Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Walter Matias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209
Resumo: O artigo pretende identificar a relevância do tema: educação e razão dialética, em algumas obras de JeanPaul Sartre. Essa abordagem será permeada pela problematização das noções de razão dialética, práxis eantropologia, como as entende Sartre. Nossa intenção é mostrar a relação entre razão dialética e dialética da práxis e o contributo dessa relação para a prática educativa, a partir da concepção sartriana de antropologia. Partindo do aporte sartriano, compreendemos a educação como totalização que se traduz em projeto pedagógico que visa educar para a liberdade pela liberdade, desde que esta seja uma finalidade que se realize nas condições sócio-históricas e existenciais da práxis individual e coletiva. Assim sendo, a educação contém, como tessitura, a revolta, isto é, o poder (através do educador, do educando e das instituições) de protagonizar, sem quaisquer tipos de retraimentos e coerções, valores dos projetos pedagógicos e, entre estes, a efetivação da liberdade.
id UFS-3_3bfbd34278cf5ae417ef1628c73928f6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2209
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul SartreO artigo pretende identificar a relevância do tema: educação e razão dialética, em algumas obras de JeanPaul Sartre. Essa abordagem será permeada pela problematização das noções de razão dialética, práxis eantropologia, como as entende Sartre. Nossa intenção é mostrar a relação entre razão dialética e dialética da práxis e o contributo dessa relação para a prática educativa, a partir da concepção sartriana de antropologia. Partindo do aporte sartriano, compreendemos a educação como totalização que se traduz em projeto pedagógico que visa educar para a liberdade pela liberdade, desde que esta seja uma finalidade que se realize nas condições sócio-históricas e existenciais da práxis individual e coletiva. Assim sendo, a educação contém, como tessitura, a revolta, isto é, o poder (através do educador, do educando e das instituições) de protagonizar, sem quaisquer tipos de retraimentos e coerções, valores dos projetos pedagógicos e, entre estes, a efetivação da liberdade.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/220910.20952/revtee.v0i0.2209Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 3 (2009): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209/1880Lima, Walter Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T16:05:25Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2209Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T16:05:25Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
title Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
spellingShingle Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
Lima, Walter Matias
title_short Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
title_full Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
title_fullStr Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
title_full_unstemmed Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
title_sort Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
author Lima, Walter Matias
author_facet Lima, Walter Matias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Walter Matias
description O artigo pretende identificar a relevância do tema: educação e razão dialética, em algumas obras de JeanPaul Sartre. Essa abordagem será permeada pela problematização das noções de razão dialética, práxis eantropologia, como as entende Sartre. Nossa intenção é mostrar a relação entre razão dialética e dialética da práxis e o contributo dessa relação para a prática educativa, a partir da concepção sartriana de antropologia. Partindo do aporte sartriano, compreendemos a educação como totalização que se traduz em projeto pedagógico que visa educar para a liberdade pela liberdade, desde que esta seja uma finalidade que se realize nas condições sócio-históricas e existenciais da práxis individual e coletiva. Assim sendo, a educação contém, como tessitura, a revolta, isto é, o poder (através do educador, do educando e das instituições) de protagonizar, sem quaisquer tipos de retraimentos e coerções, valores dos projetos pedagógicos e, entre estes, a efetivação da liberdade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209
10.20952/revtee.v0i0.2209
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209/1880
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 3 (2009): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 3 (2009): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 3 (2009): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 3 (2009): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180523159552