Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Quelen Colman Espíndola
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pazinato, Maurícius Selvero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos estudantes referente aos fatores relacionados à retenção acadêmica em dois cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os sujeitos foram acadêmicos que já haviam reprovado ou trancado suas matrículas em pelo menos uma componente. A coleta de dados deu-se através de um questionário com questões e afirmações, as quais foram avaliadas por meio de uma escala de cinco níveis de concordância. A partir dos dados obtidos foram feitas análises descritivas, as quais foram discutidas a partir do Modelo para Estudo dos Fatores Associados ao Processo de Retenção descrito na literatura da área. Os resultados indicam que os fatores: formação no Ensino Médio, falta de programas de apoio ao discente e necessidade de trabalhar enquanto frequenta o curso, influenciam na retenção acadêmica no contexto investigado. Diante disso, é possível elencar algumas ações que podem minimizar o alto índice de retidos nesses cursos.
id UFS-3_5a469c2c9a9dbd846b29ad1bec201366
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12786
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public UniversityFactores influyentes en la retención académica en los cursos de licenciatura Ciencias Naturales de una universidad pública brasileñaFatores influentes na retenção acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileiraAcademic retentionReprocessing and lockingLicensee of Science in NatureRetención académica. Reprobación y bloqueos. Licenciatura en Ciencias Naturales.Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em CiênciasO objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos estudantes referente aos fatores relacionados à retenção acadêmica em dois cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os sujeitos foram acadêmicos que já haviam reprovado ou trancado suas matrículas em pelo menos uma componente. A coleta de dados deu-se através de um questionário com questões e afirmações, as quais foram avaliadas por meio de uma escala de cinco níveis de concordância. A partir dos dados obtidos foram feitas análises descritivas, as quais foram discutidas a partir do Modelo para Estudo dos Fatores Associados ao Processo de Retenção descrito na literatura da área. Os resultados indicam que os fatores: formação no Ensino Médio, falta de programas de apoio ao discente e necessidade de trabalhar enquanto frequenta o curso, influenciam na retenção acadêmica no contexto investigado. Diante disso, é possível elencar algumas ações que podem minimizar o alto índice de retidos nesses cursos.The objective of this study was to identify the students' perception regarding the factors related to academic retention in two licensee courses in Nature Sciences. The subjects were academics who had already failed or blocked their enrollments in at least one component. The data collection was done through a questionnaire with questions and affirmations which were evaluated through a five-level agreement scale. From the obtained data were made descriptive analyzes, which were discussed from the Model for Study of Factors Associated with the Retention Process described in the area literature. The results indicate that the factors: secondary education, lack of student support programs, and the need to work while attending the course influence in academic retention in the context investigated. Given this, it is possible to list some actions that can minimize the high rate of retention in these courses.El objetivo de este estudio fue identificar la percepción de los estudiantes sobre los factores relacionados con la retención académica en dos cursos de licenciatura en Ciencias Naturales. Los sujetos eran académicos que ya habían reprobado o bloqueado su inscripción en al menos un componente. Los datos se recopilaron a través de un cuestionario con preguntas y declaraciones, que se evaluaron utilizando una escala de acuerdo de cinco niveles. A partir de los datos obtenidos, se realizaron análisis descriptivos, que se discutieron a partir del Modelo de Estudio de Factores Asociados con el Proceso de Retención descrito en la literatura del área. Los resultados indican que los factores: educación secundaria, falta de programas de apoyo estudiantil y necesidad de trabajar mientras asisten al curso, influyen en la retención académica en el contexto investigado. Dado esto, es posible enumerar algunas acciones que pueden minimizar la alta tasa de retención en estos cursos.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1278610.20952/revtee.v13i32.12786Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-202358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSengporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786/11041https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786/11042Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Quelen Colman EspíndolaPazinato, Maurícius Selvero2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12786Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University
Factores influyentes en la retención académica en los cursos de licenciatura Ciencias Naturales de una universidad pública brasileña
Fatores influentes na retenção acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileira
title Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University
spellingShingle Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University
Lima, Quelen Colman Espíndola
Academic retention
Reprocessing and locking
Licensee of Science in Nature
Retención académica. Reprobación y bloqueos. Licenciatura en Ciencias Naturales.
Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em Ciências
title_short Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University
title_full Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University
title_fullStr Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University
title_full_unstemmed Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University
title_sort Influential Factors in Academic Retention in the Licensee Undergraduate Courses in Natural Sciences of a Brazilian Public University
author Lima, Quelen Colman Espíndola
author_facet Lima, Quelen Colman Espíndola
Pazinato, Maurícius Selvero
author_role author
author2 Pazinato, Maurícius Selvero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Quelen Colman Espíndola
Pazinato, Maurícius Selvero
dc.subject.por.fl_str_mv Academic retention
Reprocessing and locking
Licensee of Science in Nature
Retención académica. Reprobación y bloqueos. Licenciatura en Ciencias Naturales.
Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em Ciências
topic Academic retention
Reprocessing and locking
Licensee of Science in Nature
Retención académica. Reprobación y bloqueos. Licenciatura en Ciencias Naturales.
Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em Ciências
description O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos estudantes referente aos fatores relacionados à retenção acadêmica em dois cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os sujeitos foram acadêmicos que já haviam reprovado ou trancado suas matrículas em pelo menos uma componente. A coleta de dados deu-se através de um questionário com questões e afirmações, as quais foram avaliadas por meio de uma escala de cinco níveis de concordância. A partir dos dados obtidos foram feitas análises descritivas, as quais foram discutidas a partir do Modelo para Estudo dos Fatores Associados ao Processo de Retenção descrito na literatura da área. Os resultados indicam que os fatores: formação no Ensino Médio, falta de programas de apoio ao discente e necessidade de trabalhar enquanto frequenta o curso, influenciam na retenção acadêmica no contexto investigado. Diante disso, é possível elencar algumas ações que podem minimizar o alto índice de retidos nesses cursos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786
10.20952/revtee.v13i32.12786
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.12786
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786/11041
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12786/11042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182774452224