Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
DOI: | 10.20952/revtee.v13i32.13475 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475 |
Resumo: | Ou artigo cherche à sauver et à discuter du costume historique de la politique d'Assistência Estudantil (AE) qui craint comme objectif final de promouvoir ou d'accéder à la permanence des jeunes des classes populaires de l'université. En tant que politique publique insérée dans le contexte du capitalisme, de l'aide aux étudiants et forgée en contradiction, d'une part répond partiellement aux exigences de la classe ouvrière, d'autre part, elle présente des aspects minimalistes caractéristiques des politiques focales. J'ai conclu en notant que l'AE, au niveau national, en tant que Programme national d'aide aux étudiants (PNAES), veille strictement à la rééducation néolibérale et à l'orientation de deux organisations multilatérales pour l'éducation au Brésil. |
id |
UFS-3_8108f151ad14efc3b0649fba0228421b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13475 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
spelling |
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuaisAssistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional.Ou artigo cherche à sauver et à discuter du costume historique de la politique d'Assistência Estudantil (AE) qui craint comme objectif final de promouvoir ou d'accéder à la permanence des jeunes des classes populaires de l'université. En tant que politique publique insérée dans le contexte du capitalisme, de l'aide aux étudiants et forgée en contradiction, d'une part répond partiellement aux exigences de la classe ouvrière, d'autre part, elle présente des aspects minimalistes caractéristiques des politiques focales. J'ai conclu en notant que l'AE, au niveau national, en tant que Programme national d'aide aux étudiants (PNAES), veille strictement à la rééducation néolibérale et à l'orientation de deux organisations multilatérales pour l'éducation au Brésil.O artigo busca resgatar e discutir a trajetória histórica da política de Assistência Estudantil (AE) que tem como finalidade fomentar o acesso e a permanência de jovens das classes populares à universidade. Como uma política pública inserida no contexto do capitalismo, a Assistência Estudantil é forjada em meio a contradições, por um lado atende parcialmente as reivindicações da classe trabalhadora, por outro, apresenta aspectos minimalistas característicos das políticas focais. Conclui apontando que a AE, em nível nacional, com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), atende rigorosamente ao receituário neoliberal e as orientações dos organismos multilaterais para a educação no Brasil.El artículo busca rescatar y discutir la trayectoria histórica de la política de Asistencia Estudiantil (AE) que tiene como objetivo promover el acceso y la permanencia de los jóvenes de las clases bajas a la universidad. Como una política pública insertada en el contexto del capitalismo, la Asistencia Estudiantil se forja en medio de contradicciones, por un lado, cumple parcialmente con las demandas de la clase trabajadora, por otro, presenta aspectos minimalistas característicos de las políticas centrales. Concluye señalando que AE, a nivel nacional, con el Programa Nacional de Asistencia al Estudiante (PNAES), cumple estrictamente con la prescripción neoliberal y las directrices de las organizaciones multilaterales para la educación en Brasil.The article seeks to discuss the historical trajectory of the Student Assistance (AE) policy that aims to promote access and permanence of young people from the lower classes to the university. As a public policy inserted in the context of capitalism, Student Assistance is forged amid contradictions, on the one hand it partially meets the demands of the working class, on the other, it presents minimalist aspects characteristic of focal policies. He concludes by pointing out that AE, at the national level, with the National Student Assistance Program (PNAES), strictly complies with the neoliberal prescription and the guidelines of multilateral organizations for education in Brazil.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1347510.20952/revtee.v13i32.13475Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475/11108https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475/11109Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marília do Amparo AlvesPires, Ennia Débora Passos BragaSilva, Soane Santos 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13475Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais |
title |
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais |
spellingShingle |
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais Gomes, Marília do Amparo Alves Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional. Gomes, Marília do Amparo Alves Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional. |
title_short |
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais |
title_full |
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais |
title_fullStr |
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais |
title_full_unstemmed |
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais |
title_sort |
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais |
author |
Gomes, Marília do Amparo Alves |
author_facet |
Gomes, Marília do Amparo Alves Gomes, Marília do Amparo Alves Pires, Ennia Débora Passos Braga Silva, Soane Santos Pires, Ennia Débora Passos Braga Silva, Soane Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Ennia Débora Passos Braga Silva, Soane Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marília do Amparo Alves Pires, Ennia Débora Passos Braga Silva, Soane Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional. |
topic |
Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional. |
description |
Ou artigo cherche à sauver et à discuter du costume historique de la politique d'Assistência Estudantil (AE) qui craint comme objectif final de promouvoir ou d'accéder à la permanence des jeunes des classes populaires de l'université. En tant que politique publique insérée dans le contexte du capitalisme, de l'aide aux étudiants et forgée en contradiction, d'une part répond partiellement aux exigences de la classe ouvrière, d'autre part, elle présente des aspects minimalistes caractéristiques des politiques focales. J'ai conclu en notant que l'AE, au niveau national, en tant que Programme national d'aide aux étudiants (PNAES), veille strictement à la rééducation néolibérale et à l'orientation de deux organisations multilatérales pour l'éducation au Brésil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475 10.20952/revtee.v13i32.13475 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.13475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475/11108 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475/11109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1822181571315105792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.13475 |