História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217 |
Resumo: | Considerando que a história de uma disciplina escolar precisa ser analisada no interior da cultura escolar que a produziu e foi por ela produzida, foram analisadas histórias de disciplinas escolares (Língua Latina, Língua Inglesa, Educação Física, Música, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e História) no locus de sua produção: o Colégio Estadual Maria Constança Barros Machado, a “escola exemplar” de Campo Grande/MS,que teria sido, não apenas referência de qualidade e de formação, mas também percebida como ligada à própria identidade cultural dos grupos sociais que se expressavam como “elites” nessa cidade. Por materializarem formas diferenciadas de reescrita da história desta escola, desde a fundação, em 1939, até 2002, essas pesquisas são objeto deste estudo. Há variações no/do uso das fontes historiográficas: algumas trabalharam exclusivamente com fontes escritas (documentos localizados nos arquivos da escola, inclusive livros didáticos comprovadamente utilizados em cada disciplina); outras com fontes escritas e orais (entrevistas com alunos, ex-alunos, professores e ex-professores). Concluiu-se que a história de cada uma das disciplinas relaciona-se com as exigências legais das diferentes épocas, com características dos professores, mas também com a própria “exemplaridade” da escola. |
id |
UFS-3_35017753eb2984a7ba989a2863683a7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2217 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)Considerando que a história de uma disciplina escolar precisa ser analisada no interior da cultura escolar que a produziu e foi por ela produzida, foram analisadas histórias de disciplinas escolares (Língua Latina, Língua Inglesa, Educação Física, Música, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e História) no locus de sua produção: o Colégio Estadual Maria Constança Barros Machado, a “escola exemplar” de Campo Grande/MS,que teria sido, não apenas referência de qualidade e de formação, mas também percebida como ligada à própria identidade cultural dos grupos sociais que se expressavam como “elites” nessa cidade. Por materializarem formas diferenciadas de reescrita da história desta escola, desde a fundação, em 1939, até 2002, essas pesquisas são objeto deste estudo. Há variações no/do uso das fontes historiográficas: algumas trabalharam exclusivamente com fontes escritas (documentos localizados nos arquivos da escola, inclusive livros didáticos comprovadamente utilizados em cada disciplina); outras com fontes escritas e orais (entrevistas com alunos, ex-alunos, professores e ex-professores). Concluiu-se que a história de cada uma das disciplinas relaciona-se com as exigências legais das diferentes épocas, com características dos professores, mas também com a própria “exemplaridade” da escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/221710.20952/revtee.v0i0.2217Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217/1888Pessanha, Eurize Caldasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T15:40:24Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2217Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T15:40:24Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002) |
title |
História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002) |
spellingShingle |
História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002) Pessanha, Eurize Caldas |
title_short |
História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002) |
title_full |
História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002) |
title_fullStr |
História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002) |
title_full_unstemmed |
História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002) |
title_sort |
História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002) |
author |
Pessanha, Eurize Caldas |
author_facet |
Pessanha, Eurize Caldas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessanha, Eurize Caldas |
description |
Considerando que a história de uma disciplina escolar precisa ser analisada no interior da cultura escolar que a produziu e foi por ela produzida, foram analisadas histórias de disciplinas escolares (Língua Latina, Língua Inglesa, Educação Física, Música, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e História) no locus de sua produção: o Colégio Estadual Maria Constança Barros Machado, a “escola exemplar” de Campo Grande/MS,que teria sido, não apenas referência de qualidade e de formação, mas também percebida como ligada à própria identidade cultural dos grupos sociais que se expressavam como “elites” nessa cidade. Por materializarem formas diferenciadas de reescrita da história desta escola, desde a fundação, em 1939, até 2002, essas pesquisas são objeto deste estudo. Há variações no/do uso das fontes historiográficas: algumas trabalharam exclusivamente com fontes escritas (documentos localizados nos arquivos da escola, inclusive livros didáticos comprovadamente utilizados em cada disciplina); outras com fontes escritas e orais (entrevistas com alunos, ex-alunos, professores e ex-professores). Concluiu-se que a história de cada uma das disciplinas relaciona-se com as exigências legais das diferentes épocas, com características dos professores, mas também com a própria “exemplaridade” da escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217 10.20952/revtee.v0i0.2217 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2217/1888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julho Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180533645312 |