Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fino, Carlos Nogueira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959
Resumo: A partir de uma conceção de currículo em sentido lato, e tendo como referência acontecimentos recentes ocorridos em Portugal, o artigo discute a impossibilidade de o currículo poder constituir-se em fonte de transgressão, assumindo-se, pelo contrário, como fonte de mesmice e de ortodoxia. Além disso, rejeita também a possibilidade de inovação curricular e inovação pedagógica serem expressões sinónimas e de que a operacionalização do currículo na escola através das práticas (docentes) de desenvolvimento curricular possa equivaler ou conduzir a inovação curricular. Em oposição, relaciona inovação pedagógica e heterodoxia, cuja probabilidade é muito maior fora do espaço colonizado pelo currículo da escola.
id UFS-3_3d118c99d7266285768a24ee0fcb90bb
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4959
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Inovação Pedagógica e Ortodoxia CurricularA partir de uma conceção de currículo em sentido lato, e tendo como referência acontecimentos recentes ocorridos em Portugal, o artigo discute a impossibilidade de o currículo poder constituir-se em fonte de transgressão, assumindo-se, pelo contrário, como fonte de mesmice e de ortodoxia. Além disso, rejeita também a possibilidade de inovação curricular e inovação pedagógica serem expressões sinónimas e de que a operacionalização do currículo na escola através das práticas (docentes) de desenvolvimento curricular possa equivaler ou conduzir a inovação curricular. Em oposição, relaciona inovação pedagógica e heterodoxia, cuja probabilidade é muito maior fora do espaço colonizado pelo currículo da escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/495910.20952/revtee.v9i18.4959Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959/4094Fino, Carlos Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-11T21:00:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4959Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T21:00:30Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
title Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
spellingShingle Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
Fino, Carlos Nogueira
title_short Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
title_full Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
title_fullStr Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
title_full_unstemmed Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
title_sort Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular
author Fino, Carlos Nogueira
author_facet Fino, Carlos Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fino, Carlos Nogueira
description A partir de uma conceção de currículo em sentido lato, e tendo como referência acontecimentos recentes ocorridos em Portugal, o artigo discute a impossibilidade de o currículo poder constituir-se em fonte de transgressão, assumindo-se, pelo contrário, como fonte de mesmice e de ortodoxia. Além disso, rejeita também a possibilidade de inovação curricular e inovação pedagógica serem expressões sinónimas e de que a operacionalização do currículo na escola através das práticas (docentes) de desenvolvimento curricular possa equivaler ou conduzir a inovação curricular. Em oposição, relaciona inovação pedagógica e heterodoxia, cuja probabilidade é muito maior fora do espaço colonizado pelo currículo da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959
10.20952/revtee.v9i18.4959
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v9i18.4959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4959/4094
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 13-22
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181384040448