DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tiago Lazzarin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640
Resumo: O objetivo deste artigo é o de apresentar reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre a formação cultural (Bildung) e o engajamento estético de estudantes do ensino médio. As ideias de formação e de engajamento se basearam nas concepções filosóficas de Theodor Adorno e Vilém Flusser respectivamente. Essas reflexões teóricas subsidiaram a análise de campo de atividades educativas que envolveram a audição musical, debates sobre a avaliação estética de composições de rap e de jazz e a participação em práticas coletivas de improvisação. Com isso, pretendeu-se analisar aspectos formativos que emergiram do diálogo entre um professor de Sociologia com formação em Música e estudioso de jazz e estudantes que, em grande parte, são ouvintes de rap e engajados na cultura hip-hop, moradores das imediações do bairro de Heliópolis, na cidade de São Paulo.
id UFS-3_3c248302218e0246ae3f7def024a73bf
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7640
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZO objetivo deste artigo é o de apresentar reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre a formação cultural (Bildung) e o engajamento estético de estudantes do ensino médio. As ideias de formação e de engajamento se basearam nas concepções filosóficas de Theodor Adorno e Vilém Flusser respectivamente. Essas reflexões teóricas subsidiaram a análise de campo de atividades educativas que envolveram a audição musical, debates sobre a avaliação estética de composições de rap e de jazz e a participação em práticas coletivas de improvisação. Com isso, pretendeu-se analisar aspectos formativos que emergiram do diálogo entre um professor de Sociologia com formação em Música e estudioso de jazz e estudantes que, em grande parte, são ouvintes de rap e engajados na cultura hip-hop, moradores das imediações do bairro de Heliópolis, na cidade de São Paulo.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/764010.20952/revtee.v11i24.7640Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-1382358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Tiago Lazzarin2022-02-11T10:32:34Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7640Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:32:34Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
title DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
spellingShingle DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
Ferreira, Tiago Lazzarin
title_short DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
title_full DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
title_fullStr DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
title_full_unstemmed DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
title_sort DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
author Ferreira, Tiago Lazzarin
author_facet Ferreira, Tiago Lazzarin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tiago Lazzarin
description O objetivo deste artigo é o de apresentar reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre a formação cultural (Bildung) e o engajamento estético de estudantes do ensino médio. As ideias de formação e de engajamento se basearam nas concepções filosóficas de Theodor Adorno e Vilém Flusser respectivamente. Essas reflexões teóricas subsidiaram a análise de campo de atividades educativas que envolveram a audição musical, debates sobre a avaliação estética de composições de rap e de jazz e a participação em práticas coletivas de improvisação. Com isso, pretendeu-se analisar aspectos formativos que emergiram do diálogo entre um professor de Sociologia com formação em Música e estudioso de jazz e estudantes que, em grande parte, são ouvintes de rap e engajados na cultura hip-hop, moradores das imediações do bairro de Heliópolis, na cidade de São Paulo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640
10.20952/revtee.v11i24.7640
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i24.7640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7640/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 127-138
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181848559616