunos, ex-alunos, professores e ex-professores). Concluiu-se que a história de cada uma das disciplinas relaciona-se com as exigências legais das diferentes épocas, com características dos professores, mas também com a própria “exemplaridade” da escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217
10.20952/revtee.v0i0.2217
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217/1888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julho
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180533645312