Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122 |
Resumo: | Neste estudo, os processos de aprendizagem dos conceitos do tema probabilidade são baseados no uso e simulação das ferramentas do micro mundo pelos atores da aprendizagem, que demonstraram criatividade, seleção dos objetos visíveis na interface e introdução da programação básica princípios associados ao tema em questão. Para o desenvolvimento do estudo procedeu-se ao desenho experimental de um tipo pré-experimental de um grupo intacto constituído por 50 alunos do 5º semestre letivo da Escola Profissional de Educação de uma Universidade Pública. Os dados foram coletados por meio de um teste acadêmico antes e após a experimentação, para posteriormente serem processados e analisados por meio da expressão da estatística t de Student para amostras relacionadas, chegando-se à seguinte conclusão. A experimentação com micro mundos como estratégias ativas de aprendizagem baseadas na teoria do construcionismo, apresenta um alto grau de interatividade associada a sons, silhuetas, gráficos e atividades, o que permitiu promover a conceituação, resolução de exercícios e problemas do tema de forma vivencial forma em ambientes naturais simulados pelo computador. |
id |
UFS-3_7cfd0239be6dc49f98b178469547baab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15122 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simuladosMicro mundos: probabilidades de aprendizagem em contextos simuladosMicro worlds: learning about probabilities in simulated contextsProbabilitiesActive learningMicro worldsInformation and communication technologyProbabilidadesAprendizaje activoMicro mundosTecnología de la información y la comunicaciónProbabilidadesAprendizagem ativaMicro mundosTecnologia da informação e comunicaçãoNeste estudo, os processos de aprendizagem dos conceitos do tema probabilidade são baseados no uso e simulação das ferramentas do micro mundo pelos atores da aprendizagem, que demonstraram criatividade, seleção dos objetos visíveis na interface e introdução da programação básica princípios associados ao tema em questão. Para o desenvolvimento do estudo procedeu-se ao desenho experimental de um tipo pré-experimental de um grupo intacto constituído por 50 alunos do 5º semestre letivo da Escola Profissional de Educação de uma Universidade Pública. Os dados foram coletados por meio de um teste acadêmico antes e após a experimentação, para posteriormente serem processados e analisados por meio da expressão da estatística t de Student para amostras relacionadas, chegando-se à seguinte conclusão. A experimentação com micro mundos como estratégias ativas de aprendizagem baseadas na teoria do construcionismo, apresenta um alto grau de interatividade associada a sons, silhuetas, gráficos e atividades, o que permitiu promover a conceituação, resolução de exercícios e problemas do tema de forma vivencial forma em ambientes naturais simulados pelo computador.In this study, the learning processes of the concepts of the probability topic are based on the use and simulation of the micro world tools by the learning actors, who demonstrated creativity, selection of the objects visible in the interface, and the introduction of basic programming principles associated with the topic in question. For the development of the study, we proceeded by the experimental design of a pre-experimental type of an intact group made up of 50 students from the 5th academic semester of the Professional School of Education of a Public University. The data were collected by an academic test before and after the experimentation, to later be processed and analyzed through the Student's t-statistic expression for related samples, reaching the following conclusion. The experimentation with micro worlds as active learning strategies based on the theory of constructionism, presents a high degree of interactivity associated with sounds, silhouettes, graphics and activities, which allowed to promote the conceptualization, resolution of exercises and problems of the topic in an experiential way in environments natural simulated by the computer.En el presente estudio, se fundamentan los procesos del aprendizaje de los conceptos del tópico de probabilidades durante el uso y simulación de las herramientas del micromundo por los actores del aprendizaje, quienes demostraron creatividad, selección de los objetos visibles en la interfaz, y la introducción de principios básicos de programación asociado al tópico en referencia. Para el desarrollo del estudio, se procedió por el diseño experimental de tipo preexperimental de grupo intacto conformado por 50 estudiantes del quinto semestre académico de la escuela profesional de educación de una universidad pública. Los datos fueron recogidos por una prueba académica antes y después de la experimentación, para luego ser procesado y analizado a través de la expresión estadística t de Student para muestra relacionadas, con lo que se arribó a la conclusión siguiente: la experimentación con los micromundos como estrategias activas del aprendizaje fundamentado en la teoría del construccionismo presenta alto grado de interactividad asociado a sonidos, siluetas, gráficos y actividades, que permitió promover la conceptualización, resolución de ejercicios y problemas del tópico de manera vivencial en entornos naturales simulados por el computador.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1512210.20952/revtee.v14i33.15122Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15122Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e151222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122/11416https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122/13218Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelgar, Angel Salvatierra Gamboa, José Nieto Mesías, César Daniel EscuzaOrozco-Vargas, Paola Gissella Shardin-Flores, Linda 2022-12-09T06:51:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15122Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-09T06:51:02Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados Micro mundos: probabilidades de aprendizagem em contextos simulados Micro worlds: learning about probabilities in simulated contexts |
title |
Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados |
spellingShingle |
Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados Melgar, Angel Salvatierra Probabilities Active learning Micro worlds Information and communication technology Probabilidades Aprendizaje activo Micro mundos Tecnología de la información y la comunicación Probabilidades Aprendizagem ativa Micro mundos Tecnologia da informação e comunicação |
title_short |
Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados |
title_full |
Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados |
title_fullStr |
Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados |
title_full_unstemmed |
Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados |
title_sort |
Micro mundos: aprendizaje de las probabilidades en contextos simulados |
author |
Melgar, Angel Salvatierra |
author_facet |
Melgar, Angel Salvatierra Gamboa, José Nieto Mesías, César Daniel Escuza Orozco-Vargas, Paola Gissella Shardin-Flores, Linda |
author_role |
author |
author2 |
Gamboa, José Nieto Mesías, César Daniel Escuza Orozco-Vargas, Paola Gissella Shardin-Flores, Linda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melgar, Angel Salvatierra Gamboa, José Nieto Mesías, César Daniel Escuza Orozco-Vargas, Paola Gissella Shardin-Flores, Linda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Probabilities Active learning Micro worlds Information and communication technology Probabilidades Aprendizaje activo Micro mundos Tecnología de la información y la comunicación Probabilidades Aprendizagem ativa Micro mundos Tecnologia da informação e comunicação |
topic |
Probabilities Active learning Micro worlds Information and communication technology Probabilidades Aprendizaje activo Micro mundos Tecnología de la información y la comunicación Probabilidades Aprendizagem ativa Micro mundos Tecnologia da informação e comunicação |
description |
Neste estudo, os processos de aprendizagem dos conceitos do tema probabilidade são baseados no uso e simulação das ferramentas do micro mundo pelos atores da aprendizagem, que demonstraram criatividade, seleção dos objetos visíveis na interface e introdução da programação básica princípios associados ao tema em questão. Para o desenvolvimento do estudo procedeu-se ao desenho experimental de um tipo pré-experimental de um grupo intacto constituído por 50 alunos do 5º semestre letivo da Escola Profissional de Educação de uma Universidade Pública. Os dados foram coletados por meio de um teste acadêmico antes e após a experimentação, para posteriormente serem processados e analisados por meio da expressão da estatística t de Student para amostras relacionadas, chegando-se à seguinte conclusão. A experimentação com micro mundos como estratégias ativas de aprendizagem baseadas na teoria do construcionismo, apresenta um alto grau de interatividade associada a sons, silhuetas, gráficos e atividades, o que permitiu promover a conceituação, resolução de exercícios e problemas do tema de forma vivencial forma em ambientes naturais simulados pelo computador. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122 10.20952/revtee.v14i33.15122 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.15122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122/11416 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15122/13218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15122 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e15122 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183428763648 |