RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festozo, Marina Battistetti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Queixas, Ricardo Campos, Nascimento Junior, Antonio Fernandes, Tozoni-Reis, Marilia Freitas de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6677
Resumo: Recorremos à história para pesquisar as relações entre movimentações sociais e a concepção crítica da Educação Ambiental brasileira. Tomamos o materialismo histórico-dialético como referencial teórico-metodológico. Os dados resultam de pesquisa bibliográfica e de campo, entrevistando personagens da área de história ambiental e do ambientalismo europeu. Nossas pesquisas indicam que, em meio aos novos movimentos sociais, o movimento ambientalista assume novas críticas, ao uso de energia nuclear, à cultura política, aos modos de vida, etc. Estes movimentos contribuem com o aprimoramento da participação da sociedade e, portanto, com a sua formação política. O Brasil, apesar da longa história de exploração e tolhido por ditaduras, com o tempo, sintetiza ideais revolucionários locais e estrangeiros e se torna solo fecundo a um movimento crítico, inclusive na educação. A Educação Ambiental se fortalece junto a este movimento, articulando assim a questão ambiental à justiça, participação, emancipação social e sustentabilidade.
id UFS-3_6616e075ed6dfead0a522b5f663a77c8
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6677
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIALRecorremos à história para pesquisar as relações entre movimentações sociais e a concepção crítica da Educação Ambiental brasileira. Tomamos o materialismo histórico-dialético como referencial teórico-metodológico. Os dados resultam de pesquisa bibliográfica e de campo, entrevistando personagens da área de história ambiental e do ambientalismo europeu. Nossas pesquisas indicam que, em meio aos novos movimentos sociais, o movimento ambientalista assume novas críticas, ao uso de energia nuclear, à cultura política, aos modos de vida, etc. Estes movimentos contribuem com o aprimoramento da participação da sociedade e, portanto, com a sua formação política. O Brasil, apesar da longa história de exploração e tolhido por ditaduras, com o tempo, sintetiza ideais revolucionários locais e estrangeiros e se torna solo fecundo a um movimento crítico, inclusive na educação. A Educação Ambiental se fortalece junto a este movimento, articulando assim a questão ambiental à justiça, participação, emancipação social e sustentabilidade.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/667710.20952/revtee.v11i24.6677Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 253-266Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 253-266Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 253-266Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 253-2662358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6677/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFestozo, Marina BattistettiQueixas, Ricardo CamposNascimento Junior, Antonio FernandesTozoni-Reis, Marilia Freitas de Campos2022-02-11T10:45:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6677Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:45:35Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
title RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
spellingShingle RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Festozo, Marina Battistetti
title_short RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
title_full RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
title_fullStr RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
title_full_unstemmed RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
title_sort RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
author Festozo, Marina Battistetti
author_facet Festozo, Marina Battistetti
Queixas, Ricardo Campos
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tozoni-Reis, Marilia Freitas de Campos
author_role author
author2 Queixas, Ricardo Campos
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tozoni-Reis, Marilia Freitas de Campos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Festozo, Marina Battistetti
Queixas, Ricardo Campos
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tozoni-Reis, Marilia Freitas de Campos
description Recorremos à história para pesquisar as relações entre movimentações sociais e a concepção crítica da Educação Ambiental brasileira. Tomamos o materialismo histórico-dialético como referencial teórico-metodológico. Os dados resultam de pesquisa bibliográfica e de campo, entrevistando personagens da área de história ambiental e do ambientalismo europeu. Nossas pesquisas indicam que, em meio aos novos movimentos sociais, o movimento ambientalista assume novas críticas, ao uso de energia nuclear, à cultura política, aos modos de vida, etc. Estes movimentos contribuem com o aprimoramento da participação da sociedade e, portanto, com a sua formação política. O Brasil, apesar da longa história de exploração e tolhido por ditaduras, com o tempo, sintetiza ideais revolucionários locais e estrangeiros e se torna solo fecundo a um movimento crítico, inclusive na educação. A Educação Ambiental se fortalece junto a este movimento, articulando assim a questão ambiental à justiça, participação, emancipação social e sustentabilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6677
10.20952/revtee.v11i24.6677
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6677
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i24.6677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6677/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 253-266
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 253-266
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 253-266
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 253-266
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181770964992