APROPRIAÇÕES CURRICULARES NA REDE MUNICIPAL DE SERRA/ES
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8547 |
Resumo: | ResumoO estudo analisa como os professores de Educação Física da Rede Municipal de Serra (Espírito-Santo) se apropriam da referência curricular oficial para a construção da sua práxis. Em termos metodológicos, envolveu uma observação participante nos encontros de formação continuada da Rede pelo período de um ano e a realização de entrevistas com dez sujeitos que atuaram no processo de construção e implementação do currículo oficial. O artigo está organizado de modo a descrever a concepção desse currículo, a apropriação pelos professores e o papel das formações continuadas como importante fórum deliberativo de construção e implementação de uma política curricular. Conclui que esse processo é tenso, ambíguo, deve ser coletivo e contínuo, se a perspectiva for a ressignificação das práticas docentes.Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Formação profissional. Apropiaciones curriculares en la red municipal de SerraResumenEl trabajo analisa como los profesores de Educación Física de la red municipal de Serra (Espírito-Santo) se apropian de la referencia curricular oficial para la construcción de su práxis. Metodologicamente, utilizó una observación participante en los encuentros de formación contínua de la red durante un año y la realización de entrevistas con diez sujetos que actuaron en el proceso de construcción e implementación del currículum oficial. El artículo está organizado de modo a describir la concepción de ese currículum, la apropiación de los profesores y el papel de las formaciones contínuas como importante fórum consultivo de construcción y implementación de una política curricular. Concluye que ese proceso es difícil, ambíguo, debe ser colectivo y contínuo, si la perspectiva es la resignificación de las prácticas docentes.Palabras-clave: Currículum. Educación Física. Formación Profesional. Curricular appropriations in the municipal school system in Serra AbstractThis paper analyzes how Physical Education teachers from the municipal school system in Serra (Espírito Santo, Brazil) appropriate the official curricular reference for the construction of their praxis. In terms of methodology, the study involved participant observation during the meetings of continuous teacher education for one year and conduction of interviews with 10 subjects involved in the process of constructing and implementing the official curriculum. The paper is organized in order to describe the curriculum conceptions, the appropriation of these conceptions by the teachers and the role of teacher education courses as an important deliberative forum for the construction and implementation of a curricular policy. It concludes that this process is tense, ambiguous, and must be collective and continuous if the perspective is to resignificate teaching practices.Keywords: Curriculum. Physical Education. Professional Education. |
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APROPRIAÇÕES CURRICULARES NA REDE MUNICIPAL DE SERRA/ESResumoO estudo analisa como os professores de Educação Física da Rede Municipal de Serra (Espírito-Santo) se apropriam da referência curricular oficial para a construção da sua práxis. Em termos metodológicos, envolveu uma observação participante nos encontros de formação continuada da Rede pelo período de um ano e a realização de entrevistas com dez sujeitos que atuaram no processo de construção e implementação do currículo oficial. O artigo está organizado de modo a descrever a concepção desse currículo, a apropriação pelos professores e o papel das formações continuadas como importante fórum deliberativo de construção e implementação de uma política curricular. Conclui que esse processo é tenso, ambíguo, deve ser coletivo e contínuo, se a perspectiva for a ressignificação das práticas docentes.Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Formação profissional. Apropiaciones curriculares en la red municipal de SerraResumenEl trabajo analisa como los profesores de Educación Física de la red municipal de Serra (Espírito-Santo) se apropian de la referencia curricular oficial para la construcción de su práxis. Metodologicamente, utilizó una observación participante en los encuentros de formación contínua de la red durante un año y la realización de entrevistas con diez sujetos que actuaron en el proceso de construcción e implementación del currículum oficial. El artículo está organizado de modo a describir la concepción de ese currículum, la apropiación de los profesores y el papel de las formaciones contínuas como importante fórum consultivo de construcción y implementación de una política curricular. Concluye que ese proceso es difícil, ambíguo, debe ser colectivo y contínuo, si la perspectiva es la resignificación de las prácticas docentes.Palabras-clave: Currículum. Educación Física. Formación Profesional. Curricular appropriations in the municipal school system in Serra AbstractThis paper analyzes how Physical Education teachers from the municipal school system in Serra (Espírito Santo, Brazil) appropriate the official curricular reference for the construction of their praxis. In terms of methodology, the study involved participant observation during the meetings of continuous teacher education for one year and conduction of interviews with 10 subjects involved in the process of constructing and implementing the official curriculum. The paper is organized in order to describe the curriculum conceptions, the appropriation of these conceptions by the teachers and the role of teacher education courses as an important deliberative forum for the construction and implementation of a curricular policy. It concludes that this process is tense, ambiguous, and must be collective and continuous if the perspective is to resignificate teaching practices.Keywords: Curriculum. Physical Education. Professional Education. Revista Tempos e Espaços em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/854710.20952/revtee.v12i28.8547Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 Núm. 28 (2019): Janeiro-Março; 307-322Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 No 28 (2019): Janeiro-Março; 307-322Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 12 n. 28 (2019): Janeiro-Março; 307-322Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 No. 28 (2019): Janeiro-Março; 307-3222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8547/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Amarilton Cesar NascimentoAlmeida, Felipe Quintão de2022-02-09T20:05:45Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8547Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T20:05:45Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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