Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fino, Carlos Nogueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442
Resumo: O artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que  pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido emlíngua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida.
id UFS-3_77cfb73befff263aba8ee4e339ba3938
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7442
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curricularesO artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que  pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido emlíngua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/744210.20952/revtee.v10i23.7442Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-362358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442/pdf_1Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFino, Carlos Nogueira2022-02-13T18:33:44Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7442Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:44Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
title Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
spellingShingle Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
Fino, Carlos Nogueira
title_short Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
title_full Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
title_fullStr Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
title_full_unstemmed Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
title_sort Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
author Fino, Carlos Nogueira
author_facet Fino, Carlos Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fino, Carlos Nogueira
description O artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que  pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido emlíngua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442
10.20952/revtee.v10i23.7442
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i23.7442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7442/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 27-36
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181827588096