O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta atrativa para o ingresso no curso de medicina do campus de Lagarto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carleane Soares da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Correia, Elder Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17514
Resumo: Since 2009 the Federal University of Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho, located in the city of Lagarto, uses the so-called active methodologies on Health Courses. This article aims to question a group of beginners in the Medical School (class 2021.1) about how the use of active methodologies was decisive in the choice of the course and Campus. To data collection, we interviewed students and conducted a document analysis, interpreted by discourse analysis approach. As a result, we identified in the participants' speeches that those methodologies were decisive in their choices and they believed that active methodologies will better prepare them for a new moment in Medicine, highlighting that the appealing based on the belief that they are capable of promoting the formation of a “distinguished” physician. Finally, we point out the need for a critical look on active methodologies in the sense that they can provide opportunities for educational participation, paradoxically, they can support the neoliberal logic.
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spelling O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta atrativa para o ingresso no curso de medicina do campus de LagartoThe use of active teaching-learning methodologies as an appealing tool for admission to the medical school in Lagarto campusEl uso de metodologías activas de enseñanza-aprendizaje como herramienta atractiva para el ingreso a la curso de medicina en el campus de LagartoActives MethodologiesTeaching-learningMedicineLagarto campusMetodologías ActivasEnseñanza-AprendizajeMedicinaCampus LagartoCampus de LagartoEnsino-aprendizagemMedicinaMetodologias ativasSince 2009 the Federal University of Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho, located in the city of Lagarto, uses the so-called active methodologies on Health Courses. This article aims to question a group of beginners in the Medical School (class 2021.1) about how the use of active methodologies was decisive in the choice of the course and Campus. To data collection, we interviewed students and conducted a document analysis, interpreted by discourse analysis approach. As a result, we identified in the participants' speeches that those methodologies were decisive in their choices and they believed that active methodologies will better prepare them for a new moment in Medicine, highlighting that the appealing based on the belief that they are capable of promoting the formation of a “distinguished” physician. Finally, we point out the need for a critical look on active methodologies in the sense that they can provide opportunities for educational participation, paradoxically, they can support the neoliberal logic.Desde 2009, la Universidad Federal de Sergipe, Campus Universitario Profesor Antônio Garcia Filho, con sede en la ciudad de Lagarto, utiliza las llamadas metodologías activas en los cursos de salud. Este artículo tiene como objetivo cuestionar con un grupo de principiantes en el curso de medicina (clase 20021.1) cómo el uso de metodologías activas fue determinante para la elección del curso y del Campus. Para la producción de datos, aplicamos entrevistas e hicimos un análisis de documentos, siendo interpretados por la técnica de análisis del discurso. Como resultado, identificamos en los discursos de los participantes que estas metodologías fueron decisivas para sus elecciones y que creían que los prepararían mejor para un nuevo momento de la medicina, destacando así que su atractivo se basa en la creencia de que son capaces de promover la formación de un médico “diferenciado”. Por fin, señalamos la necesidad de una mirada crítica a las metodologías activas en el sentido de que pueden brindar espacios de participación educativa, paradójicamente, pueden encontrarse con la lógica neoliberal.Desde 2009, a Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, localizado no Município de Lagarto, utiliza as chamadas metodologias ativas nos cursos da área de saúde. Este artigo objetiva interpelar junto a um grupo de alunos iniciantes no curso de medicina (turma 20021.1) o quanto a utilização das metodologias ativas foi decisiva para a escolha do curso e do Campus. Para a produção dos dados, aplicamos entrevista e fizemos uma análise documental, sendo interpretados pela técnica da análise de discurso. Como resultado identificamos nas falas dos participantes que essas metodologias foram decisivas para suas escolhas e que acreditavam que elas irão prepará-los melhor para um novo momento da medicina, destacando assim sua atratividade se passa na crença de que são capazes de promover a formação de um médico “diferenciado”. Por fim, sinalizamos a necessidade de um olhar crítico em relação às metodologias ativas no sentido de que elas podem oportunizar uma participação educativa, paradoxalmente podem atender à lógica neoliberal.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1751410.20952/revtee.v15i34.17514Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17514Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17514Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17514Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e175142358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17514/12784https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17514/13989Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carleane Soares daCorreia, Elder Silva2023-06-08T03:17:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17514Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T03:17:35Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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