UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Maria Neide
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645
Resumo: Tratar da análise de discurso baseado na perspectiva foucaultiana a partir de uma narrativa de si é o objetivo desse artigo. Procurei descrever o percurso de minha aproximação com Foucault e como fui trabalhando determinados discursos da Educação, no processo de problematização, na análise dos enunciados em seu referente, na função-sujeito do discurso, nos campos correlatos ao discurso e na materialidade do mesmo. Em uma abordagem autobiográfica temática, utilizei-me de minhas memórias em relação a leituras que fiz de textos de Foucault e de alguns comentadores, bem como de textos que produzi na História da Educação para desvelar os desafios, as limitações e os significados em trabalhar análise de discurso na perspectiva desse autor.  Nesse percurso, foi possível em uma re-inventiva textual, enunciar também um discurso sobre Foucault na pesquisa em Educação
id UFS-3_6b2880eca078c854496c33fceb36c997
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9645
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃOTratar da análise de discurso baseado na perspectiva foucaultiana a partir de uma narrativa de si é o objetivo desse artigo. Procurei descrever o percurso de minha aproximação com Foucault e como fui trabalhando determinados discursos da Educação, no processo de problematização, na análise dos enunciados em seu referente, na função-sujeito do discurso, nos campos correlatos ao discurso e na materialidade do mesmo. Em uma abordagem autobiográfica temática, utilizei-me de minhas memórias em relação a leituras que fiz de textos de Foucault e de alguns comentadores, bem como de textos que produzi na História da Educação para desvelar os desafios, as limitações e os significados em trabalhar análise de discurso na perspectiva desse autor.  Nesse percurso, foi possível em uma re-inventiva textual, enunciar também um discurso sobre Foucault na pesquisa em EducaçãoRevista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/964510.20952/revtee.v11i01.9645Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 207-224Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 207-224Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 207-224Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 207-2242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Maria Neide2022-02-09T21:16:19Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9645Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T21:16:19Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
spellingShingle UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Sobral, Maria Neide
title_short UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_fullStr UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_sort UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
author Sobral, Maria Neide
author_facet Sobral, Maria Neide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Maria Neide
description Tratar da análise de discurso baseado na perspectiva foucaultiana a partir de uma narrativa de si é o objetivo desse artigo. Procurei descrever o percurso de minha aproximação com Foucault e como fui trabalhando determinados discursos da Educação, no processo de problematização, na análise dos enunciados em seu referente, na função-sujeito do discurso, nos campos correlatos ao discurso e na materialidade do mesmo. Em uma abordagem autobiográfica temática, utilizei-me de minhas memórias em relação a leituras que fiz de textos de Foucault e de alguns comentadores, bem como de textos que produzi na História da Educação para desvelar os desafios, as limitações e os significados em trabalhar análise de discurso na perspectiva desse autor.  Nesse percurso, foi possível em uma re-inventiva textual, enunciar também um discurso sobre Foucault na pesquisa em Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645
10.20952/revtee.v11i01.9645
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i01.9645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 207-224
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 207-224
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 207-224
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 207-224
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182272184320