Origem e implementação do 5º Grupo Escolar Barão do Rio Branco em Belém-PA (1902-1906)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mario Allan da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13328
Resumo: This paper discusses how the 5th elementary school Barão do Rio Branco was created and implemented in Belém-PA from 1902 to 1906. It is a documentary research, which used as historical sources Decree N. 625 of 1899, the book by Virgílio Oliveira of 1903, governors’ messages (1899-1900), Federal Register of 1990 and Report of the 5th elementary school of 1909. We dialogued with Nosella and Buffa (2013), Sanfelice (2007), Souza (2014), Sarges (2010), Schueler and Magaldi (2009), Nery (2013), among others. The 5th elementary school Barão do Rio Branco was created by Decree N. 1,133, of March 22nd, 1902. Initially, it operated in a rented building, and, in 1906, Pará State Government purchased its own building. It was an active institution with a large amount of registrations, and participated in the intellectual and social training of students, a much-awaited goal in the republican period.
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spelling Origem e implementação do 5º Grupo Escolar Barão do Rio Branco em Belém-PA (1902-1906)Grupo Escolar. Instituição Educativa. Formação. República.This paper discusses how the 5th elementary school Barão do Rio Branco was created and implemented in Belém-PA from 1902 to 1906. It is a documentary research, which used as historical sources Decree N. 625 of 1899, the book by Virgílio Oliveira of 1903, governors’ messages (1899-1900), Federal Register of 1990 and Report of the 5th elementary school of 1909. We dialogued with Nosella and Buffa (2013), Sanfelice (2007), Souza (2014), Sarges (2010), Schueler and Magaldi (2009), Nery (2013), among others. The 5th elementary school Barão do Rio Branco was created by Decree N. 1,133, of March 22nd, 1902. Initially, it operated in a rented building, and, in 1906, Pará State Government purchased its own building. It was an active institution with a large amount of registrations, and participated in the intellectual and social training of students, a much-awaited goal in the republican period.Este artigo tem por objetivo analisar como se deu a criação e implementação do 5º grupo escolar Barão do Rio Branco em Belém-PA no período de 1902 a 1906. É uma pesquisa documental, que utilizou como fontes históricas o Decreto nº 625 de 1899, o livro de Virgílio Oliveira de 1903, mensagens de governadores (1899-1900), o Diário Oficial de 1900, dentre outras. Dialogamos com Nosella e Buffa (2013), Sanfelice (2007), Souza (2014), Sarges (2010), Schueler e Magaldi (2009), Nery (2013), entre outros. O 5º grupo escolar foi criado pelo Decreto Nº 1.133, de 22 de março de 1902. Funcionou inicialmente em um prédio alugado e, em 1906, o Governo do Pará comprou um prédio próprio. Foi uma instituição com elevado número de matrículas e participou da formação intelectual e social de alunos e alunas, o que muito se buscava no período republicano.Este artículo tiene como objetivo analizar cómo el 5º grupo escolar de Barão do Rio Branco fue creado e implementado en Belém-PA de 1902 a 1906. Se trata de una investigación documental, que utilizó como fuentes históricas el Decreto nº 625 de 1899, el libro de Virgílio Oliveira de 1903, los mensajes de los gobernadores (1899-1900), el Boletín Oficial de 1900, entre otros. Dialogamos con Nosella y Buffa (2013), Sanfelice (2007), Souza (2014), Sarges (2010), Schueler y Magaldi (2009), Nery (2013), entre otros. El 5º grupo escolar fue creado por el Decreto Nº 1.133 del 22 de marzo de 1902. Inicialmente funcionó en un edificio alquilado y en 1906 el Gobierno del Pará compró su propio edificio. Era una institución muy concurrida en cuanto a la matrícula y participaba en la formación intelectual y social de los estudiantes, muy solicitada en el período republicano. Revista Tempos e Espaços em Educação2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1332810.20952/revtee.v13i32.13328Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13328/10762Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Mario Allan da SilvaFrança, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13328Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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