Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3675 |
Resumo: | Neste ensaio teórico tecemos considerações em torno dos conceitos de “campo”, oriundo da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, e de “paradigma”, do físico e epistemólogo da ciência Thomas Kuhn, procurando refletir, em especial, sobre a constituição da Educação Física (EF) brasileira, seu campo acadêmico, científico e profissional. Questionamos se é possível pensar a EF brasileira como campo, relacionada ao modelo kuhniano de paradigmas, e elencamos práticas sociais no interior deste microcosmo como exemplos de padrões paradigmáticos na tentativa de tornar possível o exercício reflexivo que nos propomos. Na análise realizada, identificamos um percurso histórico que demonstra pequenas transformações no interior desta área, como por exemplo, uma aproxima- ção com as ciências sociais e humanas, que causam/causaram micro-anomalias em torno de um modo até então dominante (biomédico) dos seus saberes/fazeres, mostrando o quanto o conflito de ideias e de posições pode enriquecer/fortalecer/transformar o campo. |
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Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas KuhnNeste ensaio teórico tecemos considerações em torno dos conceitos de “campo”, oriundo da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, e de “paradigma”, do físico e epistemólogo da ciência Thomas Kuhn, procurando refletir, em especial, sobre a constituição da Educação Física (EF) brasileira, seu campo acadêmico, científico e profissional. Questionamos se é possível pensar a EF brasileira como campo, relacionada ao modelo kuhniano de paradigmas, e elencamos práticas sociais no interior deste microcosmo como exemplos de padrões paradigmáticos na tentativa de tornar possível o exercício reflexivo que nos propomos. Na análise realizada, identificamos um percurso histórico que demonstra pequenas transformações no interior desta área, como por exemplo, uma aproxima- ção com as ciências sociais e humanas, que causam/causaram micro-anomalias em torno de um modo até então dominante (biomédico) dos seus saberes/fazeres, mostrando o quanto o conflito de ideias e de posições pode enriquecer/fortalecer/transformar o campo.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/367510.20952/revtee.v8i15.3675Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-2222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3675/3132Mezzaroba, CristianoBassani, Jaison Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3675Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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