Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos estudantes referente aos fatores relacionados à retenção acadêmica em dois cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os sujeitos foram acadêmicos que já haviam reprovado ou trancado suas matrículas em pelo menos uma componente. A coleta de dados deu-se através de um questionário com questões e afirmações, as quais foram avaliadas por meio de uma escala de cinco níveis de concordância. A partir dos dados obtidos foram feitas análises descritivas, as quais foram discutidas a partir do Modelo para Estudo dos Fatores Associados ao Processo de Retenção descrito na literatura da área. Os resultados indicam que os fatores: formação no Ensino Médio, falta de programas de apoio ao discente e necessidade de trabalhar enquanto frequenta o curso, influenciam na retenção acadêmica no contexto investigado. Diante disso, é possível elencar algumas ações que podem minimizar o alto índice de retidos nesses cursos. |
id |
UFS-3_5a469c2c9a9dbd846b29ad1bec201366 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12786 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public UniversityFactores influyentes en la retención académica en los cursos de licenciatura Ciencias Naturales de una universidad pública brasileñaFatores influentes na retenção acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileiraAcademic retentionReprocessing and lockingLicensee of Science in NatureRetención académica. Reprobación y bloqueos. Licenciatura en Ciencias Naturales.Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em CiênciasO objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos estudantes referente aos fatores relacionados à retenção acadêmica em dois cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os sujeitos foram acadêmicos que já haviam reprovado ou trancado suas matrículas em pelo menos uma componente. A coleta de dados deu-se através de um questionário com questões e afirmações, as quais foram avaliadas por meio de uma escala de cinco níveis de concordância. A partir dos dados obtidos foram feitas análises descritivas, as quais foram discutidas a partir do Modelo para Estudo dos Fatores Associados ao Processo de Retenção descrito na literatura da área. Os resultados indicam que os fatores: formação no Ensino Médio, falta de programas de apoio ao discente e necessidade de trabalhar enquanto frequenta o curso, influenciam na retenção acadêmica no contexto investigado. Diante disso, é possível elencar algumas ações que podem minimizar o alto índice de retidos nesses cursos.The objective of this study was to identify the students' perception regarding the factors related to academic retention in two licensee courses in Nature Sciences. The subjects were academics who had already failed or blocked their enrollments in at least one component. The data collection was done through a questionnaire with questions and affirmations which were evaluated through a five-level agreement scale. From the obtained data were made descriptive analyzes, which were discussed from the Model for Study of Factors Associated with the Retention Process described in the area literature. The results indicate that the factors: secondary education, lack of student support programs, and the need to work while attending the course influence in academic retention in the context investigated. Given this, it is possible to list some actions that can minimize the high rate of retention in these courses.El objetivo de este estudio fue identificar la percepción de los estudiantes sobre los factores relacionados con la retención académica en dos cursos de licenciatura en Ciencias Naturales. Los sujetos eran académicos que ya habían reprobado o bloqueado su inscripción en al menos un componente. Los datos se recopilaron a través de un cuestionario con preguntas y declaraciones, que se evaluaron utilizando una escala de acuerdo de cinco niveles. A partir de los datos obtenidos, se realizaron análisis descriptivos, que se discutieron a partir del Modelo de Estudio de Factores Asociados con el Proceso de Retención descrito en la literatura del área. Los resultados indican que los factores: educación secundaria, falta de programas de apoyo estudiantil y necesidad de trabajar mientras asisten al curso, influyen en la retención académica en el contexto investigado. Dado esto, es posible enumerar algunas acciones que pueden minimizar la alta tasa de retención en estos cursos.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1278610.20952/revtee.v13i32.12786Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-202358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSengporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786/11041https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786/11042Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Quelen Colman EspíndolaPazinato, Maurícius Selvero2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12786Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University Factores influyentes en la retención académica en los cursos de licenciatura Ciencias Naturales de una universidad pública brasileña Fatores influentes na retenção acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileira |
title |
Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University |
spellingShingle |
Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University Lima, Quelen Colman Espíndola Academic retention Reprocessing and locking Licensee of Science in Nature Retención académica. Reprobación y bloqueos. Licenciatura en Ciencias Naturales. Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em Ciências |
title_short |
Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University |
title_full |
Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University |
title_fullStr |
Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University |
title_full_unstemmed |
Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University |
title_sort |
Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University |
author |
Lima, Quelen Colman Espíndola |
author_facet |
Lima, Quelen Colman Espíndola Pazinato, Maurícius Selvero |
author_role |
author |
author2 |
Pazinato, Maurícius Selvero |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Quelen Colman Espíndola Pazinato, Maurícius Selvero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academic retention Reprocessing and locking Licensee of Science in Nature Retención académica. Reprobación y bloqueos. Licenciatura en Ciencias Naturales. Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em Ciências |
topic |
Academic retention Reprocessing and locking Licensee of Science in Nature Retención académica. Reprobación y bloqueos. Licenciatura en Ciencias Naturales. Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em Ciências |
description |
O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos estudantes referente aos fatores relacionados à retenção acadêmica em dois cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os sujeitos foram acadêmicos que já haviam reprovado ou trancado suas matrículas em pelo menos uma componente. A coleta de dados deu-se através de um questionário com questões e afirmações, as quais foram avaliadas por meio de uma escala de cinco níveis de concordância. A partir dos dados obtidos foram feitas análises descritivas, as quais foram discutidas a partir do Modelo para Estudo dos Fatores Associados ao Processo de Retenção descrito na literatura da área. Os resultados indicam que os fatores: formação no Ensino Médio, falta de programas de apoio ao discente e necessidade de trabalhar enquanto frequenta o curso, influenciam na retenção acadêmica no contexto investigado. Diante disso, é possível elencar algumas ações que podem minimizar o alto índice de retidos nesses cursos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786 10.20952/revtee.v13i32.12786 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.12786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786/11041 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786/11042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182774452224 |