Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jesus Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4958
Resumo: Porquê uma edição que procura abordar o Currículo, tentando cruzá-lo com Ortodoxia e Transgressão, dois conceitos à primeira vista inconciliáveis? Apenas por mero prazer acadêmico em brincar com as palavras? Ou por nos encontrarmos, após um longo percurso trilhado, numa encruzilhada que nos obriga a fazer opções? De facto, numa leitura mais superficial, aliada à histó- ria dos estudos curriculares, com raízes no Trivium e no Quadrivium, falar de currículo evoca a organização do saber em planos de estudos, compartimentando-o por disciplinas distribuídas por níveis de ensino e anos (ou semestres) de escolaridade, que por sua vez são hierarquizadas em categorias de primeira ou segunda classe, consoante a sua carga horária, obrigatoriedade de frequência e exigências de avaliação. Tendo surgido como reação à Escolástica medieval que deixava o aluno entregue a si próprio, desbravando por entre informação complexa e confusa, o Currículo encontra- -se deste modo indelevelmente ligado à organização taxonómica do conhecimento, tendo em vista a sua simplificação para o ensino.
id UFS-3_53cbff451675f78473a5f09ae8076adc
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4958
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Apresentação: Currículo, Ortodoxia e TransgressãoPorquê uma edição que procura abordar o Currículo, tentando cruzá-lo com Ortodoxia e Transgressão, dois conceitos à primeira vista inconciliáveis? Apenas por mero prazer acadêmico em brincar com as palavras? Ou por nos encontrarmos, após um longo percurso trilhado, numa encruzilhada que nos obriga a fazer opções? De facto, numa leitura mais superficial, aliada à histó- ria dos estudos curriculares, com raízes no Trivium e no Quadrivium, falar de currículo evoca a organização do saber em planos de estudos, compartimentando-o por disciplinas distribuídas por níveis de ensino e anos (ou semestres) de escolaridade, que por sua vez são hierarquizadas em categorias de primeira ou segunda classe, consoante a sua carga horária, obrigatoriedade de frequência e exigências de avaliação. Tendo surgido como reação à Escolástica medieval que deixava o aluno entregue a si próprio, desbravando por entre informação complexa e confusa, o Currículo encontra- -se deste modo indelevelmente ligado à organização taxonómica do conhecimento, tendo em vista a sua simplificação para o ensino.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/495810.20952/revtee.v9i18.4958Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 11-12Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 11-12Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 11-12Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 11-122358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4958/4093Sousa, Jesus Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-11T20:57:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4958Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T20:57:52Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão
title Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão
spellingShingle Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão
Sousa, Jesus Maria
title_short Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão
title_full Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão
title_fullStr Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão
title_full_unstemmed Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão
title_sort Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão
author Sousa, Jesus Maria
author_facet Sousa, Jesus Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jesus Maria
description Porquê uma edição que procura abordar o Currículo, tentando cruzá-lo com Ortodoxia e Transgressão, dois conceitos à primeira vista inconciliáveis? Apenas por mero prazer acadêmico em brincar com as palavras? Ou por nos encontrarmos, após um longo percurso trilhado, numa encruzilhada que nos obriga a fazer opções? De facto, numa leitura mais superficial, aliada à histó- ria dos estudos curriculares, com raízes no Trivium e no Quadrivium, falar de currículo evoca a organização do saber em planos de estudos, compartimentando-o por disciplinas distribuídas por níveis de ensino e anos (ou semestres) de escolaridade, que por sua vez são hierarquizadas em categorias de primeira ou segunda classe, consoante a sua carga horária, obrigatoriedade de frequência e exigências de avaliação. Tendo surgido como reação à Escolástica medieval que deixava o aluno entregue a si próprio, desbravando por entre informação complexa e confusa, o Currículo encontra- -se deste modo indelevelmente ligado à organização taxonómica do conhecimento, tendo em vista a sua simplificação para o ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4958
10.20952/revtee.v9i18.4958
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4958
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v9i18.4958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4958/4093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 11-12
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 11-12
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 11-12
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 11-12
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181382991872