APROVAR PARA MODERNIZAR: PRIMEIRO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA (1969/1980) E O SISTEMA DE AVANÇO PROGRESSIVO
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9384 |
Resumo: | Este artigo é um dos resultados do projeto de pesquisa denominado Desenvolvimento, Educação e Planejamento em Santa Catarina (1955-2010), que teve como objetivo central analisar a trajetória e a relação entre os planos nacionais e estaduais de educação com os planos nacionais e estaduais de desenvolvimento, bem como suas orientações para a formulação das políticas públicas educacionais em Santa Catarina. Tem como objetivo discutir a interface entre esses planos no que se refere aos investimentos na educação, tanto na esfera nacional e estadual, e a política do Sistema de Avanço Progressivo (SAP), que previa a redução dos altos índices de evasão e repetência no estado catarinense, colocada em prática entre os anos de 1960 até o início dos anos de 1980. Em Santa Catarina o SAP, apesar de ser concebido como uma proposta pedagógica capaz de diminuir os elevados índices de reprovação, foi utilizado como forma de contenção de gastos, permitindo a passagem mais rápida dos alunos pelo sistema educacional sem a preocupação efetiva com o desempenho escolar dos alunos. |
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APROVAR PARA MODERNIZAR: PRIMEIRO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA (1969/1980) E O SISTEMA DE AVANÇO PROGRESSIVOEste artigo é um dos resultados do projeto de pesquisa denominado Desenvolvimento, Educação e Planejamento em Santa Catarina (1955-2010), que teve como objetivo central analisar a trajetória e a relação entre os planos nacionais e estaduais de educação com os planos nacionais e estaduais de desenvolvimento, bem como suas orientações para a formulação das políticas públicas educacionais em Santa Catarina. Tem como objetivo discutir a interface entre esses planos no que se refere aos investimentos na educação, tanto na esfera nacional e estadual, e a política do Sistema de Avanço Progressivo (SAP), que previa a redução dos altos índices de evasão e repetência no estado catarinense, colocada em prática entre os anos de 1960 até o início dos anos de 1980. Em Santa Catarina o SAP, apesar de ser concebido como uma proposta pedagógica capaz de diminuir os elevados índices de reprovação, foi utilizado como forma de contenção de gastos, permitindo a passagem mais rápida dos alunos pelo sistema educacional sem a preocupação efetiva com o desempenho escolar dos alunos.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/938410.20952/revtee.v12i30.9384Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 139-154Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 139-154Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 139-154Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 139-1542358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9384/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWaschinewski, Susane CostaRabelo, Giani2022-02-09T17:23:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9384Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T17:23:56Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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