DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é o de apresentar reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre a formação cultural (Bildung) e o engajamento estético de estudantes do ensino médio. As ideias de formação e de engajamento se basearam nas concepções filosóficas de Theodor Adorno e Vilém Flusser respectivamente. Essas reflexões teóricas subsidiaram a análise de campo de atividades educativas que envolveram a audição musical, debates sobre a avaliação estética de composições de rap e de jazz e a participação em práticas coletivas de improvisação. Com isso, pretendeu-se analisar aspectos formativos que emergiram do diálogo entre um professor de Sociologia com formação em Música e estudioso de jazz e estudantes que, em grande parte, são ouvintes de rap e engajados na cultura hip-hop, moradores das imediações do bairro de Heliópolis, na cidade de São Paulo. |
id |
UFS-3_3c248302218e0246ae3f7def024a73bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7640 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZO objetivo deste artigo é o de apresentar reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre a formação cultural (Bildung) e o engajamento estético de estudantes do ensino médio. As ideias de formação e de engajamento se basearam nas concepções filosóficas de Theodor Adorno e Vilém Flusser respectivamente. Essas reflexões teóricas subsidiaram a análise de campo de atividades educativas que envolveram a audição musical, debates sobre a avaliação estética de composições de rap e de jazz e a participação em práticas coletivas de improvisação. Com isso, pretendeu-se analisar aspectos formativos que emergiram do diálogo entre um professor de Sociologia com formação em Música e estudioso de jazz e estudantes que, em grande parte, são ouvintes de rap e engajados na cultura hip-hop, moradores das imediações do bairro de Heliópolis, na cidade de São Paulo.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/764010.20952/revtee.v11i24.7640Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-1382358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Tiago Lazzarin2022-02-11T10:32:34Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7640Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:32:34Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ |
title |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ |
spellingShingle |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ Ferreira, Tiago Lazzarin |
title_short |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ |
title_full |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ |
title_fullStr |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ |
title_sort |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ |
author |
Ferreira, Tiago Lazzarin |
author_facet |
Ferreira, Tiago Lazzarin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tiago Lazzarin |
description |
O objetivo deste artigo é o de apresentar reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre a formação cultural (Bildung) e o engajamento estético de estudantes do ensino médio. As ideias de formação e de engajamento se basearam nas concepções filosóficas de Theodor Adorno e Vilém Flusser respectivamente. Essas reflexões teóricas subsidiaram a análise de campo de atividades educativas que envolveram a audição musical, debates sobre a avaliação estética de composições de rap e de jazz e a participação em práticas coletivas de improvisação. Com isso, pretendeu-se analisar aspectos formativos que emergiram do diálogo entre um professor de Sociologia com formação em Música e estudioso de jazz e estudantes que, em grande parte, são ouvintes de rap e engajados na cultura hip-hop, moradores das imediações do bairro de Heliópolis, na cidade de São Paulo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640 10.20952/revtee.v11i24.7640 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i24.7640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181848559616 |