Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442 |
Resumo: | O artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido emlíngua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida. |
id |
UFS-3_77cfb73befff263aba8ee4e339ba3938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7442 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curricularesO artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido emlíngua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/744210.20952/revtee.v10i23.7442Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-362358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442/pdf_1Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFino, Carlos Nogueira2022-02-13T18:33:44Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7442Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:44Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares |
title |
Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares |
spellingShingle |
Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares Fino, Carlos Nogueira |
title_short |
Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares |
title_full |
Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares |
title_fullStr |
Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares |
title_full_unstemmed |
Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares |
title_sort |
Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares |
author |
Fino, Carlos Nogueira |
author_facet |
Fino, Carlos Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fino, Carlos Nogueira |
description |
O artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido emlíngua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442 10.20952/revtee.v10i23.7442 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i23.7442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181827588096 |