Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671 |
Resumo: | As circunstâncias de implementação activa de um formato de aprendizagem combinada em todos os níveis de ensino exigem uma maior motivação e avanço das competências aprendidas pelos estudantes das instituições de ensino superior. Esta afirmação aplica-se igualmente à competência em línguas estrangeiras, que é uma das competências mais relevantes para a futura actividade profissional dos especialistas em relações internacionais. Ao considerar isto, as instituições de ensino superior ucranianas realizaram um estudo sobre o desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O objectivo do artigo é desenvolver e estabelecer empiricamente a eficácia do modelo do autor de desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O estudo envolveu o desenvolvimento, implementação e avaliação da eficácia do modelo do autor de desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. Os participantes do estudo eram estudantes de instituições de ensino superior: IES 1, IES 2, IES 3, que se especializaram nas seguintes especialidades: actividades internacionais, relações internacionais e algumas especialidades técnicas. Os participantes foram estudantes do 1º, 3º e 5º anos, tendo sido entrevistados 138 estudantes (68 do grupo experimental e 70 do grupo de controlo). O estudo confirmou que a implementação do método de organização da formação da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior, que exige uma combinação óptima de aprendizagem mista com ferramentas digitais modernas e a orientação profissional da formação em línguas estrangeiras no sistema das instituições de ensino superior, ajuda a fazer avançar a competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior. |
id |
UFS-3_7cda6462597ffa41abc9e771a506c0e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16671 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinadoDesenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mistaDevelopment of foreign language competence of higher education students in the context of blended learningStudentsForeign LanguageCompetenceTeachingEstudiantesLengua ExtranjeraCompetenciaAprendizaje CombinadoProceso EducativoEstudantesLíngua EstrangeiraCompetênciaEnsinoAprendizagem MistaAs circunstâncias de implementação activa de um formato de aprendizagem combinada em todos os níveis de ensino exigem uma maior motivação e avanço das competências aprendidas pelos estudantes das instituições de ensino superior. Esta afirmação aplica-se igualmente à competência em línguas estrangeiras, que é uma das competências mais relevantes para a futura actividade profissional dos especialistas em relações internacionais. Ao considerar isto, as instituições de ensino superior ucranianas realizaram um estudo sobre o desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O objectivo do artigo é desenvolver e estabelecer empiricamente a eficácia do modelo do autor de desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O estudo envolveu o desenvolvimento, implementação e avaliação da eficácia do modelo do autor de desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. Os participantes do estudo eram estudantes de instituições de ensino superior: IES 1, IES 2, IES 3, que se especializaram nas seguintes especialidades: actividades internacionais, relações internacionais e algumas especialidades técnicas. Os participantes foram estudantes do 1º, 3º e 5º anos, tendo sido entrevistados 138 estudantes (68 do grupo experimental e 70 do grupo de controlo). O estudo confirmou que a implementação do método de organização da formação da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior, que exige uma combinação óptima de aprendizagem mista com ferramentas digitais modernas e a orientação profissional da formação em línguas estrangeiras no sistema das instituições de ensino superior, ajuda a fazer avançar a competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior.Las circunstancias de la implementación activa de un formato de aprendizaje mixto en todos los niveles educativos exigen una mayor motivación y el avance de las competencias aprendidas por los estudiantes de las instituciones de educación superior.Tal afirmación se aplica igualmente a la competencia en lenguas extranjeras, que es una de las habilidades más relevantes para la futura actividad profesional de los especialistas en relaciones internacionales. Teniendo en cuenta esto, las instituciones de educación superior ucranianas realizaron un estudio sobre el desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado. El propósito del artículo es desarrollar y establecer empíricamente la eficacia del modelo del autor sobre el desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado. El estudio consistió en el desarrollo, la aplicación y la evaluación de la eficacia del modelo del autor para el desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto de la enseñanza semipresencial. Los participantes en el estudio fueron estudiantes de instituciones de educación superior: IES 1, IES 2, IES 3, que se especializaron en las siguientes especialidades: actividades internacionales, relaciones internacionales y algunas especialidades técnicas. Se entrevistó a un total de 138 estudiantes (68 del grupo experimental y 70 del grupo de control). El estudio confirmó que la aplicación del método de organización de la formación de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior, que requiere una combinación óptima de aprendizaje mixto con herramientas digitales modernas y la orientación profesional de la formación en lenguas extranjeras en el sistema de instituciones de educación superior, ayuda a avanzar en la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior. The circumstances of active implementation of a blended learning format at all educational levels require increased motivation and advancement of the competences learned by students of higher education institutions.Such statement equally applies to foreign language competence, which is one of most relevant skills to the future professional activity of international relations specialists. In considering this, the Ukrainian higher education institutions conducted a study on the development of foreign language competence of higher education students in the context of blended learning. The purpose of the article is to develop and empirically establish the effectiveness of the author's model of foreign language competence development of higher education students in the context of blended learning. The study involved the development, implementation and evaluation of the effectiveness of the author's model of foreign language competence development of higher education students in the context of blended learning. The participants of the study were students of higher education institutions: HEI 1, HEI 2, HEI 3, who majored in the following specialties: international activities, international relations and some technical specialities. The participants were 1st, 3rd and 5th year students.A total of 138 students were interviewed (68 from the experimental and 70 from the control group). The study confirmed that the implementation of the method of organizing the formation of foreign language competence of higher education students, which requires an optimal combination of blended learning with modern digital tools and the professional orientation of foreign language training in the system of higher education institutions, helps advance foreign language competence of higher education students.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1667110.20952/revtee.v14i33.16671Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16671Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e166712358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671/12369https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671/13487Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVelushchak, MarynaKravchenko, Tetiana Havrylenko, Kateryna Mykhailenko, TetianaSokolovska, Larysa 2022-12-29T02:57:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16671Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-29T02:57:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado Desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista Development of foreign language competence of higher education students in the context of blended learning |
title |
Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado |
spellingShingle |
Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado Velushchak, Maryna Students Foreign Language Competence Teaching Estudiantes Lengua Extranjera Competencia Aprendizaje Combinado Proceso Educativo Estudantes Língua Estrangeira Competência Ensino Aprendizagem Mista |
title_short |
Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado |
title_full |
Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado |
title_fullStr |
Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado |
title_full_unstemmed |
Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado |
title_sort |
Desarrollo de la competencia en lenguas extranjeras de los estudiantes de educación superior en el contexto del aprendizaje combinado |
author |
Velushchak, Maryna |
author_facet |
Velushchak, Maryna Kravchenko, Tetiana Havrylenko, Kateryna Mykhailenko, Tetiana Sokolovska, Larysa |
author_role |
author |
author2 |
Kravchenko, Tetiana Havrylenko, Kateryna Mykhailenko, Tetiana Sokolovska, Larysa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velushchak, Maryna Kravchenko, Tetiana Havrylenko, Kateryna Mykhailenko, Tetiana Sokolovska, Larysa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Students Foreign Language Competence Teaching Estudiantes Lengua Extranjera Competencia Aprendizaje Combinado Proceso Educativo Estudantes Língua Estrangeira Competência Ensino Aprendizagem Mista |
topic |
Students Foreign Language Competence Teaching Estudiantes Lengua Extranjera Competencia Aprendizaje Combinado Proceso Educativo Estudantes Língua Estrangeira Competência Ensino Aprendizagem Mista |
description |
As circunstâncias de implementação activa de um formato de aprendizagem combinada em todos os níveis de ensino exigem uma maior motivação e avanço das competências aprendidas pelos estudantes das instituições de ensino superior. Esta afirmação aplica-se igualmente à competência em línguas estrangeiras, que é uma das competências mais relevantes para a futura actividade profissional dos especialistas em relações internacionais. Ao considerar isto, as instituições de ensino superior ucranianas realizaram um estudo sobre o desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O objectivo do artigo é desenvolver e estabelecer empiricamente a eficácia do modelo do autor de desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O estudo envolveu o desenvolvimento, implementação e avaliação da eficácia do modelo do autor de desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. Os participantes do estudo eram estudantes de instituições de ensino superior: IES 1, IES 2, IES 3, que se especializaram nas seguintes especialidades: actividades internacionais, relações internacionais e algumas especialidades técnicas. Os participantes foram estudantes do 1º, 3º e 5º anos, tendo sido entrevistados 138 estudantes (68 do grupo experimental e 70 do grupo de controlo). O estudo confirmou que a implementação do método de organização da formação da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior, que exige uma combinação óptima de aprendizagem mista com ferramentas digitais modernas e a orientação profissional da formação em línguas estrangeiras no sistema das instituições de ensino superior, ajuda a fazer avançar a competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671 10.20952/revtee.v14i33.16671 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.16671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671/12369 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16671/13487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16671 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e16671 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184149135360 |