Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velushchak, Maryna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kravchenko, Tetiana, Havrylenko, Kateryna, Mykhailenko, Tetiana, Sokolovska, Larysa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671
Resumo: As circunstâncias de implementação activa de um formato de aprendizagem combinada em todos os níveis de ensino exigem uma maior motivação e avanço das competências aprendidas pelos estudantes das instituições de ensino superior. Esta afirmação aplica-se igualmente à competência em línguas estrangeiras, que é uma das competências mais relevantes para a futura actividade profissional dos especialistas em relações internacionais. Ao considerar isto, as instituições de ensino superior ucranianas realizaram um estudo sobre o desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O objectivo do artigo é desenvolver e estabelecer empiricamente a eficácia do modelo do autor de desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O estudo envolveu o desenvolvimento, implementação e avaliação da eficácia do modelo do autor de desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. Os participantes do estudo eram estudantes de instituições de ensino superior: IES 1, IES 2, IES 3, que se especializaram nas seguintes especialidades: actividades internacionais, relações internacionais e algumas especialidades técnicas. Os participantes foram estudantes do 1º, 3º e 5º anos, tendo sido entrevistados 138 estudantes (68 do grupo experimental e 70 do grupo de controlo). O estudo confirmou que a implementação do método de organização da formação da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior, que exige uma combinação óptima de aprendizagem mista com ferramentas digitais modernas e a orientação profissional da formação em línguas estrangeiras no sistema das instituições de ensino superior, ajuda a fazer avançar a competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior.
id UFS-3_7cda6462597ffa41abc9e771a506c0e8
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16671
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinadoDesenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mistaDevelopment of foreign language competence of higher education students in the context of blended learningStudentsForeign LanguageCompetenceTeachingEstudiantesLengua ExtranjeraCompetenciaAprendizaje CombinadoProceso EducativoEstudantesLíngua EstrangeiraCompetênciaEnsinoAprendizagem MistaAs circunstâncias de implementação activa de um formato de aprendizagem combinada em todos os níveis de ensino exigem uma maior motivação e avanço das competências aprendidas pelos estudantes das instituições de ensino superior. Esta afirmação aplica-se igualmente à competência em línguas estrangeiras, que é uma das competências mais relevantes para a futura actividade profissional dos especialistas em relações internacionais. Ao considerar isto, as instituições de ensino superior ucranianas realizaram um estudo sobre o desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O objectivo do artigo é desenvolver e estabelecer empiricamente a eficácia do modelo do autor de desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O estudo envolveu o desenvolvimento, implementação e avaliação da eficácia do modelo do autor de desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. Os participantes do estudo eram estudantes de instituições de ensino superior: IES 1, IES 2, IES 3, que se especializaram nas seguintes especialidades: actividades internacionais, relações internacionais e algumas especialidades técnicas. Os participantes foram estudantes do 1º, 3º e 5º anos, tendo sido entrevistados 138 estudantes (68 do grupo experimental e 70 do grupo de controlo). O estudo confirmou que a implementação do método de organização da formação da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior, que exige uma combinação óptima de aprendizagem mista com ferramentas digitais modernas e a orientação profissional da formação em línguas estrangeiras no sistema das instituições de ensino superior, ajuda a fazer avançar a competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior.Las circunstancias de la implementación activa de un formato de aprendizaje mixto en todos los niveles educativos exigen una mayor motivación y el avance de las competencias aprendidas por los estudiantes de las instituciones de educación superior.Tal afirmación se aplica igualmente a la competencia en lenguas extranjeras, que es una de las habilidades más relevantes para la futura actividad profesional de los especialistas en relaciones internacionales. Teniendo en cuenta esto, las instituciones de educación superior ucranianas realizaron un estudio sobre el desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado. El propósito del artículo es desarrollar y establecer empíricamente la eficacia del modelo del autor sobre el desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado. El estudio consistió en el desarrollo, la aplicación y la evaluación de la eficacia del modelo del autor para el desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto de la enseñanza semipresencial. Los participantes en el estudio fueron estudiantes de instituciones de educación superior: IES 1, IES 2, IES 3, que se especializaron en las siguientes especialidades: actividades internacionales, relaciones internacionales y algunas especialidades técnicas. Se entrevistó a un total de 138 estudiantes (68 del grupo experimental y 70 del grupo de control). El estudio confirmó que la aplicación del método de organización de la formación de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior, que requiere una combinación óptima de aprendizaje mixto con herramientas digitales modernas y la orientación profesional de la formación en lenguas extranjeras en el sistema de instituciones de educación superior, ayuda a avanzar en la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior.  The circumstances of active implementation of a blended learning format at all educational levels require increased motivation and advancement of the competences learned by students of higher education institutions.Such statement equally applies to foreign language competence, which is one of most relevant skills to the future professional activity of international relations specialists. In considering this, the Ukrainian higher education institutions conducted a study on the development of foreign language competence of higher education students in the context of blended learning. The purpose of the article is to develop and empirically establish the effectiveness of the author's model of foreign language competence development of higher education students in the context of blended learning. The study involved the development, implementation and evaluation of the effectiveness of the author's model of foreign language competence development of higher education students in the context of blended learning. The participants of the study were students of higher education institutions: HEI 1, HEI 2, HEI 3, who majored in the following specialties: international activities, international relations and some technical specialities. The participants were 1st, 3rd and 5th year students.A total of 138 students were interviewed (68 from the experimental and 70 from the control group). The study confirmed that the implementation of the method of organizing the formation of foreign language competence of  higher education students, which requires an optimal combination of blended learning with modern digital tools and the professional orientation of foreign language training in the system of higher education institutions, helps advance foreign language competence of higher education students.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1667110.20952/revtee.v14i33.16671Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16671Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e166712358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671/12369https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671/13487Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVelushchak, MarynaKravchenko, Tetiana Havrylenko, Kateryna Mykhailenko, TetianaSokolovska, Larysa 2022-12-29T02:57:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16671Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-29T02:57:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado
Desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista
Development of foreign language competence of higher education students in the context of blended learning
title Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado
spellingShingle Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado
Velushchak, Maryna
Students
Foreign Language
Competence
Teaching
Estudiantes
Lengua Extranjera
Competencia
Aprendizaje Combinado
Proceso Educativo
Estudantes
Língua Estrangeira
Competência
Ensino
Aprendizagem Mista
title_short Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado
title_full Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado
title_fullStr Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado
title_full_unstemmed Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado
title_sort Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado
author Velushchak, Maryna
author_facet Velushchak, Maryna
Kravchenko, Tetiana
Havrylenko, Kateryna
Mykhailenko, Tetiana
Sokolovska, Larysa
author_role author
author2 Kravchenko, Tetiana
Havrylenko, Kateryna
Mykhailenko, Tetiana
Sokolovska, Larysa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velushchak, Maryna
Kravchenko, Tetiana
Havrylenko, Kateryna
Mykhailenko, Tetiana
Sokolovska, Larysa
dc.subject.por.fl_str_mv Students
Foreign Language
Competence
Teaching
Estudiantes
Lengua Extranjera
Competencia
Aprendizaje Combinado
Proceso Educativo
Estudantes
Língua Estrangeira
Competência
Ensino
Aprendizagem Mista
topic Students
Foreign Language
Competence
Teaching
Estudiantes
Lengua Extranjera
Competencia
Aprendizaje Combinado
Proceso Educativo
Estudantes
Língua Estrangeira
Competência
Ensino
Aprendizagem Mista
description As circunstâncias de implementação activa de um formato de aprendizagem combinada em todos os níveis de ensino exigem uma maior motivação e avanço das competências aprendidas pelos estudantes das instituições de ensino superior. Esta afirmação aplica-se igualmente à competência em línguas estrangeiras, que é uma das competências mais relevantes para a futura actividade profissional dos especialistas em relações internacionais. Ao considerar isto, as instituições de ensino superior ucranianas realizaram um estudo sobre o desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O objectivo do artigo é desenvolver e estabelecer empiricamente a eficácia do modelo do autor de desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O estudo envolveu o desenvolvimento, implementação e avaliação da eficácia do modelo do autor de desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. Os participantes do estudo eram estudantes de instituições de ensino superior: IES 1, IES 2, IES 3, que se especializaram nas seguintes especialidades: actividades internacionais, relações internacionais e algumas especialidades técnicas. Os participantes foram estudantes do 1º, 3º e 5º anos, tendo sido entrevistados 138 estudantes (68 do grupo experimental e 70 do grupo de controlo). O estudo confirmou que a implementação do método de organização da formação da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior, que exige uma combinação óptima de aprendizagem mista com ferramentas digitais modernas e a orientação profissional da formação em línguas estrangeiras no sistema das instituições de ensino superior, ajuda a fazer avançar a competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671
10.20952/revtee.v14i33.16671
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.16671
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671/12369
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671/13487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16671
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184149135360