Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melgar, Angel Salvatierra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gamboa, José Nieto, Mesías, César Daniel Escuza, Orozco-Vargas, Paola Gissella, Shardin-Flores, Linda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122
Resumo: Neste estudo, os processos de aprendizagem dos conceitos do tema probabilidade são baseados no uso e simulação das ferramentas do micro mundo pelos atores da aprendizagem, que demonstraram criatividade, seleção dos objetos visíveis na interface e introdução da programação básica princípios associados ao tema em questão. Para o desenvolvimento do estudo procedeu-se ao desenho experimental de um tipo pré-experimental de um grupo intacto constituído por 50 alunos do 5º semestre letivo da Escola Profissional de Educação de uma Universidade Pública. Os dados foram coletados por meio de um teste acadêmico antes e após a experimentação, para posteriormente serem processados ​​e analisados ​​por meio da expressão da estatística t de Student para amostras relacionadas, chegando-se à seguinte conclusão. A experimentação com micro mundos como estratégias ativas de aprendizagem baseadas na teoria do construcionismo, apresenta um alto grau de interatividade associada a sons, silhuetas, gráficos e atividades, o que permitiu promover a conceituação, resolução de exercícios e problemas do tema de forma vivencial forma em ambientes naturais simulados pelo computador.
id UFS-3_7cfd0239be6dc49f98b178469547baab
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15122
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simuladosMicro mundos: probabilidades de aprendizagem em contextos simuladosMicro worlds: learning about probabilities in simulated contextsProbabilitiesActive learningMicro worldsInformation and communication technologyProbabilidadesAprendizaje activoMicro mundosTecnología de la información y la comunicaciónProbabilidadesAprendizagem ativaMicro mundosTecnologia da informação e comunicaçãoNeste estudo, os processos de aprendizagem dos conceitos do tema probabilidade são baseados no uso e simulação das ferramentas do micro mundo pelos atores da aprendizagem, que demonstraram criatividade, seleção dos objetos visíveis na interface e introdução da programação básica princípios associados ao tema em questão. Para o desenvolvimento do estudo procedeu-se ao desenho experimental de um tipo pré-experimental de um grupo intacto constituído por 50 alunos do 5º semestre letivo da Escola Profissional de Educação de uma Universidade Pública. Os dados foram coletados por meio de um teste acadêmico antes e após a experimentação, para posteriormente serem processados ​​e analisados ​​por meio da expressão da estatística t de Student para amostras relacionadas, chegando-se à seguinte conclusão. A experimentação com micro mundos como estratégias ativas de aprendizagem baseadas na teoria do construcionismo, apresenta um alto grau de interatividade associada a sons, silhuetas, gráficos e atividades, o que permitiu promover a conceituação, resolução de exercícios e problemas do tema de forma vivencial forma em ambientes naturais simulados pelo computador.In this study, the learning processes of the concepts of the probability topic are based on the use and simulation of the micro world tools by the learning actors, who demonstrated creativity, selection of the objects visible in the interface, and the introduction of basic programming principles associated with the topic in question. For the development of the study, we proceeded by the experimental design of a pre-experimental type of an intact group made up of 50 students from the 5th academic semester of the Professional School of Education of a Public University. The data were collected by an academic test before and after the experimentation, to later be processed and analyzed through the Student's t-statistic expression for related samples, reaching the following conclusion. The experimentation with micro worlds as active learning strategies based on the theory of constructionism, presents a high degree of interactivity associated with sounds, silhouettes, graphics and activities, which allowed to promote the conceptualization, resolution of exercises and problems of the topic in an experiential way in environments natural simulated by the computer.En el presente estudio, se fundamentan los procesos del aprendizaje de los conceptos del tópico de probabilidades durante el uso y simulación de las herramientas del micromundo por los actores del aprendizaje, quienes demostraron creatividad, selección de los objetos visibles en la interfaz, y la introducción de principios básicos de programación asociado al tópico en referencia. Para el desarrollo del estudio, se procedió por el diseño experimental de tipo preexperimental de grupo intacto conformado por 50 estudiantes del quinto semestre académico de la escuela profesional de educación de una universidad pública. Los datos fueron recogidos por una prueba académica antes y después de la experimentación, para luego ser procesado y analizado a través de la expresión estadística t de Student para muestra relacionadas, con lo que se arribó a la conclusión siguiente: la experimentación con los micromundos como estrategias activas del aprendizaje fundamentado en la teoría del construccionismo presenta alto grado de interactividad asociado a sonidos, siluetas, gráficos y actividades, que permitió promover la conceptualización, resolución de ejercicios y problemas del tópico de manera vivencial en entornos naturales simulados por el computador.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1512210.20952/revtee.v14i33.15122Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15122Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e151222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122/11416https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122/13218Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelgar, Angel Salvatierra Gamboa, José Nieto Mesías, César Daniel EscuzaOrozco-Vargas, Paola Gissella Shardin-Flores, Linda 2022-12-09T06:51:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15122Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-09T06:51:02Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados
Micro mundos: probabilidades de aprendizagem em contextos simulados
Micro worlds: learning about probabilities in simulated contexts
title Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados
spellingShingle Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados
Melgar, Angel Salvatierra
Probabilities
Active learning
Micro worlds
Information and communication technology
Probabilidades
Aprendizaje activo
Micro mundos
Tecnología de la información y la comunicación
Probabilidades
Aprendizagem ativa
Micro mundos
Tecnologia da informação e comunicação
title_short Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados
title_full Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados
title_fullStr Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados
title_full_unstemmed Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados
title_sort Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados
author Melgar, Angel Salvatierra
author_facet Melgar, Angel Salvatierra
Gamboa, José Nieto
Mesías, César Daniel Escuza
Orozco-Vargas, Paola Gissella
Shardin-Flores, Linda
author_role author
author2 Gamboa, José Nieto
Mesías, César Daniel Escuza
Orozco-Vargas, Paola Gissella
Shardin-Flores, Linda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melgar, Angel Salvatierra
Gamboa, José Nieto
Mesías, César Daniel Escuza
Orozco-Vargas, Paola Gissella
Shardin-Flores, Linda
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilities
Active learning
Micro worlds
Information and communication technology
Probabilidades
Aprendizaje activo
Micro mundos
Tecnología de la información y la comunicación
Probabilidades
Aprendizagem ativa
Micro mundos
Tecnologia da informação e comunicação
topic Probabilities
Active learning
Micro worlds
Information and communication technology
Probabilidades
Aprendizaje activo
Micro mundos
Tecnología de la información y la comunicación
Probabilidades
Aprendizagem ativa
Micro mundos
Tecnologia da informação e comunicação
description Neste estudo, os processos de aprendizagem dos conceitos do tema probabilidade são baseados no uso e simulação das ferramentas do micro mundo pelos atores da aprendizagem, que demonstraram criatividade, seleção dos objetos visíveis na interface e introdução da programação básica princípios associados ao tema em questão. Para o desenvolvimento do estudo procedeu-se ao desenho experimental de um tipo pré-experimental de um grupo intacto constituído por 50 alunos do 5º semestre letivo da Escola Profissional de Educação de uma Universidade Pública. Os dados foram coletados por meio de um teste acadêmico antes e após a experimentação, para posteriormente serem processados ​​e analisados ​​por meio da expressão da estatística t de Student para amostras relacionadas, chegando-se à seguinte conclusão. A experimentação com micro mundos como estratégias ativas de aprendizagem baseadas na teoria do construcionismo, apresenta um alto grau de interatividade associada a sons, silhuetas, gráficos e atividades, o que permitiu promover a conceituação, resolução de exercícios e problemas do tema de forma vivencial forma em ambientes naturais simulados pelo computador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122
10.20952/revtee.v14i33.15122
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.15122
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122/11416
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122/13218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15122
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183428763648