Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959 |
Resumo: | A partir de uma conceção de currículo em sentido lato, e tendo como referência acontecimentos recentes ocorridos em Portugal, o artigo discute a impossibilidade de o currículo poder constituir-se em fonte de transgressão, assumindo-se, pelo contrário, como fonte de mesmice e de ortodoxia. Além disso, rejeita também a possibilidade de inovação curricular e inovação pedagógica serem expressões sinónimas e de que a operacionalização do currículo na escola através das práticas (docentes) de desenvolvimento curricular possa equivaler ou conduzir a inovação curricular. Em oposição, relaciona inovação pedagógica e heterodoxia, cuja probabilidade é muito maior fora do espaço colonizado pelo currículo da escola. |
id |
UFS-3_3d118c99d7266285768a24ee0fcb90bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4959 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação Pedagógica e Ortodoxia CurricularA partir de uma conceção de currículo em sentido lato, e tendo como referência acontecimentos recentes ocorridos em Portugal, o artigo discute a impossibilidade de o currículo poder constituir-se em fonte de transgressão, assumindo-se, pelo contrário, como fonte de mesmice e de ortodoxia. Além disso, rejeita também a possibilidade de inovação curricular e inovação pedagógica serem expressões sinónimas e de que a operacionalização do currículo na escola através das práticas (docentes) de desenvolvimento curricular possa equivaler ou conduzir a inovação curricular. Em oposição, relaciona inovação pedagógica e heterodoxia, cuja probabilidade é muito maior fora do espaço colonizado pelo currículo da escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/495910.20952/revtee.v9i18.4959Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959/4094Fino, Carlos Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-11T21:00:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4959Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T21:00:30Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular |
title |
Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular |
spellingShingle |
Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular Fino, Carlos Nogueira |
title_short |
Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular |
title_full |
Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular |
title_fullStr |
Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular |
title_full_unstemmed |
Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular |
title_sort |
Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular |
author |
Fino, Carlos Nogueira |
author_facet |
Fino, Carlos Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fino, Carlos Nogueira |
description |
A partir de uma conceção de currículo em sentido lato, e tendo como referência acontecimentos recentes ocorridos em Portugal, o artigo discute a impossibilidade de o currículo poder constituir-se em fonte de transgressão, assumindo-se, pelo contrário, como fonte de mesmice e de ortodoxia. Além disso, rejeita também a possibilidade de inovação curricular e inovação pedagógica serem expressões sinónimas e de que a operacionalização do currículo na escola através das práticas (docentes) de desenvolvimento curricular possa equivaler ou conduzir a inovação curricular. Em oposição, relaciona inovação pedagógica e heterodoxia, cuja probabilidade é muito maior fora do espaço colonizado pelo currículo da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959 10.20952/revtee.v9i18.4959 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v9i18.4959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959/4094 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181384040448 |