Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288 |
Resumo: | Este artigo apresenta as percepções dos professores participantes e dos técnicos que elaboraram e ministraram cursos dentro do Projeto de formação Continuada de professores no estado do amapá, intitulado Encontro Pedagógico dos Municípios, e baseia-se nos resultados de pesquisa do mestrado em Educação que teve como objetivo central analisar e descrever o referido Projeto, bem como estudar o impacto que este causou no contexto educacional dos municípios. foi realizado um estudo da trajetória desse Projeto, compreendendo sua concepção teórica, implementação e, principalmente, alguns dos resultados obtidos. a metodologia da pesquisa consistiu na coleta e análise de documentos e na realização de 14 entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Os depoimentos obtidos deixam claro que o Encontro Pedagógico teve um grande impacto na realidade educacional dos municípios, apresentando mais resultados positivos do que negativos tanto para os professores quanto para os ministrantes e os coordenadores das ações. Os depoimentos permitem concluir também que ações de formação continuada não atingirão o objetivo almejado se não vierem acompanhadas de políticas públicas direcionadas à melhoria das condições de vida e trabalho dos professores. |
id |
UFS-3_54cab24e3ae581c640e716b3d1c22fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2288 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos MunicípiosEste artigo apresenta as percepções dos professores participantes e dos técnicos que elaboraram e ministraram cursos dentro do Projeto de formação Continuada de professores no estado do amapá, intitulado Encontro Pedagógico dos Municípios, e baseia-se nos resultados de pesquisa do mestrado em Educação que teve como objetivo central analisar e descrever o referido Projeto, bem como estudar o impacto que este causou no contexto educacional dos municípios. foi realizado um estudo da trajetória desse Projeto, compreendendo sua concepção teórica, implementação e, principalmente, alguns dos resultados obtidos. a metodologia da pesquisa consistiu na coleta e análise de documentos e na realização de 14 entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Os depoimentos obtidos deixam claro que o Encontro Pedagógico teve um grande impacto na realidade educacional dos municípios, apresentando mais resultados positivos do que negativos tanto para os professores quanto para os ministrantes e os coordenadores das ações. Os depoimentos permitem concluir também que ações de formação continuada não atingirão o objetivo almejado se não vierem acompanhadas de políticas públicas direcionadas à melhoria das condições de vida e trabalho dos professores.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/228810.20952/revtee.v0i0.2288Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288/2010Bezerra, Eliodete CoelhoGentilini, João Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:22:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2288Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:22:40Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios |
title |
Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios |
spellingShingle |
Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios Bezerra, Eliodete Coelho |
title_short |
Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios |
title_full |
Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios |
title_fullStr |
Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios |
title_full_unstemmed |
Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios |
title_sort |
Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios |
author |
Bezerra, Eliodete Coelho |
author_facet |
Bezerra, Eliodete Coelho Gentilini, João Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Gentilini, João Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Eliodete Coelho Gentilini, João Augusto |
description |
Este artigo apresenta as percepções dos professores participantes e dos técnicos que elaboraram e ministraram cursos dentro do Projeto de formação Continuada de professores no estado do amapá, intitulado Encontro Pedagógico dos Municípios, e baseia-se nos resultados de pesquisa do mestrado em Educação que teve como objetivo central analisar e descrever o referido Projeto, bem como estudar o impacto que este causou no contexto educacional dos municípios. foi realizado um estudo da trajetória desse Projeto, compreendendo sua concepção teórica, implementação e, principalmente, alguns dos resultados obtidos. a metodologia da pesquisa consistiu na coleta e análise de documentos e na realização de 14 entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Os depoimentos obtidos deixam claro que o Encontro Pedagógico teve um grande impacto na realidade educacional dos municípios, apresentando mais resultados positivos do que negativos tanto para os professores quanto para os ministrantes e os coordenadores das ações. Os depoimentos permitem concluir também que ações de formação continuada não atingirão o objetivo almejado se não vierem acompanhadas de políticas públicas direcionadas à melhoria das condições de vida e trabalho dos professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288 10.20952/revtee.v0i0.2288 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288/2010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-Junho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-Junho Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-Junho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180944687104 |