Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209 |
Resumo: | O artigo pretende identificar a relevância do tema: educação e razão dialética, em algumas obras de JeanPaul Sartre. Essa abordagem será permeada pela problematização das noções de razão dialética, práxis eantropologia, como as entende Sartre. Nossa intenção é mostrar a relação entre razão dialética e dialética da práxis e o contributo dessa relação para a prática educativa, a partir da concepção sartriana de antropologia. Partindo do aporte sartriano, compreendemos a educação como totalização que se traduz em projeto pedagógico que visa educar para a liberdade pela liberdade, desde que esta seja uma finalidade que se realize nas condições sócio-históricas e existenciais da práxis individual e coletiva. Assim sendo, a educação contém, como tessitura, a revolta, isto é, o poder (através do educador, do educando e das instituições) de protagonizar, sem quaisquer tipos de retraimentos e coerções, valores dos projetos pedagógicos e, entre estes, a efetivação da liberdade. |
id |
UFS-3_3bfbd34278cf5ae417ef1628c73928f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2209 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul SartreO artigo pretende identificar a relevância do tema: educação e razão dialética, em algumas obras de JeanPaul Sartre. Essa abordagem será permeada pela problematização das noções de razão dialética, práxis eantropologia, como as entende Sartre. Nossa intenção é mostrar a relação entre razão dialética e dialética da práxis e o contributo dessa relação para a prática educativa, a partir da concepção sartriana de antropologia. Partindo do aporte sartriano, compreendemos a educação como totalização que se traduz em projeto pedagógico que visa educar para a liberdade pela liberdade, desde que esta seja uma finalidade que se realize nas condições sócio-históricas e existenciais da práxis individual e coletiva. Assim sendo, a educação contém, como tessitura, a revolta, isto é, o poder (através do educador, do educando e das instituições) de protagonizar, sem quaisquer tipos de retraimentos e coerções, valores dos projetos pedagógicos e, entre estes, a efetivação da liberdade.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/220910.20952/revtee.v0i0.2209Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 3 (2009): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209/1880Lima, Walter Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T16:05:25Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2209Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T16:05:25Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre |
title |
Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre |
spellingShingle |
Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre Lima, Walter Matias |
title_short |
Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre |
title_full |
Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre |
title_fullStr |
Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre |
title_full_unstemmed |
Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre |
title_sort |
Algumas considerações sobre educação em Jean-Paul Sartre |
author |
Lima, Walter Matias |
author_facet |
Lima, Walter Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Walter Matias |
description |
O artigo pretende identificar a relevância do tema: educação e razão dialética, em algumas obras de JeanPaul Sartre. Essa abordagem será permeada pela problematização das noções de razão dialética, práxis eantropologia, como as entende Sartre. Nossa intenção é mostrar a relação entre razão dialética e dialética da práxis e o contributo dessa relação para a prática educativa, a partir da concepção sartriana de antropologia. Partindo do aporte sartriano, compreendemos a educação como totalização que se traduz em projeto pedagógico que visa educar para a liberdade pela liberdade, desde que esta seja uma finalidade que se realize nas condições sócio-históricas e existenciais da práxis individual e coletiva. Assim sendo, a educação contém, como tessitura, a revolta, isto é, o poder (através do educador, do educando e das instituições) de protagonizar, sem quaisquer tipos de retraimentos e coerções, valores dos projetos pedagógicos e, entre estes, a efetivação da liberdade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209 10.20952/revtee.v0i0.2209 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2209/1880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 3 (2009): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 3 (2009): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 3 (2009): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 3 (2009): Julho-Dezembro 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180523159552 |