Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crusoé, Nilma Castro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Edmilson Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre contribuições da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, para a investigação qualitativa em prática educativa. Inicialmente apresenta fundamentos husserlianos presentes na fenomenologia shutziana. Em seguida, a aplicação metodológica da fenomenologia sociológica, em pesquisas sobre prática educativa e as seguintes contribuições: a) apreensão da prática educativa como objeto da consciência, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do pesquisador e do pesquisado na relação de pesquisa, tomando o campo empírico como campo de problematização; c) refinamento de instrumentos de produção e análise de dados; d) potencialização da pesquisa como processo.
id UFS-3_781b8e8d06c9fc8a747f537b23394701
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13274
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativaEsse artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre contribuições da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, para a investigação qualitativa em prática educativa. Inicialmente apresenta fundamentos husserlianos presentes na fenomenologia shutziana. Em seguida, a aplicação metodológica da fenomenologia sociológica, em pesquisas sobre prática educativa e as seguintes contribuições: a) apreensão da prática educativa como objeto da consciência, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do pesquisador e do pesquisado na relação de pesquisa, tomando o campo empírico como campo de problematização; c) refinamento de instrumentos de produção e análise de dados; d) potencialização da pesquisa como processo.This article has aimed to present a research result on the   contributions of Alfred Schutz Sociological Phenomenology for qualitative research in educational practice. Initially it has presented Husserlian foundations contained in Shutzian phenomenology. Then, it has related about the methodological application of sociological phenomenology, in research on educational practice and it has showed the following contributions: a) apprehension of  educational practice as an object of consciousness, which means to understand that in its subjective dimension; b) reflection on the researcher's and investigated one's role in research relation, taking the empirical field as a problematization space; c) refinement of data production and analysis tools; d) potentialization of research as a process.Este artículo tiene como propósito presentar los resultados de la investigación sobre las contribuciones de la Sociología Fenomenológica de Alfred Schutz para la investigación cualitativa en la práctica educativa. Inicialmente se presentan los fundamentos husserlianos presentes en la fenomenología shutziana. A continuación, se presenta la aplicación metodológica de la sociología fenomenológica en investigaciones sobre la práctica educativa y las siguientes aportaciones: a) aprehensión de la práctica educativa como objeto de conciencia, lo que significa aprehenderla en su dimensión subjetiva; b) reflexión sobre el papel del investigador y el investigado en la relación de investigación, tomando el campo empírico como un campo de problematización; c) perfeccionamiento de los instrumentos de producción y análisis de datos; d) potenciación de la investigación como proceso.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1327410.20952/revtee.v13i32.13274Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274/10374https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274/10400Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrusoé, Nilma CastroSantos, Edmilson Menezes2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13274Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
title Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
spellingShingle Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
Crusoé, Nilma Castro
title_short Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
title_full Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
title_fullStr Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
title_full_unstemmed Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
title_sort Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa
author Crusoé, Nilma Castro
author_facet Crusoé, Nilma Castro
Santos, Edmilson Menezes
author_role author
author2 Santos, Edmilson Menezes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crusoé, Nilma Castro
Santos, Edmilson Menezes
description Esse artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre contribuições da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, para a investigação qualitativa em prática educativa. Inicialmente apresenta fundamentos husserlianos presentes na fenomenologia shutziana. Em seguida, a aplicação metodológica da fenomenologia sociológica, em pesquisas sobre prática educativa e as seguintes contribuições: a) apreensão da prática educativa como objeto da consciência, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do pesquisador e do pesquisado na relação de pesquisa, tomando o campo empírico como campo de problematização; c) refinamento de instrumentos de produção e análise de dados; d) potencialização da pesquisa como processo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274
10.20952/revtee.v13i32.13274
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13274
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274/10374
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13274/10400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182836318208