Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marília do Amparo Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pires, Ennia Débora Passos Braga, Silva, Soane Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
DOI: 10.20952/revtee.v13i32.13475
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475
Resumo: Ou artigo cherche à sauver et à discuter du costume historique de la politique d'Assistência Estudantil (AE) qui craint comme objectif final de promouvoir ou d'accéder à la permanence des jeunes des classes populaires de l'université. En tant que politique publique insérée dans le contexte du capitalisme, de l'aide aux étudiants et forgée en contradiction, d'une part répond partiellement aux exigences de la classe ouvrière, d'autre part, elle présente des aspects minimalistes caractéristiques des politiques focales. J'ai conclu en notant que l'AE, au niveau national, en tant que Programme national d'aide aux étudiants (PNAES), veille strictement à la rééducation néolibérale et à l'orientation de deux organisations multilatérales pour l'éducation au Brésil.
id UFS-3_8108f151ad14efc3b0649fba0228421b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13475
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
spelling Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuaisAssistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional.Ou artigo cherche à sauver et à discuter du costume historique de la politique d'Assistência Estudantil (AE) qui craint comme objectif final de promouvoir ou d'accéder à la permanence des jeunes des classes populaires de l'université. En tant que politique publique insérée dans le contexte du capitalisme, de l'aide aux étudiants et forgée en contradiction, d'une part répond partiellement aux exigences de la classe ouvrière, d'autre part, elle présente des aspects minimalistes caractéristiques des politiques focales. J'ai conclu en notant que l'AE, au niveau national, en tant que Programme national d'aide aux étudiants (PNAES), veille strictement à la rééducation néolibérale et à l'orientation de deux organisations multilatérales pour l'éducation au Brésil.O artigo busca resgatar e discutir a trajetória histórica da política de Assistência Estudantil (AE) que tem como finalidade fomentar o acesso e a permanência de jovens das classes populares à universidade. Como uma política pública inserida no contexto do capitalismo, a Assistência Estudantil é forjada em meio a contradições, por um lado atende parcialmente as reivindicações da classe trabalhadora, por outro, apresenta aspectos minimalistas característicos das políticas focais. Conclui apontando que a AE, em nível nacional, com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), atende rigorosamente ao receituário neoliberal e as orientações dos organismos multilaterais para a educação no Brasil.El artículo busca rescatar y discutir la trayectoria histórica de la política de Asistencia Estudiantil (AE) que tiene como objetivo promover el acceso y la permanencia de los jóvenes de las clases bajas a la universidad. Como una política pública insertada en el contexto del capitalismo, la Asistencia Estudiantil se forja en medio de contradicciones, por un lado, cumple parcialmente con las demandas de la clase trabajadora, por otro, presenta aspectos minimalistas característicos de las políticas centrales. Concluye señalando que AE, a nivel nacional, con el Programa Nacional de Asistencia al Estudiante (PNAES), cumple estrictamente con la prescripción neoliberal y las directrices de las organizaciones multilaterales para la educación en Brasil.The article seeks to discuss the historical trajectory of the Student Assistance (AE) policy that aims to promote access and permanence of young people from the lower classes to the university. As a public policy inserted in the context of capitalism, Student Assistance is forged amid contradictions, on the one hand it partially meets the demands of the working class, on the other, it presents minimalist aspects characteristic of focal policies. He concludes by pointing out that AE, at the national level, with the National Student Assistance Program (PNAES), strictly complies with the neoliberal prescription and the guidelines of multilateral organizations for education in Brazil.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1347510.20952/revtee.v13i32.13475Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475/11108https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475/11109Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marília do Amparo AlvesPires, Ennia Débora Passos BragaSilva, Soane Santos 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13475Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
title Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
spellingShingle Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
Gomes, Marília do Amparo Alves
Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional.
Gomes, Marília do Amparo Alves
Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional.
title_short Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
title_full Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
title_fullStr Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
title_full_unstemmed Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
title_sort Contradições do ideário neoliberal na política de assistência estudantil: do nascedouro aos dias atuais
author Gomes, Marília do Amparo Alves
author_facet Gomes, Marília do Amparo Alves
Gomes, Marília do Amparo Alves
Pires, Ennia Débora Passos Braga
Silva, Soane Santos
Pires, Ennia Débora Passos Braga
Silva, Soane Santos
author_role author
author2 Pires, Ennia Débora Passos Braga
Silva, Soane Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marília do Amparo Alves
Pires, Ennia Débora Passos Braga
Silva, Soane Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional.
topic Assistência Estudantil. Ensino Superior. Política Educacional.
description Ou artigo cherche à sauver et à discuter du costume historique de la politique d'Assistência Estudantil (AE) qui craint comme objectif final de promouvoir ou d'accéder à la permanence des jeunes des classes populaires de l'université. En tant que politique publique insérée dans le contexte du capitalisme, de l'aide aux étudiants et forgée en contradiction, d'une part répond partiellement aux exigences de la classe ouvrière, d'autre part, elle présente des aspects minimalistes caractéristiques des politiques focales. J'ai conclu en notant que l'AE, au niveau national, en tant que Programme national d'aide aux étudiants (PNAES), veille strictement à la rééducation néolibérale et à l'orientation de deux organisations multilatérales pour l'éducation au Brésil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475
10.20952/revtee.v13i32.13475
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13475
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475/11108
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13475/11109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-24
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1822181571315105792
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13475