Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Eliodete Coelho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gentilini, João Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288
Resumo: Este artigo apresenta as percepções dos professores participantes e dos técnicos que elaboraram e ministraram cursos dentro do Projeto de formação Continuada de professores no estado do amapá, intitulado Encontro Pedagógico dos Municípios, e baseia-se nos resultados de pesquisa do mestrado em Educação que teve como objetivo central analisar e descrever o referido Projeto, bem como estudar o impacto que este causou no contexto educacional dos municípios. foi realizado um estudo da trajetória desse Projeto, compreendendo sua concepção teórica, implementação e, principalmente, alguns dos resultados obtidos. a metodologia da pesquisa consistiu na coleta e análise de documentos e na realização de 14 entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Os depoimentos obtidos deixam claro que o Encontro Pedagógico teve um grande impacto na realidade educacional dos municípios, apresentando mais resultados positivos do que negativos tanto para os professores quanto para os ministrantes e os coordenadores das ações. Os depoimentos permitem concluir também que ações de formação continuada não atingirão o objetivo almejado se não vierem acompanhadas de políticas públicas direcionadas à melhoria das condições de vida e trabalho dos professores.
id UFS-3_54cab24e3ae581c640e716b3d1c22fd4
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2288
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos MunicípiosEste artigo apresenta as percepções dos professores participantes e dos técnicos que elaboraram e ministraram cursos dentro do Projeto de formação Continuada de professores no estado do amapá, intitulado Encontro Pedagógico dos Municípios, e baseia-se nos resultados de pesquisa do mestrado em Educação que teve como objetivo central analisar e descrever o referido Projeto, bem como estudar o impacto que este causou no contexto educacional dos municípios. foi realizado um estudo da trajetória desse Projeto, compreendendo sua concepção teórica, implementação e, principalmente, alguns dos resultados obtidos. a metodologia da pesquisa consistiu na coleta e análise de documentos e na realização de 14 entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Os depoimentos obtidos deixam claro que o Encontro Pedagógico teve um grande impacto na realidade educacional dos municípios, apresentando mais resultados positivos do que negativos tanto para os professores quanto para os ministrantes e os coordenadores das ações. Os depoimentos permitem concluir também que ações de formação continuada não atingirão o objetivo almejado se não vierem acompanhadas de políticas públicas direcionadas à melhoria das condições de vida e trabalho dos professores.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/228810.20952/revtee.v0i0.2288Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288/2010Bezerra, Eliodete CoelhoGentilini, João Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:22:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2288Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:22:40Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios
title Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios
spellingShingle Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios
Bezerra, Eliodete Coelho
title_short Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios
title_full Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios
title_fullStr Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios
title_full_unstemmed Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios
title_sort Formação continuada no Amapá: as percepções dos educadores sobre o Encontro Pedagógico dos Municípios
author Bezerra, Eliodete Coelho
author_facet Bezerra, Eliodete Coelho
Gentilini, João Augusto
author_role author
author2 Gentilini, João Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Eliodete Coelho
Gentilini, João Augusto
description Este artigo apresenta as percepções dos professores participantes e dos técnicos que elaboraram e ministraram cursos dentro do Projeto de formação Continuada de professores no estado do amapá, intitulado Encontro Pedagógico dos Municípios, e baseia-se nos resultados de pesquisa do mestrado em Educação que teve como objetivo central analisar e descrever o referido Projeto, bem como estudar o impacto que este causou no contexto educacional dos municípios. foi realizado um estudo da trajetória desse Projeto, compreendendo sua concepção teórica, implementação e, principalmente, alguns dos resultados obtidos. a metodologia da pesquisa consistiu na coleta e análise de documentos e na realização de 14 entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Os depoimentos obtidos deixam claro que o Encontro Pedagógico teve um grande impacto na realidade educacional dos municípios, apresentando mais resultados positivos do que negativos tanto para os professores quanto para os ministrantes e os coordenadores das ações. Os depoimentos permitem concluir também que ações de formação continuada não atingirão o objetivo almejado se não vierem acompanhadas de políticas públicas direcionadas à melhoria das condições de vida e trabalho dos professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288
10.20952/revtee.v0i0.2288
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2288/2010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180944687104