Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre contribuições da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, para a investigação qualitativa em prática educativa. Inicialmente apresenta fundamentos husserlianos presentes na fenomenologia shutziana. Em seguida, a aplicação metodológica da fenomenologia sociológica, em pesquisas sobre prática educativa e as seguintes contribuições: a) apreensão da prática educativa como objeto da consciência, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do pesquisador e do pesquisado na relação de pesquisa, tomando o campo empírico como campo de problematização; c) refinamento de instrumentos de produção e análise de dados; d) potencialização da pesquisa como processo. |
id |
UFS-3_781b8e8d06c9fc8a747f537b23394701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13274 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativaEsse artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre contribuições da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, para a investigação qualitativa em prática educativa. Inicialmente apresenta fundamentos husserlianos presentes na fenomenologia shutziana. Em seguida, a aplicação metodológica da fenomenologia sociológica, em pesquisas sobre prática educativa e as seguintes contribuições: a) apreensão da prática educativa como objeto da consciência, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do pesquisador e do pesquisado na relação de pesquisa, tomando o campo empírico como campo de problematização; c) refinamento de instrumentos de produção e análise de dados; d) potencialização da pesquisa como processo.This article has aimed to present a research result on the contributions of Alfred Schutz Sociological Phenomenology for qualitative research in educational practice. Initially it has presented Husserlian foundations contained in Shutzian phenomenology. Then, it has related about the methodological application of sociological phenomenology, in research on educational practice and it has showed the following contributions: a) apprehension of educational practice as an object of consciousness, which means to understand that in its subjective dimension; b) reflection on the researcher's and investigated one's role in research relation, taking the empirical field as a problematization space; c) refinement of data production and analysis tools; d) potentialization of research as a process.Este artículo tiene como propósito presentar los resultados de la investigación sobre las contribuciones de la Sociología Fenomenológica de Alfred Schutz para la investigación cualitativa en la práctica educativa. Inicialmente se presentan los fundamentos husserlianos presentes en la fenomenología shutziana. A continuación, se presenta la aplicación metodológica de la sociología fenomenológica en investigaciones sobre la práctica educativa y las siguientes aportaciones: a) aprehensión de la práctica educativa como objeto de conciencia, lo que significa aprehenderla en su dimensión subjetiva; b) reflexión sobre el papel del investigador y el investigado en la relación de investigación, tomando el campo empírico como un campo de problematización; c) perfeccionamiento de los instrumentos de producción y análisis de datos; d) potenciación de la investigación como proceso.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1327410.20952/revtee.v13i32.13274Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274/10374https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274/10400Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrusoé, Nilma CastroSantos, Edmilson Menezes2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13274Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa |
title |
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa |
spellingShingle |
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa Crusoé, Nilma Castro |
title_short |
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa |
title_full |
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa |
title_fullStr |
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa |
title_full_unstemmed |
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa |
title_sort |
Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa |
author |
Crusoé, Nilma Castro |
author_facet |
Crusoé, Nilma Castro Santos, Edmilson Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Edmilson Menezes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crusoé, Nilma Castro Santos, Edmilson Menezes |
description |
Esse artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre contribuições da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, para a investigação qualitativa em prática educativa. Inicialmente apresenta fundamentos husserlianos presentes na fenomenologia shutziana. Em seguida, a aplicação metodológica da fenomenologia sociológica, em pesquisas sobre prática educativa e as seguintes contribuições: a) apreensão da prática educativa como objeto da consciência, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do pesquisador e do pesquisado na relação de pesquisa, tomando o campo empírico como campo de problematização; c) refinamento de instrumentos de produção e análise de dados; d) potencialização da pesquisa como processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274 10.20952/revtee.v13i32.13274 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.13274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274/10374 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274/10400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182836318208 |