Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzaroba, Cristiano
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bassani, Jaison José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3675
Resumo: Neste ensaio teórico tecemos considerações em torno dos conceitos de “campo”, oriundo da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, e de “paradigma”, do físico e epistemólogo da ciência Thomas Kuhn, procurando refletir, em especial, sobre a constituição da Educação Física (EF) brasileira, seu campo acadêmico, científico e profissional. Questionamos se é possível pensar a EF brasileira como campo, relacionada ao modelo kuhniano de paradigmas, e elencamos práticas sociais no interior deste microcosmo como exemplos de padrões paradigmáticos na tentativa de tornar possível o exercício reflexivo que nos propomos. Na análise realizada, identificamos um percurso histórico que demonstra pequenas transformações no interior desta área, como por exemplo, uma aproxima- ção com as ciências sociais e humanas, que causam/causaram micro-anomalias em torno de um modo até então dominante (biomédico) dos seus saberes/fazeres, mostrando o quanto o conflito de ideias e de posições pode enriquecer/fortalecer/transformar o campo.
id UFS-3_4bef15f5d7ceaca8bb1e6a66b220c600
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3675
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas KuhnNeste ensaio teórico tecemos considerações em torno dos conceitos de “campo”, oriundo da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, e de “paradigma”, do físico e epistemólogo da ciência Thomas Kuhn, procurando refletir, em especial, sobre a constituição da Educação Física (EF) brasileira, seu campo acadêmico, científico e profissional. Questionamos se é possível pensar a EF brasileira como campo, relacionada ao modelo kuhniano de paradigmas, e elencamos práticas sociais no interior deste microcosmo como exemplos de padrões paradigmáticos na tentativa de tornar possível o exercício reflexivo que nos propomos. Na análise realizada, identificamos um percurso histórico que demonstra pequenas transformações no interior desta área, como por exemplo, uma aproxima- ção com as ciências sociais e humanas, que causam/causaram micro-anomalias em torno de um modo até então dominante (biomédico) dos seus saberes/fazeres, mostrando o quanto o conflito de ideias e de posições pode enriquecer/fortalecer/transformar o campo.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/367510.20952/revtee.v8i15.3675Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-2222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3675/3132Mezzaroba, CristianoBassani, Jaison Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3675Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn
title Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn
spellingShingle Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn
Mezzaroba, Cristiano
title_short Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn
title_full Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn
title_fullStr Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn
title_full_unstemmed Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn
title_sort Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn
author Mezzaroba, Cristiano
author_facet Mezzaroba, Cristiano
Bassani, Jaison José
author_role author
author2 Bassani, Jaison José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezzaroba, Cristiano
Bassani, Jaison José
description Neste ensaio teórico tecemos considerações em torno dos conceitos de “campo”, oriundo da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, e de “paradigma”, do físico e epistemólogo da ciência Thomas Kuhn, procurando refletir, em especial, sobre a constituição da Educação Física (EF) brasileira, seu campo acadêmico, científico e profissional. Questionamos se é possível pensar a EF brasileira como campo, relacionada ao modelo kuhniano de paradigmas, e elencamos práticas sociais no interior deste microcosmo como exemplos de padrões paradigmáticos na tentativa de tornar possível o exercício reflexivo que nos propomos. Na análise realizada, identificamos um percurso histórico que demonstra pequenas transformações no interior desta área, como por exemplo, uma aproxima- ção com as ciências sociais e humanas, que causam/causaram micro-anomalias em torno de um modo até então dominante (biomédico) dos seus saberes/fazeres, mostrando o quanto o conflito de ideias e de posições pode enriquecer/fortalecer/transformar o campo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3675
10.20952/revtee.v8i15.3675
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3675
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v8i15.3675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3675/3132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 207-222
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181052690432