UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645 |
Resumo: | Tratar da análise de discurso baseado na perspectiva foucaultiana a partir de uma narrativa de si é o objetivo desse artigo. Procurei descrever o percurso de minha aproximação com Foucault e como fui trabalhando determinados discursos da Educação, no processo de problematização, na análise dos enunciados em seu referente, na função-sujeito do discurso, nos campos correlatos ao discurso e na materialidade do mesmo. Em uma abordagem autobiográfica temática, utilizei-me de minhas memórias em relação a leituras que fiz de textos de Foucault e de alguns comentadores, bem como de textos que produzi na História da Educação para desvelar os desafios, as limitações e os significados em trabalhar análise de discurso na perspectiva desse autor. Nesse percurso, foi possível em uma re-inventiva textual, enunciar também um discurso sobre Foucault na pesquisa em Educação |
id |
UFS-3_6b2880eca078c854496c33fceb36c997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9645 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃOTratar da análise de discurso baseado na perspectiva foucaultiana a partir de uma narrativa de si é o objetivo desse artigo. Procurei descrever o percurso de minha aproximação com Foucault e como fui trabalhando determinados discursos da Educação, no processo de problematização, na análise dos enunciados em seu referente, na função-sujeito do discurso, nos campos correlatos ao discurso e na materialidade do mesmo. Em uma abordagem autobiográfica temática, utilizei-me de minhas memórias em relação a leituras que fiz de textos de Foucault e de alguns comentadores, bem como de textos que produzi na História da Educação para desvelar os desafios, as limitações e os significados em trabalhar análise de discurso na perspectiva desse autor. Nesse percurso, foi possível em uma re-inventiva textual, enunciar também um discurso sobre Foucault na pesquisa em EducaçãoRevista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/964510.20952/revtee.v11i01.9645Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 207-224Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 207-224Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 207-224Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 207-2242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Maria Neide2022-02-09T21:16:19Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9645Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T21:16:19Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title |
UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Sobral, Maria Neide |
title_short |
UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full |
UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_sort |
UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
author |
Sobral, Maria Neide |
author_facet |
Sobral, Maria Neide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Maria Neide |
description |
Tratar da análise de discurso baseado na perspectiva foucaultiana a partir de uma narrativa de si é o objetivo desse artigo. Procurei descrever o percurso de minha aproximação com Foucault e como fui trabalhando determinados discursos da Educação, no processo de problematização, na análise dos enunciados em seu referente, na função-sujeito do discurso, nos campos correlatos ao discurso e na materialidade do mesmo. Em uma abordagem autobiográfica temática, utilizei-me de minhas memórias em relação a leituras que fiz de textos de Foucault e de alguns comentadores, bem como de textos que produzi na História da Educação para desvelar os desafios, as limitações e os significados em trabalhar análise de discurso na perspectiva desse autor. Nesse percurso, foi possível em uma re-inventiva textual, enunciar também um discurso sobre Foucault na pesquisa em Educação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645 10.20952/revtee.v11i01.9645 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i01.9645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9645/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 207-224 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 207-224 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 207-224 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 207-224 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182272184320 |